Sabesp Fácil

Sabesp Fácil

Hoje, falaremos da Sabesp Fácil, aqui, no Quero Telefone. Esse serviço que se destina a trazer velocidade e praticidade na resolução das solicitações dos usuários.

Sabemos que a empresa possui diversos canais de comunicação. Como, por exemplo, o telefone de atendimento ao cliente da Sabesp. Mas que, algumas vezes, é necessário um atendimento presencial. O que, atualmente, se torna, um tanto quanto trabalhoso.

Por isso, são necessárias alternativas, com o intuito de substituir esse tipo de atendimento. Como, por exemplo, a Sabesp Fácil.

De fato, essa iniciativa se provou muito vantajosa. Isso pois ela foi implantada recentemente e teve uma ótima aprovação. Tanto que as ações da Sabesp subiram consideravelmente, de maneira constante, nos últimos meses.

Por isso, hoje, falaremos dessa ferramenta tão importante para o usuário. Descreveremos sua natureza e os serviços que estão disponíveis, através dele.

Para além disso, falaremos, também, da própria Sabesp. Sua história, onde ela atua e sua própria natureza. Fique com a gente para saber mais.

O Que É a Sabesp?

Antes de falarmos da Sabesp Fácil, falaremos da própria Sabesp. Afinal, apesar de muito conhecida, da maior parte das pessoas, poucos, de fato, a conhecem por completo.

Seu ramo de atividades é a captação, tratamento e distribuição de água potável, no estado de São Paulo. Além da coleta e tratamento de esgoto, para liberá-lo, assim, na natureza, sem causar danos ambientais.

O que poucos sabem é sobre o status de sua estrutura societária. Já que alguns pensam que ela é uma empresa de capital privado. Outras pessoas, por outro lado, creem que seja uma empresa de capital privado.

De fato, ela foi instituída, na década de 70, como uma empresa estatal. No entanto, com a onda de privatizações da década de 90, ela teve o seu capital aberto ao mercado.

Porém, o maior acionista da Sabesp continua sendo o governo do estado de São Paulo. Isso para que ele tenha uma maior controle das decisões da Sabesp. Que, por sua vez, devem refletir as vontades e necessidades da população do estado.

Qual é a História da empresa?

A Sabesp começa as suas atividades no ano de 1973, substituindo outras companhias de distribuição de água potável, menores.

Na verdade, a própria Sabesp vem da fusão de 6 companhias, que atuavam no setor. Nominalmente: Saec, Comasp, SBS, Sanevale, Fesb e Saec.

A área de atuação dessas companhias era, principalmente, a Região Metropolitana de São Paulo e suas vizinhanças. Porém, essa foi ampliada, já no ato da instituição da Sabesp.

Aliás, o projeto da Sabesp, desde o início, era se expandir o máximo possível. Por isso, o seu nome se refere ao estado de São Paulo como um todo. E não mais a uma região específica, dentro da Unidade da Federação.

E essa intenção de se expandir não se alterou, com a sua privatização, no ano de 1996. Isso pois, como falamos, o controle da empresa, na prática, continua sendo do governo do estado de São Paulo.

De fato, os planos de expansão da Sabes sempre foram bastante ambiciosos. Ainda no ano 2008, o planejamento era para, em 10 anos, poder atender a todos os municípios (e, por extensão, todos os cidadãos) do estado.

Porém, esses planos foram frustrados pela crise hídrica do estado, que durou de 2014 até 2016. primeiramente, pois muitos recursos foram consumidos para lidar, diretamente, com o desbastecimento.

Mas, também, pois essa crise afetou, diretamente, a imagem da Sabesp. Sendo assim, parte de seus esforços foram direcionados para reconstruí-la.

A empresa Atualmente

Atualmente, a Sabesp atua em 371 dos 645 municípios do estado de São Paulo. Além de ser mais da metade do estado, em termos de Brasil, é quase um décimo de todos as cidades do Brasil.

