Como Vender no Mercado Livre – Anuncie Sem Segredo!

Como Vender no Mercado Livre

Se você não tem uma loja oficial, mas gostaria de saber como vender no Mercado Livre, fique tranquilo! Pois ensinaremos aqui, o passo a passo completo, para você anunciar seus produtos também.

Afinal de contas, pessoas físicas também podem utilizar a plataforma do Mercado Livre para vender seus produtos e até mesmo fazer o rastreamento de suas mercadorias.

Então, continue lendo e confira aqui como ter uma renda extra vendendo produtos no Mercado Livre.

Continue lendo nosso artigo aqui no Quero Telefone e fique por dentro de todas as informações sobre o Mercado Livre.

Como Vender no Mercado Livre

O processo para anunciar é bem simples. Além disso, você não precisa pagar nenhuma taxa. Porém, é importante ficar de olho em certas categorias, pois algumas cobram uma pequena taxa no pós venda.

Hoje vamos explicar tudo o que você precisa saber para anunciar seus produtos, quais são as taxas cobradas e as condições de uso.

Como Criar Um Anúncio

Em primeiro lugar, para anunciar os seus produtos no Mercado Livre, você deve criar uma conta na plataforma. É totalmente gratuito. E você ainda pode se cadastrar pela web ou pelo app, com versão para Android e iOS.

Então, confira abaixo o passo a passo de como vender no Mercado Livre:

  1. Com o cadastro feito, entre no Mercado Livre (web ou app), e faça o seu login. No menu superior tem a opção “Vender”. Clique nela!
  2. Em seguida, escolha qual a categoria do produto que você está vendendo. Você pode anunciar tanto produtos, quanto serviços. Em ambos, você terá que responder as mesmas perguntas para completar o anúncio. Porém, é importante você escolher a categoria certa, para não perder o alcance do seu anúncio.
  3. A primeira pergunta do anúncio é o título. Você deve colocar um título bem claro e preciso. O ideal é que o título contenha o que está sendo anunciado, marca e tamanho. Lembre-se que a precisão do título é importante, pois ajuda que as pessoas encontrem o seu anúncio com mais facilidade.
  4. Pelo título do seu anúncio, o Mercado Livre pode sugerir uma categoria. Entretanto, se não for a correspondente, você pode alterar.
  5. Preencha todas as informações do anúncio. Afinal, quanto mais informações, mais chances de dar certo a venda. Se você for vender várias unidades, o Mercado Livre te perguntará quais são os tamanhos e o estoque disponível (quando for o caso).
  6. A ficha técnica também pede a cor, e pergunta se o produto é novo ou não. Assim, quanto mais informações tiver na ficha técnica, mais visualizações ele terá.
  7. Por fim, basta adicionar fotos e colocar um preço no anúncio (deve ser acima de R$7). Para finalizar, basta escolher a modalidade do anúncio (se é gratuito, ou se você usará algum dos planos). Enfim, escolha também a forma de envio.
  8. Se você quiser, é possível adicionar um vídeo, ou uma descrição escrita sobre o produto. Ambos são opcionais, mas deixam o anúncio mais completo.
  9. Então, é só clicar em “Anunciar” e o seu produto estará no ar!

Pagamento Pelas Vendas

O pagamento é feito pelo MercadoPago. As modalidades de anúncio oferecem diferentes níveis de alcance, durabilidade do anúncio e parcelamento sem acréscimo.

Porém, as modalidades que oferecem mais vantagens são pagas. Então, preste atenção nas tarifas para essas modalidades.

A modalidade gratuita é mais restrita. Confira abaixo as regras:

  • Permite apenas 10 anúncios ativos por vez. Porém, o estoque é sempre de 1 unidade de cada produto.
  • 20 vendas por ano de produtos usados
  • 5 vendas por ano de produtos novos.
  • Para os usuários profissionais do MercadoPago ou se forem MercadoLíder, só poderão utilizar as modalidades Clássica e Premium.

Como entrar em contato com o Mercado Livre?

Para estar entrando em contato com o telefone Mercado Livre ligue: 0800-637-7246 e o 0800-650-2121 (deficientes auditivos ou de fala). Vale lembrar que estes números são do telefone Mercado Pago, mas como as empresas são do mesmo grupo, acabam servindo para ambas as plataformas e atendendo as duas categorias de trabalho.