Como Evitar Golpe no Mercado Livre?

Como Evitar Golpe no Mercado Livre

5 dicas de como evitar golpe no Mercado Livre

Saber como evitar golpe no Mercado Livre é uma habilidade que tanto compradores quanto vendedores devem dominar. Por isso que o Quero Telefone lhe mostrará 5 dicas de como fazê-lo.

Mas todas essas dicas circulam um ponto central. Manter o Mercado Livre a par das negociações. Seja através da central de atendimento Mercado Pago, do SAC Mercado Livre, do chat ou qualquer outro canal.

O importante é que você utilize, preferencialmente, as ferramentas do próprio Mercado Livre, para intermediar a transação. Como, por exemplo, o aplicativo do Mercado Livre.

Portanto, se atente às dicas que lhe passaremos hoje. E, sempre desconfie de comportamentos estranhos da outra pessoa. Boa leitura.

O Que É o Mercado Livre?

Antes de falarmos de como você pode evitar cair em golpes no Mercado livre, vamos falar da empresa em si. Isso pois o Mercado Livre é bem maior do que podemos perceber em um primeiro momento.

Isso pois ele não é somente uma empresa de varejo digital. É uma fornecedora de tecnologia para viabilizar e fomentar o varejo online. Isso inclui operações de compra, venda, anúncios, pagamentos, aluguéis e logística.

A empresa, no entanto, surgiu com o objetivo de tornar-se uma referência no varejo online, na América Latina. Isso muito inspirado no eBay, que tornou-se um gigante, no setor, nos Estados Unidos.

Como parte de seus sócios é argentina, o país foi o lar da primeira sede da empresa. A segunda foi no Brasil, onde se encontrava a outra parte da estrutura societária.

E foi a partir desse momento que seu faturamento aumentou exponencialmente. Isso deve, tanto pela maior maturidade da empresa, quanto por estar entrando em um mercado consumidor maior.

Ao longo de sua história, a empresa, sempre, esteve em crescimento. Adquirindo, no caminho, inclusive concorrentes, como a Arremate.com.

Atualmente, está presente em 19 países. Dessa forma, alcançou o seu objetivo e tornou-se um titã na América Latina.

Também acabou gerando empresas dentro de si. Uma delas é o Mercado Pago, o braço de pagamentos e carteira digital. Bastante ligado à maquininha do Mercado Livre.

Outra empresa que merece destaque é o Mercado Livre Envios. O braço de logística da empresa chegou, em 2020, até mesmo a comprar sua própria frota de aviões, a Meli Air.

Como Evitar Golpe no Mercado Livre?

Infelizmente, em qualquer processo que o dinheiro esteja envolvido, é possível sofrer um golpe. E o Mercado Livre não é exceção. No entanto, é possível evitá-los.

Isso, contudo, não quer dizer que a plataforma não seja uma opção válida para comprar e vender. Na verdade, comparada com seus concorrentes, ela se mostra a melhor. E a razão para que existem golpes no Mercado Livre é a grande quantidade de operações.

Assim, dentre os milhões de usuários do Mercado Livre, um ou outro pode estar mal-intencionado. Mas esses são fáceis de serem percebidos. Tanto para quem compra quanto para quem vende. Veja as dicas abaixo.

Avalie Como a Outra Pessoa se Comporta

Isso vale tanto para compradores quanto para vendedores. Afinal, quem está pensando em aplicar um golpe se comporta de maneira um pouco diferente.

E isso inclui olhar a reputação da pessoa junto à plataforma. Apesar de ela ser mais associada aos vendedores, consumidores, também, podem (e são) avaliados.

Assim, caso a reputação seja baixa ou as negociações fujam muito do normal, bloqueie a pessoa e evite maiores problemas. Isso inclui, por exemplo, uma pressa em se fechar o negócio. O que pode esconder um medo de ser descoberto.

Outro ponto a se observar são as solicitações fora do comum. Da parte do vendedor, ele pode solicitar que você pague sem usar o Mercado Pago, por exemplo. Isso retira uma camada de segurança da transação.

