Mercado Livre é Confiável?

Mercado Livre é Confiável

A primeira dúvida de qualquer pessoa que utiliza o Mercado Livre é se o Mercado Livre é confiável. Essa é uma preocupação entendida por nós do Quero Telefone. Porém, mostraremos que ela é compreensível porém não encontra eco na realidade.

E, caso você não sinta segurança, total, no que lhe mostraremos a seguir, pode, sempre, recorrer à plataforma, para dirimir suas dúvidas. Para isso, existe o atendimento do Mercado Livre, quanto o atendimento do Mercado Pago.

E  disso que falaremos hoje. Mostraremos como o Mercado Livre é confiável. Além de falarmos de como aumentar essa confiabilidade. Continue a leitura.

O Que É o Mercado Livre?

O Mercado Livre é um empresa fornecedora de tecnologia para o varejo digital. Assim, ela permite fomentar operações de compra, de venda, anúncios, pagamentos, aluguéis e logística.

Sua primeira sede é na Argentina, sendo a segunda brasileira. Isso pois seus sócios pertencem aos dois países, tendo por primeiro objetivo transformar a empresa e em líder do varejo digital da América Latina.

O que foi feito. Hoje a empresa está presente em 19 países, espalhados por todo o continente.

Além disso, tornou-se um enorme grupo empresarial. Cujas principais marcas são o Mercado Livre, o Mercado Pago e a MercadoEnvios (ou Mercado Livre Envios).

Mercado Livre é Confiável

Após essa breve explicação sobre a empresa, podemos responder à pergunta que fizemos no início do texto. E a resposta curta é sim. O Mercado Livre é confiável. Mas vamos explicar o porque.

Primeiramente, ele é associado a diversos sites de verificação de varejo online. Como, por exemplo o Site Blindado e o eBit. Esses mecanismos externos garantem maior confiabilidade.

Além disso, através do Mercado Pago, ele é associado a diversas instituições financeiras. E, algumas vezes, ela ligação é mais direta. E qualquer instituição financeira tem a segurança como um dos seus pilares.

No entanto, mesmo dentro de plataforma confiáveis, existem pessoas mal-intencionadas. Por isso, devemos ter atenção com alguns pontos para aumentar a confiabilidade do sistema.

Como Tornar o Mercado Livre Mais Confiável

Como você viu, o Mercado Livre é confiável a ponto de outros sites utilizarem a sua estrutura e a do Mercado Pago. Porém, existem algumas atitudes para reforçar esse segurança. Tanto para quem compra quanto para quem vende.

Se Atente À Cor do Termômetro

Ele está presente em todas as páginas de venda do Mercado Livre. Em resumo, é um indicador de confiabilidade da loja. Quando ele está verde, ela é muito confiável.

Agora, se estiver cinza pode indicar que ela não fez muitas vendas. Ou, caso o número de vendas for alto, a loja não é confiável. Assim, observe o número de vendas em conjunto com o termômetro, em caso de dúvidas.

Preste Atenção às Medalhas Também

Assim como na vida real, as Medalhas, dentro do Mercado Livre são o reconhecimento por alguma meta alcançada. A mais comum, aqui, é o reconhecimento como MercadoLíder.

Um MercadoLíder é alguém que recebeu muitas avaliações positivas por suas vendas. E, também, quem cumpre, rigorosamente, as normas fiscais brasileiras. Ou seja, possui um risco menor de lhe faltar, durante a negociação e entrega do produto.

Leia As Qualificações da Loja

Separe um tempo para isso. É importante. O site permite que qualquer pessoa que compre em uma loja, escreva suas impressões. Assim, se os comentários forem bons, a confiança na loja é maior.

Leia, Também, o Anúncio

Revise ele quantas vezes se sentir confortável. Não existe limite de tempo para aceitar uma oferta. Além disso, essa leitura evita problemas para comprador e vendedor.

