5 Melhores comidas brasileiras

Qual é a origem da nossa culinária?

Melhores comidas brasileiras – Nossa culinária começou com as receitas feitas pelos índios há muitos anos atrás. Com a chegada dos portugueses, e com eles também os escravos africanos, passamos a ter essa influência, e muitos ingredientes foram sendo substituídos pelos desses novos povos.

Anos mais tarde, nosso país foi o berço de vários imigrantes de toda parte do mundo: italianos, alemães, japoneses, sírios, libaneses e outros mais. Todos de uma forma influenciaram nossa alimentação.

Em um país com dimensões continentais, e com vasta pluralidade de povos, é normal ter uma culinária muito variada. Quer saber se sua região oferece esse tipo de refeição? Pois saiba que você pode ligar para o iFood e solicitar todas as infomrações sobre a comida que deseja.

5 pratos típicos do Brasil

Analisaremos pratos típicos brasileiros, as suas histórias e os ingredientes utilizados. Confira as melhores comidas brasileiras:

1 – Tambaqui assado na brasa

Também conhecido como Pacu Vermelho. É um prato típico do Amazonas. 

Esse peixe é um dos mais consumidos em todo Brasil, e passou a ser exportado para outros países. Em uma reunião da ONU ocorrida no Brasil em 1992, o então governador do Amazonas, Gilberto Mestrinho, presenteou o representante chinês com algumas espécies de peixes, entre elas o Tambaqui.

Por lá, o peixe caiu nas graças dos chineses, que hoje são os maiores produtores desta espécie no mundo.

Ingredientes: 3kg de costela de tambaqui, 2 maços de cheiro-verde, 2 folhas de louro, 2 unidades de limão, sal a gosto, pimenta síria a gosto e 3 colheres de sopa de manteiga.

2 – Acarajé

Essa é sem dúvida a principal comida baiana. Basicamente se prepara com feijão fradinho, e servido frito. O Acarajé foi trazido da África pelas escravas no período colonial. Algumas eram chamadas de escravas de ganho, e sua função era vender alguns artigos nas ruas para gerar lucros para suas patroas. Uma pequena parte desses valores ficavam com as escravas de ganho, que em alguns casos conseguiam até mesmo conquistar a liberdade.

Os ingredientes são: 1kg de feijão fradinho, 300g de cebola, 1 colher de chá de gengibre, 1 dente de alho, 1 colher de sal, 1 litro de dendê.

3 – galinhada com pequi

Pequi é um fruto de regiões de Cerrado, muito comum em Goiás e Minas Gerais. Seu nome em tupi significa “pele espinhenta”. 

Na cidade de Rio Verde o consideram como rei da madrugada, para rebater o grande consumo de bebidas alcóolicas após as festividades.

A origem deste prato está atrelado a herança dos Bandeirantes que migraram para o estado.

Ingredientes: 1 frango caipira temperado a gosto, cenoura em cubos, 1 pimenta picado, salsa, cebola, milho verde, coentro a gosto, 8 dentes de alho, 100g de polpa de pequi picado, 2 colheres de óleo de pequi e 1kg de arroz.

4 – Frango com quiabo

Se essa seleção fosse por estado, Minas Gerais teria uma das disputas mais ferrenhas. Qual prato representa mais o povo mineiro, frango com quiabo ou o também tradicional pão de queijo?

Não há uma certeza sobre a origem deste prato, e muitos atrelam ao período do século XIX, onde Minas Gerais viveu grandes problemas com o transporte de mercadorias.

Com a falta de certos produtos, o jeito foi priorizar o que era abundante na região. Desse modo essa receita ficou popular no estado.

Ingredientes: 1kg de quiabo cortado em rodelas, 1 frango inteiro, de preferência caipira, 5 dentes de alho, 1 cebola picada, 1 xícara de óleo, 1 colher de colorau, sal a gosto, pimenta a gosto e cheiro-verde a gosto.

Melhores Comidas Brasileiras

5 – Feijoada

Não tem como falar em prato típico brasileiro e não lembrar da feijoada, pois saiba que é também é considerada uma das melhores comidas brasileiras. Além disso, é a comida brasileira mais conhecida entre os estrangeiros.

As histórias sempre sua origem geram um pouco de dúvidas. Alguns consideram que teve início, quando os senhores descartavam algumas quantidades de carnes que sobravam e os escravos faziam a mistura com o feijão que era a refeição deles.

Alguns historiadores são céticos quanto a essa versão, e entendem que os senhores não iriam desperdiçar uma grande quantidade de carnes, muito menos deixariam que os escravos se utilizassem dessas sobras.

Dúvidas a parte, a feijoada se consolidou como o prato mais tradicional brasileiro, recebendo ainda título de símbolo do Brasil.

Ingredientes: 1 kg de feijão preto, 100 g de carne seca, 70 g de orelha de porco, 70 g de rabo de porco, 70 g de pé de porco, 100 g de costelinha de porco, 50 g de lombo de porco, 100 g de paio, 150 g de linguiça, 2 cebolas grandes, 1 ou 2 laranjas, couve, 3 folhas de louro, e 6 dentes de alho.

Foi muito difícil fazer esse artigo com apenas esses 5 itensfalando sobre as melhores comidas brasileiras . Nosso país através de sua pluralidade de raças, costumes, e por ter regiões com vários climas diferentes, temos uma gastronomia muito diversificada.

Alessanderson Dubecker

A missão do Quero Telefone: Um mundo onde a experiência do cliente tem um impacto positivo e sustentado em indivíduos, organizações, sociedade e no bem-estar econômico do Brasil.