Sabesp Consulta

Sabesp Consulta

Sabesp Consulta – Hoje, falaremos de como fazer, na Sabesp, consultas, dos mais diversos tipos. E, como você verá, aqui, no Quero Telefone, a variedade de consultas que é possível, junto à empresa é bastante extensa.

Consultas essas que podem ser feitas através de diversos canais. Como o telefone da Sabesp, o site da empresa e as agências da empresa. Sejam elas as agências físicas ou a agência virtual da Sabesp.

Agência virtual, aliás, que recebe o justo nome de Sabesp Fácil. Isso por conta da facilidade que existe em se fazerem as consultas e solicitações, dos mais diversos tipos junto à distribuidora. Da mesma maneira que se faz em uma agência física.

Mas, além de falarmos das consultas que são possíveis na Sabesp, falaremos da empresa, como um todo. Da sua natureza, da sua história e da sua área de atuação. Fique com a gente para saber mais.

O Que É a Sabesp?

Antes de falarmos das consultas que são possíveis junto à Sabesp, falaremos da Sabesp em si. Isso para que todas as informações aqui apresentadas estejam inseridas no contexto apropriado.

É bom que expliquemos, ao menos, um pouco, sobre a Sabesp, pois, apesar de muito presente na vida dos brasileiros, poucos sabem de sua real natureza. De fato, a Sabesp é muito maior do que a maior parte de nós acaba por perceber.

Primeiramente, precisamos explicar sobre as atividades da Sabesp. Ela é uma empresa de captação, tratamento e distribuição de água. Assim como a coleta e tratamento de esgoto.

Além disso, existe uma confusão sobre a estrutura societária da Sabesp. Isso pois ela iniciou sua história como uma empresa estatal, visto que seus serviços são de alto interesse da população do estado de São Paulo.

Porém, na onde de privatizações da década de 90, essa empresa, também, teve o seu capital aberto ao mercado. Porém, diferentemente da maior parte das empresas, essa abertura passou por algumas restrições.

Essas consistem em manter, como seu maior acionista, o governo do estado de São Paulo. Assim, na prática, apenas, algumas ações da Sabesp foram abertas ao mercado.

Isso se dá pois a Sabesp, ainda, se mantém como uma empresa de interesse público. Dessa maneira, o governo pode garantir que as decisões administrativas da Sabesp, ainda, estarão alinhadas com os interesses da população do estado de São Paulo.

Qual é História da Sabesp?

A Sabesp, como empresa, surgiu no ano de 1973. isso para substituir outras empresas de abastecimento de água que atuavam no estado. Sobretudo, na capital e na região metropolitana da cidade de São Paulo.

Para formar a estrutura primordial da Sabesp, 6 empresas estatais foram unidas em uma só. Nominalmente: a Comasp, o Fesb, o SDB, o Sanevale, o Sanesp e a Saec. Essas formaram a atual Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

Não que, antes dessa data, não haviam companhias estatais que se ocupavam do fornecimento de água e coleta de esgoto no estado. Porém, essas eram ações locais. Sem um planejamento para toda a unidade federativa.

A área de atuação das companhias que deram origem à Sabesp era, principalmente a Região Metropolitana de São Paulo e suas vizinhanças. Mas essa foi ampliada já no ato de criação da companhia.

Ampliação essa que se seguiu por toda a sua história. E segue até os dias de hoje. Mesmo após a sua privatização, no ano de 1996, na qual adotou a estrutura que descrevemos no tópico anterior.

De fato, no ano de 2008, em nota, a empresa expressou seu interesse em, até 2018, atender, integralmente, o estado de São Paulo. Em todas as suas cidades e cidadãos.

Porém, a crise hídrica de 2014 colocou esse projeto em uma marcha muito mais lenta. Crise essa que, de fato, durou até 2016.

Ela afetou a Sabesp de forma direta e indireta. Diretamente, pois muitos recursos tiveram de ser mobilizados para dirimir os danos do desabastecimento.

