Como Anunciar no Mercado Livre?

Como Anunciar no Mercado Livre

Saber como anunciar no Mercado Livre é uma habilidade que todos os vendedores querem dominar. E é, exatamente, essa habilidade que ensinaremos, hoje, no Quero Telefone.

Essa informação pode ser consultada, também, através do telefone Mercado Livre. E, possivelmente, através do telefone Mercado Pago. Mas esses não são os melhores canais para isso.

É melhor recorrer ao site da plataforma. Ou, então, para um guia especializado, Como o que preparamos para você. Continue lendo para saber mais.

O Que É o Mercado Livre?

Antes de falarmos sobre como anunciar no Mercado livre, é interessantes explicar um pouco mais sobre a plataforma. Primeiramente, precisamos dizer que não se trata, apenas, de uma plataforma de compra e venda.

O Mercado livre é uma empresa de tecnologia, voltada para o varejo. Permitindo, assim, operações de compra, venda, aluguel, anúncios, pagamento e logística.

Sob o nome de Mercado Libre, a empresa nasceu na Argentina. Mas, logo, também, abriu sede no Brasil. Aqui, seu crescimento tonou-se exponencial. E, pode, então alcançar seu objetivo de ser líder do varejo eletrônico na América Latina.

Atualmente, a empresa se encontra em 19 países, pelo continente. E conta com mais de 170 milhões de usuários. E, aproximadamente, 15,5 mil colaboradores.

Além disso, diversificou suas atividades. Criando, em 2013, o Mercado Pago e o Mercado Livre Envios. E, em 2020, a Meli Air, com sua própria frota de aviões.

Como Anunciar no Mercado Livre?

É possível fazer isso de diversas maneiras. Como anunciar no Mercado livre vai depender do tipo de produto que você quer vender e de suas estratégias de marketing. Além do seu público-alvo.

No entanto, independentemente do que você vai anunciar, existem diretrizes básicas a serem seguidas. E esse passo a passo consiste em:

Entrar na Plataforma

Pode parecer bem óbvio. Mas, para anunciar no Mercado Livre, você precisa ter uma conta na plataforma. Só assim, você pode vender e receber por isso. Além de poder construir uma reputação dentro do site.

Se você já criou a sua conta (que é um processo bastante rápido), faço o login no site. A opção de vender um produto já se encontra na página inicial. Clique no botão.

Escolha O Que Deseja Anunciar

Na verdade, essa é uma decisão que precisa ser tomada, ainda na fase de planejamento. Mas, uma vez que você clique em vender, precisa selecionar, entre os seu produtos, qual será o anunciado da vez.

Primeiramente, escolha a qual categoria ele pertence. Produtos, Serviços, Imóveis ou Veículos. O caso mais comum é o de anúncio de produtos. E é o que vamos tratar hoje.

Dê Um Título Para o Anúncio

Um bom título, no Mercado Livre, segue uma estrutura bastante simples. Produto, seguido da marca e do modelo. Assim, fica mais fácil para o seu comprador te encontrar. É possível acrescentar algumas especificações nessa parte também.

O importante, aqui, é que o título seja preciso, em relação ao produto. Assim, dentre os milhões de itens anunciados, o seu poderá ser encontrado com maior facilidade. E isso é bom tanto para você quanto para os seus consumidores.

Qual É a Categoria do Seu Produto?

Esse é outro filtro destinado a você ser mais facilmente encontrado. Afinal, muitas vezes, a busca do seu comprador não é tão específica. Logo, são necessárias outras formas de ser visto.

O próprio Mercado livre sugere algumas categorias, a depender do produto que você vai anunciar. Nessas horas, é sempre interessante que você a considere, podendo aceitá-la ou não. Nesse casso, escolha outra, mais adequada.

Aqui, cabe uma dica. Muitas vezes, ficamos em dúvida sobre qual categoria nosso produto se encontra. Logo, vale a pena ver o que a sua concorrência está fazendo.

