Código Universal Mercado Livre

Código Universal Mercado Livre

A maior parte dos produtos possui um código universal Mercado Livre. Usá-lo pode fazer uma diferença enorme para o comerciante. Uma diferença que não ficou despercebido por nós da Quero Telefone.

Por isso, a necessidade de se usá-lo é apresentada ao comerciantes pelo telefone Mercado Livre, pelo telefone Mercado Pago e nas próprias páginas da empresa. Isso, também é vantajoso para a empresa.

Isso pois o uso do código fornece descrições mais detalhadas. O que aumenta a credibilidade do site, como um todo.

Porém, essas descrições também servem aos consumidores. Isso pois dá, a eles, a certeza do produto que estão adquirindo.

Esse tipo de código só não é encontrado em produtos que passam por um processo de manufatura mais artesanal. Ou seja, na maior parte dos itens comercializados, ele está presente.

Por isso, o uso desses códigos, também, aumenta a reputação do vendedor. Assim, contas com reputação baixa, por conta da falta do uso desse código, tendem a buscar maneiras de como excluir conta no Mercado Livre.

E é do correto uso do código universal Mercado Livre que trataremos hoje. Mas não será o único assunto falado nesse artigo.

Contaremos, também, da própria empresa. Isso pois seu tamanho, total, não é conhecido pela maior parte das pessoas. Fique com a gente e tenha uma boa leitura.

O Que É o Mercado Livre?

Antes de falarmos do código universal Mercado Livre, convém explicar sobre a própria empresa. Isso pois sua natureza real nos passa, muitas vezes, despercebida.

Primeiramente, precisamos dizer que o Mercado Livre não é uma empresa de varejo online. Apesar de seu objetivo original era ser referência no varejo digital, na América Latina (como o eBay o é nos EUA), ele é muito mais do que isso.

A sua primeira atividade é ser uma empresa fornecedora de tecnologia. Tecnologia essa voltada, de fato ao varejo online, viabilizando operações de compra, venda, aluguel, pagamentos, anúncios e logística.

A empresa surgiu, ainda, na década de 90, quando a internet estava se popularizando no Brasil. Porém, ela surgiu na Argentina, país de origem de parte de seus sócios.

Porém, logo, chegou, também, ao Brasil, onde residia a outra parte de seus sócios. E foi aqui que se popularizou, em razão de possuirmos um mercado consumidor muito maior.

Mas, para além desses dois países. Atualmente, o Mercado Livre está presente em 19 países, espalhados pela América do Sul, Central, Caribe e, também, o México. Ou seja, atingiu o seu primeiro objetivo.

E isso se reflete em seus números. São mais de 100 milhões de usuários, atualmente. E, segundo a sua última divulgação, em 2020, a empresa conta com mais de 15,5 mil colaboradores.

Empresas do Mercado Livre

Atualmente, o Mercado Livre se mostra como um enorme grupo empresarial. Cuja maior marca é a própria plataforma de varejo online.

Além disso, desde 2013, a empresa mantém o Mercado Pago. Essa surgiu como uma forma de facilitar as transações no site. Porém, hoje, é uma plataforma de carteira digital, bastante divulgada.

Nesse mesmo ano, a empresa passa a investir, pesado, em logística. E, como uma alternativa às transportadoras tradicionais, inaugurou a Mercado Livre Envios. No ano de 2020, com sua própria frota aérea, é inaugurada a Meli Air.

Código Universal Mercado Livre

Você tem o seu documento de identidade. Provavelmente, mais de um (RG, CPF, CNH…). Eles servem para identificar você, de forma única, perante outras pessoas. Já que seu nome pode se repetir com outra pessoa.

Com os produtos do Mercado Livre, isso também acontece. Produtos, mesmo com o mesmo nome, possuem um número único de identificação.

E isso ajuda a todas as partes envolvidas. Isso ajudará você, seus compradores e a própria plataforma a entender, melhor, o que você está vendendo.

O código universal Mercado Livre exibe informações que não aparecem no seu anúncio. Assim, ele não fica poluído. Mas, mesmo assim, se mostra completo.

Vamos tomar por exemplo, uma loja de celulares. Sabendo a marca e o modelo, saberemos muitas informações sobre ele. Porém, com o código, é possível extrair todos os dados do aparelho.

Isso também se mostra como vantajoso para o comerciante. Isso porque, ao fornecer o código universal ao Mercado Livre, boa parte dos dados são preenchidos automaticamente.

Como Eu Posso Reconhecer o Código Universal Em Um Produto?

O adesivo, com o código universal do seu produto está afixado em lugar visível. Mas que, geralmente, não interfira, esteticamente, nele. Assim, a maior parte dos fabricantes prefere colocá-lo na parte de baixo ou de trás do produto.

Algumas características são comuns a qualquer código. Primeiramente, ele é formado, apenas, por números. Além disso, ele terá, no mínimo, 8 dígitos e, no máximo, 14 algarismos.

Por se tratar de um código universal, ele pode pertencer e ser lido a diversos sistemas (ISBN, UPC ou EAN). Isso dependerá do tipo de produto que está sendo vendido. Mesmo assim, um código nunca será igual a outro. Seja do mesmo ou de outro sistema.

O código universal, geralmente, está junto ao código de barras. Mas pode ser verificado em outros lugares, também. Como, por exemplo, no manual do produto.

Aliás, é sempre bom verificar a informação do fabricante. Ou, então, baixar um leitor de código de barras no seu celular. Assim, saberá se trata-se de um código ISBN, JAN, EAN, GTIN, UPC ou de outro tipo.

É importante ter esses códigos no anúncio. Isso pois os anúncios com mais informações técnicas possuem uma exposição muito maior. Por isso, comerciantes tendem a prestar muita atenção no código universal Mercado Livre.

O Que Um Comerciante Pode Fazer Caso o Seu Produto Não Possua o Código Universal Mercado Livre?

Nesses casos, a melhor solução é entrar em contato com o fabricante do item. Ou, então com o distribuidor dele. Eles podem lhe fornecer o código. Ou, ao menos, um caminho para obtê-lo.

Ainda assim, é possível que o seu produto não tenha um código universal. Nessas situações, você pode indicar que esse código não se a plica ao item, usando N/A, na ficha dele. Ou, simplesmente, deixar o campo em branco.

Porém, nesses casos, terá de preencher as informações manualmente. Lembre-se de que uma descrição mais completa terá maiores chances de aparecer na busca.

O Que Acontece No Caso de Kits ou de Combos?

Existem os casos onde mais de um produto compõe a oferta. Quando isso ocorre, é preciso que tanto o comerciante quanto o comprador tenham bastante atenção ao código.

Isso porque é recomendável que se coloque o código do produto principal do kit. Isso pois é ele que motivará a busca que levou à oferta. E, também, especificar os códigos secundários ou outras características na descrição.

Por outro lado, se os kits apresentam variações de um mesmo produto, é recomendável que sejam criados novos anúncios. Isso facilitará tanto para clientes quanto para comerciantes.

O uso do código universal Mercado Livre é uma ferramenta de comunicação, muitas vezes, mais eficiente que a descrição técnica. Isso pois todas as partes envolvidas sabem, exatamente, com qual produto estão lidando.

Por isso, para que ambas as partes consigam extrair o máximo de um anúncio, é interessante que esse código seja preenchido pelo vendedor. O que, além de lhe poupar um bom tempo pode, em um curto prazo, significar maior faturamento.