Como fazer uma reclamação no Mercado Pago?

Como fazer uma reclamação no Mercado Pago?

Como Fazer Reclamação no Mercado Pago – O Mercado Pago é uma plataforma muito utilizada para serviços de compras e vendas online.

Como fez muito sucesso, milhares de pessoas e empresas possuem contas nesse site, tanto para vender quanto para comprar.

Com essa alta demanda de serviço, é normal que ocorram alguns erros em algumas operações de compra e venda.

Para lidar com esse problema, é preciso abrir uma reclamação no Mercado Pago, assim, será possível corrigir o erro e fazer suas compras normalmente.

Ao longo deste texto, aqui no Quero telefone, você saberá como fazer uma reclamação no Mercado Pago.

Reclamar de compra não recebida

Caso você tenha feito uma compra no Mercado Pago e sua mercadoria não tenha chegado, é preciso entrar em contato com o vendedor do produto e exigir a devolução do seu dinheiro.

Caso esse contato não seja possível, entre no site do Mercado Pago e abra uma reclamação e clique na opção “Iniciar uma reclamação”. Faça login na conta e vá até a aba “Atividades”.

Depois disso, clique na compra em que você teve problema para iniciar a sua reclamação.

Aba de ajuda no Mercado Pago

Acesse a aba de ajuda do Mercado Pago. Nessa aba, é possível encontrar a solução para o seu problema e conseguir vários tipos de informações, como:

  • Pix;
  • Auxílio Emergencial;
  • Pagamentos;
  • Recebimentos;
  • Maquininha Point;
  • Rendimento em conta;
  • Adições e transferências de dinheiro;
  • Mercado Crédito;
  • Cartão Mercado Pago;
  • Sua conta;
  • Segurança.

Ao entrar no site, basta escolher uma dessas opções e várias informações serão mostradas para você.

Reclamar na central de atendimento

Se você acessou a página de ajuda, mas não encontrou a resolução para o seu problema, é preciso acionar a central de atendimento do Mercado Pago.

Para acionar o Telefone Mercado Livre ou o Telefone Mercado Pago, ligue para 0800 637 7246. Para deficientes auditivos, o número é 0800 650 2121. O horário de atendimento de ambos os contatos é de segunda à sexta-feira, das 8h às 22h e, aos sábados, das 8h às 20h.

Para ser atendido, é necessário estar com o seu código de atendimento, pois ele será pedido pela plataforma. Vale ressaltar que somente clientes do Mercado Livre ou do Mercado Pago podem ligar para o SAC da empresa.

Código de atendimento

Conforme foi dito acima, para ser atendido pelo SAC do Mercado Pago, é preciso ter um código de atendimento. Para obter esse número, é preciso estar logado na conta do Mercado Pago no smartphone ou no desktop.

Depois de fazer o login em sua conta, acesse a página de ajuda do site. Se a opção “Ligue para nós” estiver disponível, basta clicar sobre ela e o seu código de atendimento será exibido. Esse código é válido por 20 minutos. Caso o código não funcione ou, por alguma razão, o prazo dele se esgote, refaça os mesmos passos e peça outro código.

Cartão Mercado Pago – central de atendimento

Caso o cartão Mercado Pago tenha te causado algum problema, é possível ligar para um setor específico da empresa e resolver essa questão. Para acionar a central de atendimento, ligue para 11 2050 3887 (São Paulo e regiões metropolitanas) ou para 0800 880 8888 (outras localidades).

A central do cartão Mercado Pago atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto aos feriados. Além disso, se você preferir, é possível entrar em contato através do e-mail. Para isso, envie uma mensagem para [email protected]. Ao enviar a mensagem, é preciso informar o seguinte:

  • Número do CPF;
  • Nome completo;
  • Últimos quatro dígitos do cartão;
  • Número de celular;
  • E-mail cadastrado no Mercado Pago.

Ouvidoria Mercado Pago

O Mercado Pago possui um canal de ouvidoria pronto para ajudar aos seus clientes. Contudo, para acionar esse setor, é preciso falar com o SAC e não ter obtido uma resposta em até cinco dias.