Defina a Forma do Seu Anúncio

Como dissemos, existem muitas maneiras de como anunciar no Mercado Livre. E é nesse ponto em que você define como o seu produto será exibido.

A primeira maneira é anunciar o seu produto no catálogo. Assim, ele terá uma maior visibilidade.

Também é possível que você publique ele na visualização geral. As duas maneiras estão corretas. Porém, a visualização geral não tem tanto apelo quanto o catálogo, para os compradores.

Sendo assim, é recomendável que você publique no catálogo. Se tiver essa possibilidade, é claro.

Porém, você não deve se preocupar, caso não exista essa opção, quando for montar o seu anúncio. Isso pois essa opção é fornecida a todos os produtos de uma mesma categoria.

Ou seja, caso o seu produto não apareça no catálogo, os produtos dos concorrentes, também, não irão aparecer. Dessa maneira, a concorrência fica mais justa.

Como Anunciar no Mercado Livre – Preencha As Informações

Como já dissemos, quanto mais informações o seu produto tiver, melhor. Tanto para você quanto para os seu potenciais compradores. Assim, as suas chances de converter um anúncio em vendas são maiores.

As informações que precisam constar nesse seção podem variar, de produto para produto. Mas, geralmente, obedecem a algumas regras.

Por exemplo, é sempre interessante que o seu produto apresente fotos. No plural mesmo. Isso pois a maior parte das pessoas é bastante visual na hora de comprar.

Também, é importante informar o estoque do produto. Se não informar, seus produtos não aparecerão entre os primeiros resultados. Além disso, ao informar a quantidade incorretas, você corre o risco de ter de cancelar vendas.

Informe, também, o código universal do produto. Isso permite que o Mercado Livre o identifique com maior facilidade. E acelera a sua publicação.

Também veja se o produto possui variações. Como cor, tamanho ou material. Desde que isso não o transforme em um outro modelo, é claro.

Ficha Técnica do Produto

Esse tipo de informação merece uma seção própria. Isso porque pode ser a diferença entre uma venda e um cancelamento. Especialmente, para compradores que não sejam tão leigos.

Além disso, isso ajuda o próprio Mercado Livre a entender o seu produto. E, assim, colocá-lo entre os primeiros resultados das buscas.

Como Anunciar no Mercado Livre – Diga o Preço

Todo produto tem um preço. E, dentro da plataforma, você pode informar o preço que você quiser. Mesmo assim, o Mercado Livre, também, lhe ajuda a calcular os custos e, assim, o seu preço final.

Se o seu produto possui variações ou acréscimos, que podem alterar o valor final, convém criar mais de um anúncio. Para cada uma dessas variações.

Qual Será o Tipo de Anúncio?

Existem, basicamente, três categorias. Grátis, Clássico e Platinum. Nos dois últimos casos, você só paga quando fizer a venda.

A maior diferença é o tipo de exposição do anúncio. Além disso, a categoria Platinum oferece parcelamento ao clientes.

Escolha a Forma de Envio

Existem diversas formas de envio. Mas, de forma resumida, você pode contar com a estrutura logística da plataforma, como o centro de distribuição Mercado Livre, ou fazer o envio por conta própria.

Adicione Mais Algumas Informações

Alguns tópicos podem, ou não, entrar nessa categoria de como anunciar no Mercado Livre. Cabe a você decidir por colocá-las ou não.

Aqui, você coloca se o produto tem garantia ou não. E a mesma coisa vale para a Nota Fiscal. Também se podem adicionar informações que faltaram antes. E, até, um vídeo mostrando como o produto funciona.

Como Anunciar no Mercado Livre – Finalize o Anúncio

Pronto. Agora, é só clicar em Anunciar. E, caso precise fazer alguma correção, é só clicar em Revisar Anúncio.

Saber como anunciar no Mercado livre é uma habilidade fundamental. O anúncio correto pode alavancar a sua empresa. Enquanto um anúncio mal feito, pode atrasar, em muito, as suas vendas.