Segunda Via Sabesp

Segunda Via Sabesp

Segunda Via Sabesp – Se você é usuário da Sabesp e quer saber como obter, na Sabesp, 2ª via da sua conta d’água, hoje falaremos como. De fato, como nós do Quero Telefone explicaremos, é um passo a passo bastante simples.

É possível, sim, fazer essa solicitação através do atendimento daSabesp, por exemplo. Porém, como você verá, ela é muito mais facilitada caso você utilize a agência virtual, dentro do site da Sabesp.

De fato, como falamos, o telefone da Sabesp é, ainda, a forma de contato mais frequente da empresa. Porém, de uns anos para cá, com a popularização do acesso à internet, esse fluxo tem sido direcionado para a internet.

No site da empresa, foi criada uma verdadeira agência virtual da Sabesp. Onde é possível obter todos os serviços que seriam possíveis em uma agência física. Como, por exemplo, obter uma segunda via de uma conta.

Por isso, mostraremos um passo a passo de como obter essa segunda via Sabesp. E você verá como é fácil esse processo.

Mas não falaremos, apenas, disso. Também, explicaremos, um pouco, da empresa em si e da sua história. Fique com a gente para saber mais.

O Que é A Sabesp?

Sabesp é a sigla para Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. E o seu nome é bastante descritivo de sua área de atuação e a quem ela atende.

Ela se mostra como uma empresa de economia mista. Ou seja, suas ações são abertas na Bolsa de Valores. Porém, o seu maior acionista continua sendo o governo do estado de São Paulo.

Isso se dá pois a Sabesp é uma empresa de interesse público. Assim, o governo do estado pode garantir que as decisões da companhia estarão alinhadas com os interesses da população do estado.

A Sabesp, propriamente dita, surgiu em 1973. Ela advém da fusão de seis companhias de água e esgoto que vieram antes dela:

  • Companhia Metropolitana de Águas de São Paulo (Comasp);
  • Saneamento de São Paulo (Sanesp);
  • Superintendência de Águas e Esgoto da Capital (Saec);
  • Fomento Estadual de Saneamento Básico (Fesb);
  • Saneamento da Baixada Santista (SBS);
  • Saneamento do Vale do Ribeira (Sanevale).

Mas, para além das áreas de atuação dessa empresas, a Sabesp passou a atuar em outros municípios. Englobando, inclusive, outras companhias menores, ao longo de sua história.

Onde a Sabesp Atua?

Por ser responsável pela captação, tratamento e distribuição de água e esgoto no estado mais populoso da Federação, a Sabesp é superlativa em vários sentidos. A começar pela quantidade de municípios que atende. Respondendo por mais da metade das cidades do estado e quase 10% dos municípios de todo o Brasil.

Dentre os sistemas produtores de água da empresa, podemos destacar:

  • Sistema Alto Cotia;
  • Sistema Alto Tietê;
  • Sistema Baixo Cotia;
  • Sistema Cantareira;
  • Sistema Guarapiranga;
  • Sistema Ribeirão da estiva;
  • Sistema Rio Claro;
  • Sistema São Lourenço.

Os sistemas de tratamento de esgoto, também, merecem destaque. Os principais são:

  • ETE ABC;
  • ETE Jesus Netto;
  • ETE São Miguel;
  • ETE Barueri;
  • ETE parque Novo Mundo;
  • ETE Suzano.

Sabesp Atualmente

Ao longo de quase 40 anos, a Sabesp cresceu muito. Atualmente, ela atende 371 dos 645 municípios do Estado de São Paulo. Precisamos nos lembrar de que, em todo os Brasil, existem pouco mais de 5500 cidades. Ou seja, boa percentagem delas é atendida pela Sabesp.

Em número de usuários, os dados são, ainda mais surpreendentes. São atendidos 26 milhões de pessoas. Na prática, um a cada dez brasileiros se serve da empresa, em alguma medida.

