Como Falar Com a Receita Federal Por Telefone?

Como entrar em contato com a Receita Federal por telefone

Quer saber como falar com a Receita Federal por telefone? – A Receita Federal é um órgão de vital importância para o Brasil. Na verdade, sem ele, podemos dizer que a economia não funciona. E não apenas a economia estatal, mas a de todo um país.

Por isso que esse órgão está presente na maior parte das nações. Podendo diferir de nome, mas sempre com a mesma função.

Sendo um órgão de tanta importância na vida do brasileiro, é normal que queiramos ou precisemos entrar em contato com ele, cedo ou tarde.

Por isso, conhecer o telefone Receita Federalé de tanta importância. Assim como outros canais de atendimento.

E é sobre isso que falaremos nesse artigo. Explicaremos um pouco mais sobre a função e como o órgão opera.

Além de destacar as principais formas de você entrar em contato com ele. Fique conosco aui no Quero Telefone e boa leitura.

O Que é a Receita Federal?

A Receita Federal também pode ser chamada de Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. E é, exatamente isso.

Ou seja, é uma divisão, dentro de um Ministério maior. Que rege assuntos, em uma esfera federal, norteando todo o país.

A Receita Federal, até 2019, integrava o Ministério da Fazenda, criado em 1808, com a chegada da família real portuguesa ao Brasil.

No entanto, o Ministério foi extinto em 2019 e substituído pelo Ministério da Economia.

As suas funções foram, integralmente absorvidas pelo novo Ministério.

E a estrutura do, antigo Ministério se manteve bastante semelhante. No entanto, não ocorreu, apenas, uma mudança de nome, com a mudança de governo.

O Ministério da Economia foi formado a partir da fusão de 4 Ministérios. O da Fazenda, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o Ministério do Planejamento e o Ministério do Trabalho.

Esses receberam, dentro do Ministério da Economia, o status de Secretaria. Na prática, perderam parte de seus poderes.

No entanto, as Secretarias dentro do Ministério da Fazenda mantiveram grande parte de suas atribuições, responsabilidades e autoridade.

Qual É a Importância da Receita Federal?

Dentre as atribuições da Receita Federal, podemos citar, principalmente, a administração dos impostos recolhidos.

No caso, os impostos federais, visto que os demais ficam nos estados e municípios a que se destinam.

Mas, como dissemos, essa é, apenas, a atribuição principal do órgão. Ele, ainda, detém muitas outras.

A primeira e mais comum é o combate à evasão fiscal. Mais conhecida como sonegação. Isso é quando pessoas ou empresas não declaram os impostos que têm de pagar ao governo.

A sonegação não implica em impostos declarados mas, de alguma maneira, não pagos. Isso configura uma dívida e é configurado como uma infração passível de multa. Sonegação, por outro lado, é um crime federal.

Além disso, a Receita Federal combate o contrabando e o descaminho. O primeiro se caracteriza pela importação ou exportação de alguma mercadoria proibida.

No segundo caso, a mercadoria é permitida. Mas quem comete o crime sonega parte ou todos os impostos devidos.

A receita Federal também se ocupa de combater crimes mais graves. É o caso da pirataria e do tráfico.

Tanto de drogas, quanto de armas ou de animais, que, em um país com tanta diversidade biológica, acontece constantemente.

A Importância de Se Pagar Impostos

A maior parte das pessoas paga impostos porque são obrigadas. Por isso, também, levam esse nome. Não existe maneira de não pagar impostos, se você vive sob um país.

No entanto, eles são vitais para o funcionamento de toda a economia de uma nação. Existem divergências quanto à profundidade dessa importância.

Mas economistas não ignoram, de forma alguma, sua existência.

Os mais conservadores atestam que os impostos mantém o Estado funcionando. E é o Estado que produz e atesta a validade da moeda.

Logo, sem impostos, ninguém poderia atestar o valor do seu dinheiro.

Ao menos, não muito longe da sua cidade, onde surgiriam acordos tácitos sobre algum tipo de moeda. Ou o simples escambo.

Outros economistas expõem que, visto que o Estado produz a moeda, bastaria que ele imprimisse mais dinheiro que a inflação para suprir suas necessidades.

Logo, os impostos não serviriam para sustentar o Estado.

Nessa visão, os impostos servem, exclusivamente, para tirar dinheiro de circulação.

Assim, quanto mais raro for o dinheiro, maior será o seu valor. Dessa maneira, a coleta de impostos serviria como ferramenta de controle da inflação.

De qualquer maneira, as maiores discussões não residem na extinção ou aumento dos impostos de forma geral.

Mas, sim, da maneira como esses são cobrados e o destino a que são dados.

Essas discussões são complexas e envolvem diversos grupos de interesses. Logo, não existe solução fácil ou que agrade, integralmente, toda a população.

Ou, até mesmo, uma solução permanente, visto que as questões de uma geração não são as de outras.

Como Falar Com a Receita Federal Por Telefone?

Como você viu, a quantidade de assuntos com os quais a Receita Federal lida é enorme. Ou seja, ela vai afetar a sua vida, de diversas maneiras, cedo ou tarde.

Logo, Você, em algumas ocasiões, poderá ter de ter, em mãos algumas informações e saber como falar com a Receita federal por telefone. Seja para resolver algum problema. Ou, até, para evitar que problemas aconteçam.

Mas, não se preocupe. Essa é uma ligação gratuita, se feita de um telefone fixo. Então você não precisará se preocupar em ter de pagar para resolver seus problemas.Como a maior parte dos serviços públicos.

Caso você opte por fazer a ligação de um telefone celular, serão cobradas as tarifas locais. Mas, no mais extremo dos casos, são alguns centavos por minuto.

Antes, o telefone para resolver esses problemas era o 0300-789-0300. Mas, desde 11 de abril de 2008, isso mudou. Agora, o contribuinte poderá entrar em contato com a Receita federal, apenas, ligando 146.

Caso você se esqueça e opte por fazer a ligação para o número antigo, uma gravação vai lhe informar da mudança. Assim, você, invariavelmente, acabará no lugar certo.

O serviço é exclusivo para pessoas físicas. Caso você precise entrar em contato por algum problema com a sua empresa, procure o seu contador.

O serviço conta com dezenas de atendentes, trabalhando em dois turnos. Assim, ele fica disponível, de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 20 h. Exceto em feriados.

Caso você precise ligar em outros horários, será redirecionado para o atendimento automático. Esse funciona 24 horas por dia e tende a resolver as situações menos complicadas.

Por Que o Telefone Mudou?

O telefone da Receita Federal mudou, principalmente, porque o novo número é mais fácil de ligar e de memorizar.

Essa, inclusive, é um tendência entre diversos números de interesse do contribuinte.

Além disso, em algumas situações, números com o início 0300 podem sofrer cobranças.

E isso não é interessante para esse tipo de serviço. Além disso, serviços pagos (e particulares) podem fazer uso dele, uma vez que ele seja desocupado.

Quais Outras Formas de Contato Com A Receita Federal?

O telefone da Receita Federal não é a única maneira de entrar em contato com o órgão.

O contribuinte possui, ainda, diversas formas de ter as suas necessidades atendidas.

Existe o atendimento via e-mail. O endereço para esse tipo de atendimento varia de estado para estado e pode ser consultado na página do site.

No entanto, se destina, apenas, para serviços que não exijam sigilo fiscal.

Além disso, existe o atendimento via chat. Esse é separado por tipo de solicitação. E, por isso, assim como o telefônico, tende a ser bastante rápido.

Deixe seu comentário a respeito do tema: como falar com a Receita Federal por telefone.