Sabesp Santo André

Sabesp Santo André

Hoje, no Quero Telefone, falaremos sobre a Sabesp Santo André. Uma das mais importantes sedes da empresa, visto que se trata de uma das maiores cidades do Brasil. Além de estar próxima da primeira sede da empresa, na cidade de São Paulo.

Por ser tão importante, existem muitas formas de se entrar em contato com ela. Desde o telefone da Sabesp, passando pelas diversas formas de contato através do site da companhia, até a própria agência física, como em todas as cidades onde a Sabesp está presente.

Através desses canais de atendimento, é possível solicitar diversos serviços. Além de fazer, consultas junto à Sabesp e envios de documentos, para necessidades futuras, para o caso de atendimento digital.

Por isso, falaremos de todas as peculiaridades da Sabesp Santo André, nesse artigo. E no que elas se relacionam com a estrutura, geral, da Sabesp, que é bastante extensa.

Além disso, falaremos da Companhia Sabesp como um todo, também. E isso inclui uma explicação mais aprofundada sobre a sua natureza e, também, uma breve passagem sobre a sua história.

Dessa maneira, todas as informações que forem passadas, aqui, estarão dentro de um contexto mais amplo. Fique com a gente para saber mais.

O Que É a Sabesp?

A primeira coisa que devemos falar, hoje, é sobre a própria Sabesp. Visto que a sua unidade de Santo André faz parte de uma estrutura muito maior.

E se engana quem pensa que existem poucas coisas a se acrescentar sobre a companhia. Isso pois poucos conhecem a real natureza da empresa.

Primeiramente, falaremos de sua estrutura societária. Alguns a encaram como uma empresa estatal e outros afirma que ela é, puramente, privada. E a verdade reside em algum lugar entre essas duas afirmações.

A Sabesp, de fato, surgiu como uma empresa estatal. E permaneceu dessa maneira por mais de duas décadas, até a sua privatização nos anos 90.

Nesse momento, ela teve o seu capital aberto para o mercado. Mas houveram restrições nessa abertura. Isso em razão de sua enorme importância, como uma empresa vital, para a população do estado de São Paulo.

Sendo assim, o maior acionista da Sabesp é o governo do estado de São Paulo. Sendo assim, qualquer outro acionista é, obrigatoriamente, um acionista minoritário.

Isso acontece para o poder público tenha o controle das decisões da Sabesp. Para que, assim, essas representem as necessidades e os interesses da população do estado.

Dessa forma, pode-se garantir que ela continuará exercendo as mesmas atividades que vem realizando. Que consistem na captação, tratamento e distribuição de água potável. Além de coleta e tratamento de esgoto.

Qual É a História da Sabesp?

O nome Sabesp se refere a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. E sua história, considerando o seu tamanho atual, é bastante recente. Ela foi fundada, no ano de 1973, na cidade de São Paulo.

Antes de sua fundação, o abastecimento de água e o tratamento de esgoto, quando existiam, dependiam de iniciativas locais. Logo, não havia uma administração central ou uma coordenação para se lidar com projetos maiores.

A estrutura inicial da Sabesp foi formada pela fusão de seis companhias ligadas ao saneamento básico. Nominalmente:

  • Companhia metropolitana de Águas de São Paulo (Comasp);
  • Superintendência de Água e Esgotos da Capital (Saec);
  • Saneamento da Baixada Santista (SBS);
  • Saneamento de São Paulo (Sanesp);
  • Fomento Estadual de Saneamento Básico (Fesb);
  • Saneamento do Vale do Ribeira (Sanevale).

Como se nota, a área de atuação dessas empresas se concentrava na Região Metropolitana de São Paulo e suas vizinhanças. Porém, a Sabesp, desde o início, atendia a uma área muito maior. Isso pois a sua estrutura foi ampliada, já no ato de sua fundação.

Isso pois a empresa tinha um projeto de expansão e de integração de todos os sistemas de abastecimento de água e esgoto do estado. E mais do que isso. Um projeto de fornecimento desses serviços a todos os que, ainda, não possuem acesso a esse serviços.

De fato, o planejamento, em 2008, era atender a todo o estado em 2018. Mas a crise hídrica, de 2014 a 2016, interrompeu esses planos.

Isso, primeiramente, por conta dos recursos dispendidos para o controle da crise. Mas, também, por conta da imagem arranhada da empresa, em razão dos grandes impactos do evento na vida da população.

Sabesp Atualmente

Atualmente, a Sabesp atende a 371 dos 645 municípios do estado de São Paulo. O que represente mais de 50%. Mas, mesmo se considerarmos os mais de 5500 municípios do Brasil, essa porcentagem ainda se mostra bastante expressiva.

Se levarmos em conta a população, essa expressividade se mostra ainda maior. Isso pois a Sabesp atende mais de 26 milhões de pessoas, em todo o estado de São Paulo.

Com base em dados do último censo, podemos aferir que 1 a cada 8 brasileiros é afetado pela Sabesp. Especialmente, no que diz respeito ao fornecimento de água.

Isso pois, infelizmente, nem todos os que são abastecidos por água potável são atendidos pela coleta de esgoto. Porém, os planos de crescimento continuam, para abastecer cada vez mais pessoas.

Para isso, a companhia conta com uma enorme estrutura. Na seara do abastecimento de água, são 9 sistemas. Nominalmente:

  • Alto Cotia;
  • Baixo Cotia;
  • Alto Tietê;
  • Cantareira;
  • Guarapiranga;
  • Ribeirão da Estiva;
  • Rio Claro;
  • Rio Grande;
  • São Lourenço.

Além disso, existem muitas outras estações de tratamento de esgoto. Formando uma rede complexa, para atender a todos os cidadãos.

Sabesp Santo André

A Sabesp Santo André é bastante recente. Se estivermos falando da administração dos serviços no ABC Paulista.

O início das atividades de água e esgoto iniciou-se, apenas, no ano de 2019. Apesar de a presença nas cidades vizinhas a Santo André, desde a década de 1970. Com especial destaque para a capital do estado.

A companhia entrou na cidade em meio à muitas crises de abastecimento, frutos das administrações anteriores. Naquele ano, o objetivo da Sabesp era o de regularizar o abastecimento de água e esgoto para toda a população.

Para isso, além de concluir as obras que já estavam em andamento, a empresa teve de anunciar um novo pacote de obras. O que, no final das contas, logrou êxito.

Além dos abastecimento de água, a Sabesp causou um impacto, enorme, no abastecimento de água na cidade. A população atendida saltou de 42% para 75%, em pouco tempo.

Além das estações de tratamento de água e de esgoto, a Sabesp, também, possui uma agência física na cidade de Santo André. Assim, ela pode se manter mais próxima da população, atendendo às suas demandas mais diversas.

Ela está localizada na Rua Oswaldo Cruz, no Jardim Stella. Próximo à diversas vias de acesso, para estar ao alcance de todos.

O horário de funcionamento da agência, também é bastante amplo. Em dias úteis, ela opera das 8 h até às 18 h. E, aos sábados, ela funciona até as 14 h.

Como deu para ver, a Sabesp Santo André tem trabalhado bastante, para servir à população da cidade. Isso sem deixar de atender às solicitações quotidianas.

Além disso precisamos lembrar que a companhia conta, também, com uma agencia virtual da Sabesp. Através dela, é possível ter acesso a todos os serviços que a agência física disponibiliza.

Assuntos relacionados

Confira os meios de contato de outras empresas online e podem ser uteis em algum momento para você:

Atendimento da Light
SAC da Coelba
Telefone da Energisa
Atendimento da Enel