Como consultar o INSS pelo CPF?

Como consultar o INSS pelo CPF

Como consultar o INSS pelo CPF – Depois que você tem a garantia de ser um segurado do INSS, irá ser identificado através de um código. Este número irá ser enviado juntamente ao cartão de concessão, sendo que esse código é muito importante e você deve guarda-lo para saber o número do seu benefício.

Veja como consultar o INSS pelo CPF

Se no caso de você perder esse número, a consulta pode ser realizada do seu benefício INSS pode ser consultada pelo seu CPF. No decorrer deste artigo iremos te explicar melhor como que isso funciona na prática.

Três principais medidas para consultar o seu INSS pelo CPF:

Cada um desses passos vai ser esclarecido nos tópicos abaixo.

Entrar no Meu INSS para solicitar o seu benefício

O Portal do Meu INSS contém muitos serviços para atender as necessidades da população. São serviços gratuitos para os aposentados, pensionistas e para os que ainda não são segurados, mas estão fazendo suas contribuições, como microempreendedores.

Através do Meu INSS, seja no aplicativo ou na versão Desktop, é possível conferir informações previdenciárias, realizar agendamentos e solicitações.

Se deseja fazer a solicitação de um benefício, o segurado precisa fazer login por meio de uma conta que lhe dará acesso único a todos os serviços do Governo, através do seu CPF. Porém é preciso preencher corretamente todas as suas informações cadastrais para garantir o que se trata da sua vida pessoal e profissional.

Lembrando que se tiver mais de um benefício ao mesmo CPF, o processo para a consulta não altera em nada.

Solicitar Atendimento pelo 135

O Telefone INSS 135 é a Central de Atendimento Telefônica Oficial do órgão previdenciário. Quando você fizer uma ligação para este número, precisa informar o seu CPF para e confirmar todas as suas informações cadastrais.

Outro detalhe importante para se ter em conta é que as ligações que sejam feitas através de telefones públicos ou fixos, não terão custo de ligação, ao contrário das que sejam feitas através de um celular, onde haverá cobranças. O atendimento é de segunda a sábado, das 07h às 22h, com alterações nos horários apenas em feriados.

Site do INSS

Se deseja atendimento dentro do site do INSS, selecione pela opção que está a esquerda na página, em “Consulta de situação de benefício”. Selecione o botão ‘’acompanhar pedido” e logo em seguida você será redirecionado a página do Meu INSS.

O principal objetivo do Meu INSS é levar praticidade e facilitar a vida das pessoas que desejam requisitar um benefício ou acompanhar a distância a solicitação de um benefício.

Consulta de um benefício do INSS através do aplicativo

Depois de fazer a sua conta no sistema do Meu INSS, juntamente ao seu CPF. Confira aqui o passo a passo para entrar no aplicativo:

  • Entre no INSS;
  • Insira o seu CPF e selecione por “Avançar”;
  • Insira a sua senha e depois em “Entrar”;
  • Autorize o uso de seus dados e posteriormente em “Autorizar”;

No caso de quem já está recebendo um benefício, pode consultar os pagamentos em “Extrato de pagamentos”.

Sempre evite golpes

Sempre fique atento e proteja os seus dados, ainda mais quando você já está recebendo um benefício. Existem muitas pessoas que podem tomar as suas informações de forma indevida, te prejudicando muitas vezes sem que você tenha conhecimento prévio.

Como o nosso intuito aqui é te prevenir e informar, confira aqui algumas dicas:

  • Não existe nenhum outro site ou telefone de contato que te informe o seu número de benefício. Tome cuidado e não saia divulgando os seus dados a ninguém que não seja da sua confiança;
  • Desconfie sempre quando recebe chamadas que te oferecem empréstimos ou seguros consignados;
  • O site do INSS pertence ao Governo Federal, que termina em gov.br, dessa forma você jamais deve inserir seu CPF em aplicativos ou sites que não tenham essas terminações.

O que fazer se eu não tiver o número do NIS?

Todas as pessoas que estão regulamentadas em algum programa do Governo Federal, devem ter o seu número do NIS juntamente a Caixa Econômica Federal. Esta vai ser responsável por emitir o seu Número de Inscrição Social, o NIS.

Porém no caso de não ter ou se esquecer do número do NIS, a consulta deste benefício poderá ser feita através de seu CPF, sem maiores problemas.

O que fazer se eu não tenho o número do benefício INSS?

O número do benefício pode ser utilizado para consultar a situação que se encontra o seu benefício, como se continua ativo ou inativo. Chamado de NB, o código de benefício se trata de uma identificação visual dos segurados da Previdência Social.

No caso de perder ou se esquecer o número de seu benefício do INSS, você poderá consultar os seus benefícios através do seu CPF. Não será necessário fazer novamente um longo cadastro e nem mesmo uma nova criação de senha para os serviços que você já utiliza.

O que é o INSS?

INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social, é um órgão que pertence ao Ministério da Previdência Oficial, diretamente ligado ao Governo Federal. Este órgão é responsável por fazer os pagamentos de aposentadorias, pensões e benefícios trabalhistas aos que são contribuintes para a Previdência.

Todo trabalhador que está inscrito no INSS, fica assegurado de receber benefícios de no mínimo 1 salário mínimo vigente, no caso de se retirar do trabalho ou ficar impossibilitado de fazer as suas atividades.

O Meu INSS se trata da plataforma digital desse órgão, onde é possível solicitar e consultar pedidos sem nenhum custo. Confira estes na lista abaixo:

  • Aposentadoria por idade
  • Salário-maternidade
  • Simulação de tempo de contribuição
  • Agendamentos e consultas de pedidos
  • Alterar dados básicos de contato
  • Extrato de pagamento de benefício
  • Extrato de imposto de renda
  • Extrato de empréstimo
  • Extrato CNIS
  • Carta de Concessão de Benefício
  • Agendamento de perícia médica
  • Declaração de benefício
  • Consultar a revisão do artigo 29
  • Declaração de Regularidade de Contribuinte Individual