Como Excluir Conta no Mercado Livre

Como Excluir Conta no Mercado Livre

Pode ser que, por uma razão ou outra, você precise saber como excluir conta no Mercado Livre. Nós do Quero Telefone entendemos que ter esse conhecimento é uma necessidade tão real quanto saber como criar uma conta na plataforma.

Apesar de o telefone Mercado Pago ou telefone Mercado Livre tocar mais para saber como criar ou manter a conta, essa necessidade existe. Seja por conta de alguma mudança na vida financeira ou, apenas, uma suspensão temporária.

Também existe a possibilidade de mudanças na sua própria empresa. Nesses casos, pode ser que uma exclusão e criação de nova conta lhe tragam mais benefícios. Como, por exemplo, a elegibilidade para aproveitar o frete grátis do Mercado Livre.

E é sobre isso que falaremos, hoje, nesse artigo. Mostraremos o passo a passo de como excluir sua conta no Mercado Livre. E, também, o que fazer, caso você se arrependa ou precise reverter o processo.

Além disso, falaremos um pouco sobre o que é e como funciona a empresa. Fique com a gente para saber um pouco mais e uma boa leitura.

O Que É o Mercado Livre?

Antes de explicarmos como excluir sua conta no Mercado Livre, conversaremos sobre a própria empresa de varejo. E a primeira coisa que devemos falar é que ela não é, apenas uma empresa de varejo.

Ela se vende como uma empresa fornecedora de tecnologia. Voltada para a viabilização e fomento do varejo eletrônico.

Por esse ser o seu campo de atuação, ela surgiu como o objetivo de ser uma referência no comércio eletrônico na América latina. Da mesma forma que o eBay o é nos EUA.

Sua primeira sede fica na Argentina, visto que parte de sua estrutura societária é de lá. A outra parte é brasileira, onde, logo, foi erguida outra sede.

E, em razão de ser um mercado consumidor maior, logo depois, a empresa já cresceu bastante. E, além de Brasil e Argentina, o Mercado Livre se encontra em mais 17 países. Assim, cumpriu seu objetivo de ser um titã regional do comércio eletrônico.

E não parou por aí. Em 2013, outras empresas surgiram sob a plataforma. O Mercado Pago e o Mercado Livre Envios. Esse, inclusive, em 2020, inaugurou sua própria frota de aviões, a Meli Air.

Como Excluir Conta no Mercado Livre?

Para ter como excluir sua conta no Mercado Livre, você precisa seguir alguns passos. Pode ser um pouco trabalhoso, mas é fácil de se fazer.

Para evitar que você exclua a sua conta por engano (ou a conta errada), essa não é uma opção que se encontra muito aparente no Mercado Livre. Além disso, caso você tiver algum assunto não resolvido dentro do Mercado Pago, é preciso resolver isso.

No entanto, a própria carteira digital do grupo lhe mostrará como fazer isso. E nós também, mais para o final.

O primeiro passo para cancelar a sua conta, obviamente, é estar logado no site do Mercado Livre. Portanto, caso você não tenha feito o seu login, antes de iniciar esse procedimento, faça o seu login.

O segundo passo é entrar na opção Contato. Esse está na página inicial, pois dá acesso a diversas opções. Incluindo o cancelamento.

Dentro dessa nova tela que se abrirá, clique em Configurações da minha conta. Bastante atenção nessa parte, visto que, aqui, você só lidará com informações sensíveis.

O próximo passo é clicar em Quero cancelar minha conta. Na tela seguinte, você precisa definir o motivo do seu cancelamento. Esses podem ser o mais diversos, como uma suspensão temporária ou o encerramento de um negócio atrelado à conta, por  exemplo.

Mas ele não influenciará no seu cancelamento. Essa pergunta se presta, apenas, a um controle interno do próprio Mercado Livre.

Outro procedimento bastante protocolar é a sua leitura dos Termos de Cancelamento da sua conta. Leia-os atentamente, selecione a opção Estou de acordo e, em seguida, clique em Aceitar.

E isso finaliza o processo de cancelamento da sua conta. Você receberá uma mensagem confirmando o que você acabou de fazer.

Após o Cancelamento, o Que Conterá Com a Minha Conta do Mercado Pago?

Algumas pessoas utilizam, apenas, o Mercado Pago, como carteira digital. Sem, nunca, utilizar a plataforma do Mercado Livre. No entanto, ambas as contas estão, intimamente, ligadas.

Assim, quando você tem uma conta no mercado Pago, obrigatoriamente, você terá uma conta no Mercado Livre. Logo, ao excluir a sua conta no Mercado Livre, você a excluirá no Mercado Pago, também.

Mesmo Que Eu Tenha Pendências No Mercado Pago?

É preciso que você resolva as suas pendências no Mercado Pago, antes de encerrar a sua conta. A principal pendência, nesses casos, costuma ser a presença de contas em débito automático.

Outras pendências podem incluir vendas, ainda, não finalizadas ou dinheiro em sua carteira digital. Assim, é necessário que você transfira esse dinheiro e finalize (ou espere que sejam finalizadas) essas vendas. Além de cancelar esses débitos automáticos.

A maior parte dessas pendências, como você viu, são de fácil resolução. E não passarão despercebidas. Isso pois uma mensagem será exibida no ato do seu cancelamento, caso você possua pendências.

Enquanto você as resolve, o seu cancelamento fica em suspenso. E você pode voltar a ele e retomar do ponto onde parou, assim, que resolver o que está em haver.

Como Ficam os Meus Dados Pessoais Nessas Duas Plataformas?

Mesmo quando você compartilha as suas informações com o Mercado Livre ou com o Mercado Pago, elas continuam sendo suas. Logo, as plataformas não os podem manter por tempo indeterminado.

Porém, existem leis de proteção à informação que exigem que elas permaneçam nos bancos de dados por um tempo. No entanto, isso não quer dizer que elas estarão à disposição das plataformas.

Esses dados estarão criptografados. Ou seja, só poderão ser acessados por você. Ou pela Justiça, em caso de investigação. O que é raro. Sendo assim, eles não poderão ser usados ou vendidos pelo Mercado Livre, por exemplo.

No entanto, passado o prazo legal, esses dados não mais constarão nos bancos de dados. Eles serão ou excluídos ou anonimizados. Nesse segundo caso, eles não podem, mais, serem ligados a você, se prestando, apenas, a funções estatísticas.

Isso pode, inclusive ser conferido na própria política de privacidade da empresa, quando você abre a sua conta.

E Se Eu Me Arrepender de Excluir Minha Conta?

Como dissemos, os seus dados estão disponíveis por um período de tempo, após a exclusão. Logo, se tem como excluir sua conta no Mercado Livre, tem como você recuperá-la.

E isso é apresentado de maneira bastante transparente para você. No exato momento em que a sua exclusão é confirmada.

Junto da mensagem de confirmação de cancelamento de conta, você receberá um link. Esse é um link de recuperação de conta e poderá ser utilizado caso você se arrependa ou tenha excluído a conta errada.

Porém, devemos lembrar que esse não é um link permanente. Da mesma maneira que os seus dados não permanecem nos servidores do Mercado Livre para sempre, esse link não estará disponível indefinidamente.

Os prazos para a manutenção dessas informações podem variar. Mas, no Brasil, geralmente, giram de 1 a 5 anos.

Mesmo assim, ele se mostra uma ferramenta importante para que você recupere a sua conta. E, assim, possa a voltar, sem nenhuma restrição, os recursos do Mercado Livre e do Mercado Pago.