Além disso, a ouvidoria pode ser acionada se o SAC der uma resposta para o cliente, porém, não resolver o problema em questão.

Caso você se encaixe nesse perfil, faça login em sua conta do Mercado Pago. A partir daí, você verá mais informações sobre a ouvidoria dessa plataforma.

Quando falar com a ouvidoria do Mercado Pago?

A ouvidoria do Mercado Pago só deve ser acionada após um contato prévio com os canais de atendimento da plataforma e, mesmo assim, nenhum deles conseguir resolver o seu problema.

Ou seja, como é a última instância de comunicação, a função da ouvidoria é cobrir as falhas do SAC e de outros setores de atendimento do Mercado Pago.

Se nem mesmo a ouvidoria for capaz de resolver o problema em questão, o cliente deve acionar o Procon de sua região ou algum outro órgão especializado em defesa do consumidor. Dessa forma, ele saberá quais medidas deverão ser tomadas na briga pelos seus direitos.

Página de denúncia

Se você recebeu algum e-mail falso de golpistas se passando pelo Mercado Pago,será preciso acessar o formulário de denúncia. Depois disso, haverá um redirecionamento para a página de denúncia da plataforma.

Ao entrar nessa página, preencha o formulário com as seguintes informações: e-mail para contato, endereço do site falso, anexos (cabeçalho e imagem da tela do e-mail falso e também imagem da tela do site falso).

Após preencher todas as informações de forma clara e coesa, envie para o Mercado Pago e a empresa tomará todas as medidas necessárias.

Avaliação do Mercado Pago no Reclame Aqui

Para reclamar sobre o Mercado Pago no Reclame Aqui (RA), o primeiro passo é fazer o cadastro gratuito no site e crie o seu perfil. Depois disso, digite o seu texto e explique qual é o motivo da sua reclamação.

Numa escala de 0 a 10, a avaliação geral do Mercado Pago no site Reclame Aqui é de 5,8. O Reclame Aqui classifica esse índice como “ruim”. Entre maio de 2018 e maio de 2021, o Mercado Pago recebeu 131515 reclamações e respondeu 120791. Isso corresponde a 91,8% de reclamações respondidas.

Apesar de ter uma avaliação geral ruim, o índice de aprovação do Mercado Pago melhorou muito nos últimos 18 meses.

Se analisarmos o período entre janeiro e dezembro de 2020, essa empresa recebeu 50611 reclamações e respondeu 49555. Isso corresponde a 97,9% de reclamações respondidas. Nesse período, a empresa teve uma avaliação de 6,6, índice considerado “regular”.

Por sua vez, no período entre janeiro e maio de 2021, o Mercado Pago recebeu 38502 reclamações e respondeu 36358. Isso corresponde a 94,4% de reclamações respondidas. Nesse período, a empresa teve uma avaliação de 7,2, índice considerado “bom”.

Além de sua alta porcentagem de respostas, o Mercado Pago também possui um bom índice de reclamações resolvidas no RA. Se analisarmos apenas o ano de 2021, essa empresa resolveu 73,3% das reclamações recebidas. Isso contribuiu muito para o aumento da nota do Mercado Pago no RA no três anos.

Tabela de contatos

A seguir, veja uma tabela com os principais contatos ligados ao Mercado Pago:

Canais de AtendimentoMeios de Contato
Telefone Mercado Pago (SAC)0800-637-7246
0800 Mercado Pago para deficientes auditivos ou de fala0800-650-2121
Central de ajuda Mercado Pagowww.mercadopago.com.br/ajuda
Denunciar e-mail falsowww.mercadopago.com.br/ajuda/form?hub_id=31&faq_id=531&source_id=1240
Atendimento Cartão Mercado Pago(11) 2050-3887 (São Paulo e regiões metropolitanas)

 

0800-880-8888 (Demais localidades)

Ouvidoriawww.mercadopago.com.br/ajuda/4111
E-mail do Cartão Mercado Pago[email protected]
Atendimento comercialwww.mercadopago.com.br/quero-usar/
Chat, WhatsApp e e-mailDentro da central de ajuda