Agora, se falarmos de população, os números são, ainda, mais surpreendentes. A Sabesp atende, ao todo, mais de 26 milhões de pessoas, em todo o estado de São Paulo.

Isso equivale a um em cada 8 brasileiros recebendo água encanada da Sabesp. Infelizmente, o mesmo não se pode dizer do esgoto. Isso pois, nem todos os atendidos pela água, possuem a coleta no mesmo nível.

Além disso, a Sabesp atua, fortemente, na área da sustentabilidade e consciência ambiental. Isso tanto para cidadãos quanto para empresas.

Isso pois oferece cursos, tanto presenciais quanto remotos, sobre dicas de economia e ecologia à população. Esses são, inteiramente, gratuitos.

Além disso, trabalha com a consultoria, para empresas e governos, sobre gestão hídrica. Essa é, de fato, hoje, uma de suas principais atividades. E fontes de renda.

Sabesp Fácil

Depois de explicar, um pouco mais, sobre a própria Sabesp, chegamos ao ponto central de nosso artigo. Aqui, apresentaremos, a você, a Sabesp Fácil.

Podemos definir a Sabesp Fácil como um hotsite, dentro do próprio portal da empresa. Mas ele não se destina, apenas, a apresentar informações sobre a Sabesp ou a conta de água dos usuários.

Ela se revela como um verdadeiro portal de serviços, para o cliente. Isso tudo, como o nome diz, para facilitar a interação do usuário com a Sabesp. E vice-versa.

Para começar, sabemos que, para diversas solicitações, é necessário se apresentar documentos à companhia. E se, por exemplo, você fizer 5 solicitações, deverá apresentar os documentos 5 vezes. Mesmo que se tratem dos mesmos documentos.

Porém, a Sabesp Fácil serve de repositório, online, para esses documentos. Assim, basta que você faça o upload deles no site. E, quando a Sabesp solicitar, a própria empresa consultará os documentos que você armazenou no site.

Mas esse não é o único serviço que você encontrará na Sabesp Fácil. A empresa, ainda, disponibiliza uma série de facilidades para os usuários.

Quais Serviços a Sabesp Fácil Oferece?

Além disso, existe o serviço de autoleitura. Ele se destina, principalmente, a pessoas cujos relógios não se encontrar acessíveis, a partir da rua. Como, por exemplo, propriedades rurais e comércios atendendo a portas fechadas.

Isso pois, atualmente, com a pandemia do novo coronavírus, as leituras estão interrompidas ou acontecendo com menor frequência. Assim, relógios nas condições acima, podem ter sua cobrança calculada pela média dos meses anteriores.

E isso pode ser prejudicial a quem mora no imóvel. Portanto, o proprietário tem dias opções. Fazer a autoleitura ou esperar que as atividades sejam retomadas e a correção seja feita posteriormente.

Outro serviço que você pode realizar, através da Sabesp Fácil é solicitar supressão de ligação de água ou de uma ligação em imóvel vago. Assim, caso você não esteja ocupando a casa, não precisará pagar por um serviço que não consome.

E se o imóvel for transferido, dentro do site da Sabesp Fácil, você pode fazer a mudança de titularidade de conta. Para evitar cobranças em seu nome, novamente, sem consumir

Também é possível pedir a sua inclusão na tarifa social. Desde que você atinja aos requisitos necessários.

De fato, a quantidade de serviços possíveis com a Sabesp Fácil é bastante ampla. Isso foi instituído para garantir a segurança de todos os envolvidos, diminuindo o contato com os leituristas e as idas às agências.

No entanto, esses serviços continuam disponíveis, de maneira presencial. Caso o usuário precise ou deseje.

Porém, a Sabesp Fácil surge como uma alternativa, para um atendimento mais rápido e dinâmico. Garantindo, assim, maior ganho de tempo a todos. Além de uma significativa redução de custos.