Dizemos isso pois os serviços de água e esgoto não são uniformes. Nem toda a população que se beneficia do abastecimento de água tem seu esgoto tratado. Por outro lado, o inverso não acontece.

Em 2004, a Sabesp foi considerada a sexta maior empresa distribuidora de água do planeta. O que merece um destaque especial em um país como o Brasil.

Quatro anos depois, ela mostrou interesse em se expandir a ponto de levar todos os seus serviços a toda a população do estado de São Paulo, até 2018. Mas esses planos foram frustrados em 2014.

Nesse ano, o estado foi acometido pela crise hídrica que afetou, principalmente, o Sistema Cantareira. Assim, a Sabesp teve de focar seus esforços em controlar a situação na capital.

A crise, em si, foi resolvida no ano de 2016. Porém, a imagem da Sabesp ficou arranhada. Isso pois ela foi considerada a maior responsável pela má administração dos recursos hídricos.

Atualmente, a empresa se encontra em um período de recuperação, por conta da crise hídrica. Isso enquanto enfrenta outros problemas de desabastecimento, por conta de fortes impactos ambientais, no Brasil todo, nos últimos 3 séculos.

Sabesp 2ª Via

A segunda via da sua conta da Sabesp está disponível através de sua agência virtual. Que, além desse serviço, possui vários outros, como, por exemplo, o parcelamento de contas.

A primeira coisa que você precisa fazer, ao entrar no site, é selecionar a cidade da qual você recebe os serviços da Sabesp. Atualmente, são mais de 300 municípios atendidos pela empresa.

Em seguida, você precisa definir uma senha para o acesso. Ela será utilizada para os acessos futuros. Caso você já tenha definido uma senha anteriormente, basta usá-la para entrar na sua área privada do site.

A Tela da Segunda Via Sabesp

Uma vez dentro da agência virtual da Sabesp, basta entrar na tela destinada à emissão dela. E, em seguida, informar o seu RGI.

O Que É o RGI?

O RGI é a sigla para Registro Geral de Imóvel. Ou seja, ele apresenta todas a informações da sua residência, como, por exemplo, a identificação dele para a Sabesp, para diferenciá-lo dos seus vizinhos.

Esse número está, facilmente, localizável na sua conta de água e esgoto. Ele pode mudar, de acordo com o modelo da sua conta. Mas, geralmente, está logo abaixo do logo da Sabesp.

Esse número deve ser fornecido para que você solicite quaisquer serviços da Sabesp. Como, por exemplo, a solicitação da sua segunda via Sabesp.

Solicitando a Segunda Via Sabesp

Uma vez informado o seu RGI, você já terá acesso à segunda via da sua conta d’água. Essa terá uma nova data de vencimento e, se for o caso, o valor atualizado.

Essa atualização é mais frequente em contas parceladas. Isso pois trata-se de um compromisso fiscal e não uma dívida, propriamente dita. Ou seja, quaisquer multas, juros e acréscimos serão cobrados na próxima conta.

Dessa maneira, quando solicitamos uma segunda via de uma conta recente a maior atualização será quanto a data de vencimento. E qualquer acréscimo será  mais provável de vir na próxima fatura. Que, por sua vez, virá na data prevista.

A obtenção da segunda via da sua conta de água da Sabesp, como você viu, é bastante facilitada. Isso porque esse é um serviço que visa a atender o maior número de pessoas possível.

A Sabesp é uma empresa que se destina a atender milhões de pessoas. Desde as nativas digitais, até aquelas que têm dificuldade com a lida corriqueira de tecnologias.

Sendo assim, esse passo a passo precisa, necessariamente, ser facilitado, para todas as pessoas. Antes, era utilizado o atendimento via telefone ou via agência física.

Porém, esse possuem suas limitações. A agência não é acessível a todos. E o telefone não possui o recursos visual.

A agência virtual veio para combinar as facilidades de ambos os métodos. E, assim, tornar o atendimento rápido e fácil para todos os usuários.