E indiretamente, pois sua imagem foi muito afetada. Não sem razão, pois o Sistema Cantareira estava subadministrado à época.

Sabesp Atualmente

Atualmente, a Sabesp atende a mais da metade dos municípios do estado de São Paulo. Mais especificamente, 371 de 645 cidades. Mesmo de se consideramos os mais de 5500 municípios da Brasil, essa, ainda, se mostra uma proporção digna de nota.

Mas não chega nem perto dos números que temos ao verificar a população total atendida. São mais de 26 milhões de pessoas. Ou seja, 1 em cada 8 brasileiros são atendidos, em algum grau pela Sabesp.

Usamos a expressão em algum grau pois o atendimento não é, totalmente, igual para todos os usuários. Infelizmente, nem todos os que usufruem do abastecimento de água, também possuem uma coleta de esgoto no mesmo nível.

Além dos seus serviços principais, a Sabesp também investe, muito na área da sustentabilidade e gestão ambiental. Especialmente, após os eventos da crise de 2014.

Assim, ela oferece cursos gratuitos, à população que assiste. E, também, consultoria sobre gestão hídrica para as empresas do estado de São Paulo.

Qual É a Área de Atuação da Sabesp?

A Sabesp, como falamos, atende mais de um décimo dos brasileiros. E isso não pode acontecer, sem que exista uma enorme estrutura por trás de si. Para o abastecimento de água, por exemplo, a empresa conta com 9 sistemas. Nominalmente:

  • Alto Cotia;
  • Baixo Cotia;
  • Alto Tietê;
  • Cantareira;
  • Ribeirão da Estiva;
  • Rio Claro;
  • Guarapiranga;
  • Rio Grande;
  • São Lourenço.

Além disso, a empresa conta com diversas estações de tratamento de esgoto, para servir à população. Dessas, as principais são:

  • ABC;
  • Barueri;
  • Jesus Netto;
  • Parque Novo Mundo;
  • São Miguel;
  • Suzano.

Além dessas, muitas outras estações se espalham por todo o estado. Num sistema bastante complexo mas, em contrapartida, bastante eficiente.

Sabesp Consulta

A Sabesp conta com diversos canais para a comunicação com o usuário. E, basicamente, com qualquer pessoa interessada em consultá-la.

O primeiro canal para, junto à Sabesp, fazer consultas, é o telefone da Sabesp. Ele é mantido por ser um meio comum à todos os usuários. Especialmente, àqueles que não possuem tanta facilidade com a tecnologia.

Outro canal bastante importante, sã aos agências da Sabesp. Espalhadas por todo o Brasil, são literalmente, centenas delas. Oferecendo diversos serviços à população.

Por fim, temos a agência virtual da Sabesp. Ela está disponível, online, praticamente, 24 horas por dia. E oferece os mesmo serviços que estão disponíveis em uma agência física.

Dentre as consultas que podem ser feitas no site da empresa, existe, primeiramente, a consulta á sua própria conta de água. Assim, é possível conferir o vencimento, o valor e outros dados. E, caso necessário, solicitar alguma alteração.

Falando em solicitações, é possível consultar o andamento de suas solicitações. Sejam elas emergenciais ou não. Como, por exemplo, mudanças de cavaletes ou registros.

Também, é possível fazer a consulta de seus débitos no site. E, caso seja necessário, fazer a negociação dos mesmo, para evitar corte ou a cobrança de juros.

As possibilidades com os canais de comunicação com a Sabesp, em verdade, são muito amplas. E, por isso mesmo, o consumidor não deve se furtar de entrar em contato com a empresa para resolver as suas solicitações.

Assuntos relacionados

Confira os meios de contato de outras empresas online e podem ser uteis em algum momento para você:

SAC da Light

Atendimento da Copasa

SAC da Enel

Telefone da Snepar