Sabesp – Segunda Via, Serviços, Contas atrasadas, Pagamentos

Sabesp

A Sabesp é uma das maiores distribuidoras de água do mundo. E tem origem em uma estatal brasileira. Que foi privatizada, em 1996, na onda de privatizações da década de 90.

Porém, por ser uma empresa de interesse público, parte de suas ações continuam em poder do Estado. Dessa maneira, pode-se ter uma garantia de que as decisões da companhia representem os interesses da população do estado de São Paulo.

E, para atender esses interesses, existem diversos canais de comunicação para com a Sabesp. Falaremos deles e, também, um pouco mais sobre a própria empresa. Fique com a gente aqui no Quero telefone para saber mais e uma boa leitura.

Parcele Suas Contas

É possível que você, em algum ponto, por algum motivo, tenha acumulado dívidas com a Sabesp. Ou, então, que não consiga, nesse mês, pagar a totalidade das suas contas.

Nesses casos, basta que você entre no site da Sabesp, na área de Serviços. Em seguida, escolha a opção Pagamento de conta.

Na nova tela, se abrirão todas as opções disponíveis para o pagamento de suas contas. Incluindo o parcelamento das mesmas.

Importante salientar que esse parcelamento, a depender da situação, pode não estar disponível. Como, por exemplo, quando a água estiver cortada na residência.

Como Solicitar um Serviço da Sabesp?

Os serviços da Sabesp estão disponíveis tanto através do telefone de atendimento da Sabesp quanto do site da empresa. Dentre os serviços possíveis, estão:

  • Comunicação de vazamentos;
  • Comunicação de falta d’água;
  • Pagamento de contas;
  • Emissão de 2ª via.

Segunda Via de Conta Sabesp

Caso você tenha perdido a sua conta da Sabesp ou tenha um outro problema, pode pedir a segunda via da sua conta. Sem custo adicional.

Caso você receba a sua conta via e-mail, basta enviar a solicitação por lá. Ou, então, entrar em contato através dos telefones da Sabesp.

O número da Central de Atendimento é 0800 055 0195. O número 195 deverá ser utilizado, apenas, para emergências.

Também é possível utilizar a agência virtual da Sabesp. Essa se encontra no site da Sabesp.

Pague a Sua Conta Sabesp

A conta da Sabesp pode ser enviada tanto por e-mail, quanto pelo sistema dos Correios. E o pagamento, também, é facilitado.

Esse pode ser feito através da rede bancária tradicional ou através de correspondentes ou casas lotéricas. E, também, através do aplicativo do seu banco.

Também pode ser utilizada a já citada agência virtual da Sabesp. Que tende a ser mais rápida que os outros meios.

Sabesp Institucional

A Sabesp se apresenta como uma empresa de economia mista. Ou seja, parte dela é estatal, por ser de interesse público e parte é privada, na mão dos investidores.

Ela é responsável pelo abastecimento dos serviços de água e esgoto de 375 municípios do estado de São Paulo. Atendendo, assim, 28,6 milhões de pessoas.

Além disso, a empresa mantém parcerias com outras distribuidoras, inclusive privadas. Atendendo, assim, muitas outras cidades.

Além do serviço de distribuição, a empresa também oferece consultoria na gestão de recursos hídricos. Tanto para entes públicos, quanto para empresas privadas.

De Onde Vem a Água que Bebemos?

Para que a água chegue na sua torneira, ela passa por diversos processos. Ela começa nos mananciais, que consistem em reservas construídas a partir de lagos, rios ou outros corpos de água doce.

É possível, sim, extrair água potável de fontes de água salobra. Porém, em razão da grande oferta de água doce, no Brasil, esse processo se torna demasiado caro e desnecessário.

A partir desses mananciais, podem ser construídas barragens. E são construídas redes de tubulação, para levá-los às estações de tratamento de água. Lá, a água passa por processos de pré-cloração, pré-alcalinização, coagulação, floculação, decantação, filtração, pós-alcalinização, desinfecção e fluoretação.

Após a passagem pelas estações de tratamento de água, ela vai para a rede de distribuição. Passando por tubulações cada vez menores (e, assim, com maior pressão), elas chegam até a sua caixa d’água.

Como é Feita a Coleta e o Tratamento de Esgoto na Sabesp?

A Sabesp, como você sabe, não trata, apenas, da captação, tratamento e distribuição de água. É preciso que se trate o resultado do uso dessa água. Ou seja, o esgoto.

Para evitar o contato com esses efluentes, que podem causar doenças diversas, eles passam por encanamentos específicos. E, depois, caem em caixas de coleta e inspeção.

Esses encanamentos próprios seguem por uma rede específica, passando por tubos mais calibrosos. Por fim, chegam a estações de tratamento de esgoto, onde serão retirados os poluentes e demais resíduos.

Dentro dessas estações, existem diversos processo possíveis para o tratamento dos resíduos. Porém, o mais utilizado é o de lodo ativado, com o auxílio de bactérias, para consumir os poluentes, resultando em resíduos inertes.

Esses resíduos são, basicamente, água tratada. Depois disso, é feito um balanceamento químico da água, para devolvê-la ao ambiente.

Guias, Dicas e Orientações aos Clientes

Dentro do site da empresa, é possível encontrar diversas dicas de economia de água. Essas pequenas mudanças, apesar de reduzir pouco o impacto no meio ambiente (visto que o agronegócio e as indústrias impactam mais), diminuem, em muito, a sua conta de água.

E você pode esperar uma diminuição bastante expressiva. Pois as dicas são vastas e bastante completas.

Por fim, sabemos que sustentabilidade é um assunto bastante debatido. Por isso mesmo, infelizmente, muitos mitos são criados em torno dele. E esses são analisados e, se for o caso, refutados, nessa mesma área do site.

Conheça os Principais Programas Sobre o Meio Ambiente

Por trabalhar com um recurso natural, essencial à vida, a Sabesp, necessariamente, tem uma enorme preocupação ambiental. Preocupação essa que se reflete em diversos programa sobre o meio ambiente.

Um deles, criado, ainda, no ano de 1996, é o Uso Racional da Água. Ele busca aliar as mais modernas tecnologias disponíveis com mudanças nas atitudes dos usuários.

Isso Além disso, a Sabesp se compromete a emitir, anualmente, relatórios de sustentabilidade de suas ações. Esses relatórios estão disponíveis no site da empresa, tanto em inglês, quanto em português. A partir do ano de 2010.

Eles estão de acordo com diretrizes internacionais, para o melhor entendimento de qualquer pessoa que os leia. E seu nível de completude é bastante alto, para combater o desperdício de água.

Soluções Ambientais da Sabesp

Dentre as soluções oferecidas pela Sabesp, estão as preocupações com o desenvolvimento sustentável, em todos os seus empreendimentos. A começar pela prevenção de poluição hídrica e gestão de resíduos sólidos.

A segunda parte dessa solução consiste na melhoria contínua de seu pessoal. Isso se dá por treinamentos constantes e continuados, visando a qualidade ambiental e dos serviços ofertados, com um todo.

Isso, claro, obedecendo a legislação vigente e demais compromissos assumidos pela Sabesp. Critérios esses que devem ser assumidos, inclusive, pelos fornecedores da Sabesp.

Além disso, a Sabesp atua, na comunidade, para fomentar ações de preservação e proteção ambiental. E, quando essas não são possíveis, recuperação do mesmo.

Por fim, a Sabesp oferece cursos gratuitos, em diversas cidades nas quais atua. Com especial destaque para o curso de prevenção de vazamentos. Que podem, no fim das contas, afetar o fornecimento de um bairro inteiro.