Perícia do INSS – Como Ver o Resultado da Perícia INSS?

Perícia do INSS

Perícia do INSS – Ainda tem muita gente que fica ansiosa e sem saber onde consultar o resultado da perícia médica feita junto ao INSS, para casos onde um trabalhador não pode exercer as suas profissões e tem direito ao Auxílio Doença.

Esse post tem o intuito de te esclarecer sobre as dúvidas que giram antes do resultado da perícia do INSS, além de um passo a passo para acompanhar a sua solicitação.

O que sera considerado na perícia do INSS?

Para se ter direito ao Auxílio Doença, é preciso comprovar incapacidade parcial e temporária. Isso é importante antes de realizar a perícia do INSS.

Geralmente o médico que está encaminhado para realizar a perícia não é um especialista em fraturas ou lesões. Em certas doenças, faltam peritos especializados no INSS.

Aqui estão algumas perguntas bastantes comuns:

  • Está conseguindo fazer as suas necessidades básicas, como se alimentar e ir ao banheiro?
  • A sua lesão te impede de fazer algo?

Toda a documentação médica que você levar até um posto do INSS será analisada por este perito médico. Por conta disso que é importante levar todos os documentos que comprovem a sua lesão.

Outra dica muito valiosa é organizar todos os documentos na ordem crescente, por que assim o perito poderá ver como está a evolução da sua doença.

Primeiro passo – Entre no site do Meu INSS

Agora vamos te passar todos os detalhes para conferir este benefício no site ou app Meu INSS. Confira:

  • Quando estiver no site do Meu INSS ou app, selecione ‘’entrar”. No caso de você não ter cadastro, é muito rápido registrar a sua conta e lembre-se de guardar bem a sua senha;

É possível fazer a solicitação sem ter um cadastro no sistema do INSS, porém é muito fácil solicitar esses e outros benefícios através das plataformas digitais do Governo Federal.

  • Depois que você clicar em “entrar” será aberta uma página que irá te pedir o seu CPF e depois a sua senha. Você deverá rolar a página até embaixo, onde irá ver um item “Serviços em destaque”;
  • Procure por “Resultado de benefício por incapacidade”;

De cara você irá ver a sua solicitação, o número do requerimento, o tipo de benefício e a situação atual de seu requerimento.

Clicando em seu requerimento, será automaticamente baixado um PDF com o nome do “resultado perícia pdf”. Ali será constado todas as informações da perícia do INSS.

Se você conseguir comprovar a incapacidade de fazer atividades físicas, o seu benefício será aceito e isso será constado no documento em PDF. Mas no caso de ser reprovado, não desista. Terá até 30 dias para recorrer da decisão e enviar novamente os documentos que foram recusados.

Etapa de concessão ou não do seu Auxílio Doença

Depois de saber o resultado da perícia do INSS, você deverá ficar atento para o que precisa ser feito logo em seguida. Se você tiver o seu benefício concedido, irá receber o aviso positivo em até 45 dias úteis após fazer a solicitação.

No caso do seu benefício ser indeferido:

  • Aceitar a decisão;
  • Prosseguir com um Recurso Administrativo;
  • Fazer uma ação judicial:

De todas, o menos indicado é aceitar a decisão quando você for reprovado. Você já está afastado do seu trabalho por pelo menos 15 dias e não está recebendo mais nenhum benefício. Você irá precisar de dinheiro para cobrir as suas necessidades básicas, como saúde e alimentação.

É seu direito lutar por algo que você está necessitando, ainda mais depois de ter adquirido uma doença ou lesão.

O mais indicado é entrar com um recurso administrativo, pois será menos burocrático e mais ágil nesse momento. Porém nem sempre essa ação é eficiente, por que será necessário fazer uma outra perícia médica e com um médico que não é especialista em lesões, geralmente.

O requerimento desse recurso pode ser feito através da Internet. Porém é preciso ficar atento aos prazos: você terá até 30 dias contados da data que tomou ciência de decisão para recorrer a decisão tomada do INSS.

Se o recurso não funcionar, é possível recorrer através de decisão judicial. Você pode ingressar diretamente com uma ação judicial, deixando para trás a possibilidade de um recurso administrativo.

Quando sair o resultado da perícia do INSSe se por ventura esse resultado for negativo, você imediatamente deve pedir qual foi o motivo de recusa. Muitos benefícios foram cortados recentemente através da operação Pente-fino. Sendo assim, as negativas de benefícios aumentaram.

Se a perícia for negada pelo INSS, você não deverá se desanimar. E também pode nos perguntar, sempre podemos te informar através de nossos artigos o que proceder ou não se deve fazer para recorrer.

O que fazer caso não consiga visualizar o resultado da perícia INSS?

Geralmente o resultado da perícia do INSS sai no mesmo dia da consulta médica. Essa novidade foi implantada mais recentemente pelo órgão. Anteriormente esse resultado era divulgado em até 20 dias após a execução do exame.

Para saber o resultado da perícia médica, o segurado tem duas opções: Consulta online ou na Central de Atendimento do INSS.

Central de Atendimento do INSS

Se o segurado tiver dificuldades em fazer a consulta online ou não obter todas as informações que deseja, este poderá optar pela Central de Atendimento do INSS. Para isso, basta telefonar ao 135.

A ligação é gratuita e pode ser feita de segunda à sábado, das 07h as 22h. Um atendente irá atender você e fornecer todos os dados referentes ao benefício que deseja ou requerimento.

É preciso ter em mãos algum documento, como o seu CPF onde você poderá se identificar.

Uma dica muito valiosa: O INSS nunca liga para a casa de ninguém – Caso isso aconteça, é provável que seja um golpe.

Conclusão

Agora que você já sabe como consultar, passo a passo a o resultado da perícia médica do INSS. Assim fica mais fácil, através de artigos com opiniões formadas e os documentos que serão precisados levar.

Enquanto não sai o resultado da perícia do INSS, você pode consultar através do site da Previdência: www.previdência.gov.br

Leia Também:

Leave a Reply