Por parte do Comprador, esse pode solicitar o envio antes do pagamento. Ou deixar endereço e telefone em branco. De qualquer maneira, fique atento a esses sinais.

A Atenção Deve Continuar no Momento do Envio

Existem muitas maneiras de fazer o seu produto chegar ao comprador. De longe, a mais prática e rastreável é o Mercado Livre Envios.

No entanto, usar o atendimento dos Correios é uma ótima opção também, Isso pois, por diversas vezes, o próprio Mercado Livre o usa. Qualquer um desses meios fornece, a você, um código de rastreio.

Pedir um Aviso de Recebimento (o popular AR) também funciona como uma garantia. Para ambas as partes.

Isso pois atua como comprovante de que o produto chegou, dentro das condições esperadas. Ou, caso não esteja de acordo, que foi entregue e possa ser devolvido ou estornado.

Caso o modelo de entrega seja o presencial, outros cuidados precisam ser tomados. E isso inclui a nota fiscal e o comprovante de entrega. Além de marcar a entrega em um lugar público e seguro.

Além disso, a conferência dos dados do cliente devem ser feitas com antecedência. Caso exista uma discrepância, contate a plataforma e não arrisque-se.

Conheça o Programa de Proteção ao Vendedor

Esse é exclusivo para os vendedores, como o nome diz. Mais precisamente, para aqueles que trabalham, apenas, com produtos físicos e aceitam pagamento via Mercado Pago.

Se você vendeu algum produto assim e tem o comprovante da entrega, pode ser coberto pelo programa. Uma de suas vantagens é enviar o comprovante, caso haja uma contestação por parte do comprador.

Os termos em que esse comprovante é solicitado, dependem do meio de envio. Mas, se ele foi realizado através da logística do Mercado Livre, você não precisará se preocupar com nada.

Por isso é tão importante emitir os comprovantes de entrega. E, também, checar e guardar toda a documentação referente à venda.

Faça Uso do Chat do Mercado Livre

Se você tem uma ferramenta tão útil (e gratuita) nada mais natural que utilizá-la. Na verdade, essa é uma das melhores maneiras de como evitar golpe no Mercado Livre.

Isso pois muitos fraudadores utilizam e-mail falso e confirmações fraudulentas de envio ou de pagamento para enganar a outra parte. O que é muito mais fácil quando não existe uma verificação dessas informações.

Essa verificação é fornecida pelo Mercado Livre. Utilizando-se, inclusive, do chat. Por isso, é sempre interessante ter todos os aspectos da transação intermediados pela plataforma. Incluindo as negociações via chat.

No entanto, qui, recomendamos, também, que se mantenha a calma e a educação. Mesmo quando se sentir (ou for) lesado. Assim, caso precise recorrer a alguém, terá mais argumentos.

O Golpe da Pedra

Esse é comum. Apesar de parecer brincadeira, ele, de fato, ocorrer com uma certa frequência.

Isso acontece quando uma caixa de um produto de alto valor, como videogames ou smartphones, vem recheada com pedras ou outros objetos pesados, para simular o peso real do produto.

Por parte dos vendedores, isso ocorre para embolsar o dinheiro e não entregar o produto. Por parte dos compradores, isso vem de uma falsa reclamação de produto com defeito. Assim, a devolução ocorre com a caixa recheada. E a pessoa fica com o dinheiro e o produto.

Esse tipo de atitude pode ocorrer em ambas as partes. Mas a natureza do Mercado Livre a torna difícil. Especialmente, para o lado de um vendedor fraudulento.

No entanto, existem maneiras de se prevenir desse tipo de golpe. A principal é manter todos os seus comprovantes em mãos. E, claro, informar o Mercado Livre sobre quaisquer eventualidades.

Infelizmente, fraudes podem ocorrer em qualquer plataforma. Mas o Mercado Livre possui ferramentas para preveni-las. Ou, caso ocorram, revertê-las.