Atenção à Garantia

O comprador deve verificar, sempre, se o produto possui garantia. Em caso de produtos novos, ela é obrigatória. E, em caso de produtos usado, é um diferencial importante.

Fale Com a Loja

Não negligencie a conversa entre comprador e vendedor. Isso, muitas vezes, destrói a desconfiança entre as partes. O próprio Mercado Livre fornece esse espaço para o diálogo.

Faça Uso do MercadoEnvios

O MercadoEnvios ou usa a estrutura do Mercado Livre ou, então, dos Correios. Por lei, essas instituições devem entregar o produto. Assim, você terá a certeza de que a entrega foi feita e o produto foi recebido.+

Se a entrega for local e pessoa, prefira lugares públicos. Shopping e praças evitam maiores problemas.

Use, Também o Mercado Pago

Essa é outra ferramenta do Mercado Livre para garantir maior segurança às transações. E ela serve tanto para o comprador quanto para o vendedor.

Isso pois ele não entrega o dinheiro para o vendedor até que a entrega seja feita. E não permite que o comprador prossiga até pagar. Assim, caso algum das partes falte, o produto não sai do estoque e o dinheiro retorna à origem.

Faça Uso do Suporte

O Serviço de Atendimento ao Cliente está aí para ser usado. Então, caso as ferramentas citadas acima não sejam suficientes, não hesite em contatar o suporte. Ele funciona todos os dias, o dia todo.

Informações Completas

Os compradores devem preferir os produtos com descrições mais completas. E os vendedores devem completar as descrições, para garantir uma maior taxas de vendas. E evitar o não pagamento.

Fotos

Fotos em boa quantidade e qualidade permitem que o cliente visualize, melhor o produto. E compre mais.

Pesquise Produtos Similares

Produtos muito mais caros ou baratos que o comum, parecem suspeitos. Desconfie. E, se você for vendedor, coloque-os a um preço justo, para evitar desistências e desconfianças.

Não Confie em Telefones

O Mercado Livre não faz uso de telefones para confirmar pagamentos. E você não deve fazer isso. Prefira o Mercado Pago, como falamos acima. Isso coloca uma camada a mais de confiabilidade, para ambas as partes envolvidas.

Não se Desligue dos Prazos

Estamos falando de todos os prazos. Envio, entrega, avaliação e crédito na conta, no caso dos vendedores.

Por isso, o uso das ferramentas do Mercado Livre é tão essencial. Elas permitem um nível maior de controle, para ambas as partes. O MercadoEnvios, por exemplo. Garante que o produto será entregue. E, também, que será entregue rapidamente.

Além disso, o Mercado Pago deixa o dinheiro e o produto seguro para ambas as partes. E ele é liberado dois dias depois que o cliente fizer uma avaliação do vendedor. Ou, se a conta for nova, 21 dias depois. Por sua vez, o cliente é obrigado a avaliar, depois de receber o produto.

Caso Os Pagamentos Sejam Feitos Por Conta Própria, Redobre os Cuidados

Já falamos para que tanto compradores quanto vendedores preferirem utilizar o Mercado Pago. Esse é segurado, inclusive por operadores de cartão. Mas, por uma razão ou outra, algumas pessoas preferem pagar e receber por conta própria.

Nesses casos, os cuidados, de ambas as partes, devem ser maiores. O primeiro contar, mais de uma vez, o dinheiro. Mesmo que o pagamento seja digital. Isso pois o Mercado Pago, quando usado, faz essa conferência. Porém, quando ele é feito por conta própria, essa responsabilidade é, apenas, das partes envolvidas.

Nesses casos, você também, pode ligar para o seu banco, para  confirmar se o pagamento foi efetuado. E, em casos em que ele não é automático, exigir o comprovante de transferência ou depósito bancário.

Como deu para perceber, o Mercado Livre é confiável, de fato e por origem. Mas existem atitudes, nossas, que podem transformar a plataforma em mais segura. Visto que é o fator humano o ponto fraco de qualquer sistema de segurança.