Como Enviar Mensagem Para Receita Federal?

Como Enviar Mensagem Para Receita Federal

Depois de saber como consultar o Imposto de Renda pelo CPF, você, provavelmente, deve ter tido as suas dúvidas, sobre aquele assunto, sanadas. No entanto, novas podem surgir e você precisa de uma forma de como enviar mensagem para a Receita Federal.

Por vezes, podemos recorrer ao telefone Receita Federal, para resolver nossos problemas. Mas, muitas vezes, precisamos consultar essas informações, de uma maneira mais prática, posteriormente. E o telefone, nem sempre, é a melhor opção.

Apesar de termos a opção de anotar as informações, ela não é a mais prática. Fora que falar ao telefone é uma atividade que demanda bastante atenção. Uma atenção que, algumas vezes, não é possível darmos, dada a nossa rotina corrida.

Assim, vale a pena conhecer outros canais de comunicação entre a Receita e o contribuinte. E esses são os mais diversos possíveis.

Afinal, esse é um dos órgãos mais antigos do Brasil. E é, especificamente, dele que falaremos nesse artigo.

Contaremos um pouco da história recente da Receita Federal, além de uma rápida passada por sua estrutura e seu funcionamento.

Isso sem deixar de falar do mais importante, agora, para nós. Como enviar mensagem para a Receita Federal? Fique conosco para saber mais e uma boa leitura.

O Que É a Receita Federal?

Essa é uma pergunta um pouco mais complexa do que se pensa. Primeiramente, vamos para o seu nome. Ele é Secretaria Especial da Receita Federal. Ou seja, ela faz parte de um órgão muito maior. Um Ministério, no caso.

Atualmente, quem cumpre esse papel é o Ministério da Economia, criado em janeiro de 2019. porém, por muito tempo, essa função foi desempenhada pelo Ministério da Fazenda, que durou de 1808 até 2019.

Assim, o novo Ministério foi criado a partir da extinção de 4 mais antigos. Além do da Fazenda, estamos falado do Trabalho; Indústria, Comércio Exterior e Serviços; e Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Essas mudanças nos mostram que a estrutura dos Ministério não é fixa ou segurada por lei. Visto que eles podem ser criados, extintos e recriados por cada governo.

O próprio Ministério do Trabalho é um exemplo. Se transformou em um secretaria, dentro da Economia e pode voltar a ser um Ministério em breve.

Na verdade, com essa mudança, muitos Ministério foram reduzidos a órgãos menores, dentro da Economia. Esse não foi o caso da Fazenda, que manteve a sua estrutura quase intacta. E isso inclui a secretaria da Receita Federal.

Como ela (e outros órgãos da Fazenda) eram bastante próximos do contribuinte, mantiveram a maior parte de seus poderes e servidores. E, também, de suas atribuições.

E Quais São As Atribuições da Receita Federal?

Essa é uma pergunta com uma resposta que vai muito além do que a maior parte das pessoas imagina. Isso porque o papel da própria Receita Federal é muito maior do que a maioria pensa.

Além de coletar e administrar impostos, em nível federal, a secretaria previne a fraude nos tributos. Essa fraudes podem se dar tanto na forma de simples não pagamento quanto na de sonegação fiscal.

No caso do não pagamento, esse representa uma infração tida como menor. E essa pode ser resolvida com o simples pagamento da dívida. Acrescida, logicamente, de multa e juros.

Por outro lado, a sonegação se trata da não declaração dos impostos a serem recolhidos. Esse, mesmo que não haja má-fé, se trata de um crime federal mais grave.

Outro crime que a Receita Federal combate é a pirataria. Isso porque ela versa sobre todas as relações comerciais e financeiras que ocorrem no Brasil. Mesmo que de forma mais ou menos direta, algumas vezes.

Ainda nessa seara, existe o combate ao contrabando. Esse crime ocorre quando uma mercadoria, não permitida, é importada para o Brasil. Ou exportada sem a sua autorização.

O contrabando é semelhante ao descaminho.

Mas esse último é muito mais leve. Essa infração ocorre quando uma mercadoria é permitida. Mas os impostos referentes a ela não são pagos. Mesmo que seja, apenas, uma parte.

Por fim, a Receita Federal atua, muitas vezes, junto com a Polícia Federal, no combate ao tráfico. Seja ele de armas, de drogas ou, até mesmo, de animais e biodiversidade.

Esse último pode parecer mais raro. Mas, na verdade, é, exatamente, o oposto. Isso se dá por conta da enorme variedade de nossas fauna e flora.

Como Enviar Mensagem Para a Receita Federal – Para Que Servem os Impostos?

Talvez essa seja até a sua dúvida quando procurou saber como enviar mensagem para Receita Federal. E, de fato, é a dúvida de muitas pessoas. E sua resposta é um pouco mais complexa do que parece.

Isso pois não existe, até hoje, um consenso de porque os governos tributam o povo. O que existe, na verdade, são duas fortes correntes de pensamento, para explicar o porque disso acontecer comigo e com você.

A corrente de pensamento mais conservadora prega que os impostos se prestam a arcar com as despesas do Estado. O Estado, por sua vez, imprime e confere valor ao dinheiro que circula pela nação.

Por outro lado, a corrente mais progressista diz que o Estado pode suprir suas despesas, simplesmente, imprimindo mais dinheiro, desde que essa taxa fique acima da inflação. Nesse caso, os impostos não serviriam ao seu sustento.

Assim, os impostos serviriam, simplesmente, para retirar dinheiro de circulação. Dessa maneira, o resto do dinheiro passaria a valer mais, visto que se tornaria mais raro do que era antes.

Existe um limite, logicamente, para essas operações. Como, por exemplo, a relação que um país tem com outros. E, também, o seu nível de industrialização.

De fato, essa parece uma discussão longe de terminar. Assim como o destino do dinheiro público e as taxas que incindem sobre diversos bens e serviços.

Isso é mais uma prova da dinamicidade de nossa economia. Visto que ela envolve diferentes gerações e grupos de interesse.

Como Enviar Mensagem Para Receita Federal

Finalmente, vamos responder à pergunta principal do texto. Ou seja, como enviar mensagem para Receita Federal? A resposta vai depender de vários fatores.

Isso pois uma mensagem pode se apresentar de formas diferente. Existe a possibilidade de você enviar um e-mail, por exemplo.

Esse pode ser enviado a qualquer hora do dia, porém só é respondido dentro do horário comercial. Ele só é recomendado se você não solicitar nenhuma informação relativa a um CPF específico. Incluindo o seu.

Isso porque a Receita não pode garantir que o seu e-mail é, totalmente, seguro. Apenas, garantir que ela vai enviar o e-mail com segurança. Logo, informações sensíveis não são enviadas por e-mail.

Outra forma de atendimento é, através do chat da Receita Federal. Esse se mostra como mais seguro. Isso porque ele ocorre, inteiramente, dentro do site do órgão. Logo, ele é monitora e criptografado.E pode ser solicitado, posteriormente, e usado com documento.

Dessa maneira, você pode solicitar qualquer tipo de informação. Isso pois precisa fazer um login, usando seu CPF. O chat funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 8 h até as 20 h.

Por fim, existe o atendimento via WhatsApp. No entanto, esse varia de cidade para cidade, visto que cada número possui, apenas um atendente. Por isso, não está presente em cidades maiores, na maior parte das vezes.

Também, não existe um número único para o WhatsApp, visto que ele varia de praça a praça. Consulte o site do seu município para saber se o serviço está disponível.