Site Oficial do INSS: Instituto Nacional do Seguro Social

Sem dúvida, o site oficial do INSS é o Meu INSS. Assim, a criação de um novo site surgiu para passar maior tranquilidade à vida do cidadão, podendo este conferir as suas informações previdenciárias desde o telefone ou em seu computador.

Sendo assim, confira todas as informações sobre o Site Oficial do INSS, aqui no Quero Telefone.

Decerto, você pode ter mais informações no site Meu Inss,  ou instale o aplicativo do Meu INSS. Assim, você terá acesso a quase 100 serviços do Governo Federal tudo isso sem pagar nada.

Para baixar o aplicativo, clique em uma das opções abaixo:

A saber, você pode baixar o aplicativo do MEU INSS para Android ou iOS, basta clicar em uma das opções abaixo.

google play

App aplle Store

Fazendo o cadastro no Site Oficial do INSS

Conforme informado, o Meu INSS é uma plataforma integrada do Governo Federal. De fato, isso significa que com o seu CPF e senha, terá um acesso para todos os serviços, como Carteira de Trabalho e de Habilitação Digital.

Sendo assim, para realizar o seu cadastro, você irá precisar informar o seu CPF, nome completo, data nascimento e outras perguntas sobre a sua vida previdenciária.

Mas se você preferir, pode criar uma senha provisória através dos Bancos que estão cadastrados pelo Governo Federal:

  • Banco do Brasil: bb.com.br > Serviços > Previdência social > Senha meu INSS > NAI;
  • Banese: banese.com.br > Internet Banking Banese > Serviços > Gerar Senha Meu INSS – NAI;
  • Banrisul: banrisul.com.br > Menu Serviços > Criar Código INSS;
  • Bradesco: bradesco.com.br > Outros Serviços > Documentos > INSS – Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS (NAI);
  • Itaú: itau.com.br >Previdência > INSS > Cadastrar senha inicial de acesso ao Portal Meu INSS;
  • Santander: santander.com.br > Outros Produtos > Demais Serviços > NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária;
  • Caixa Econômica Federal: caixa.gov.br/Páginas > Serviço ao Cidadão > INSS > Gerar Código para Serviço INSS;
  • Sicoob: sicoob.com.br > Outras opções > Previdência Social > Senha Meu INSS > NAI.

Casos de dificuldade ou problemas no acesso

Você irá encontrar o FAQ, de perguntas ou dúvidas frequentes dos usuários do Meu INSS. Ao mesmo tempo, você irá ter informações sobre casos em que sua conta fique em manutenção, recuperação de senha e entre outros, também podendo tirar essas dúvidas diretamente na Central 135, de segunda à sábado, das 07h às 22h.

Serviços oferecidos no Site Oficial do INSS

Através do sistema do Meu INSS você pode solicitar diversos benefícios sem sair de casa. Você pode até enviar a sua documentação, desde que ela esteja escaneada ou digitalizada. As fotos tiradas com o seu celular serão aceitas.

Assim, após você realizar esta solicitação, poderá acompanhar o seu requerimento através do número do protocolo, o andamento do pedido no Meu INSS ou entrando em contato através da Central de Atendimento, no telefone INSS 135.

Confira aqui alguns serviços que podem ser solicitados diretamente no Meu INSS:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição e por idade;
  • Pensão por morte;
  • Salário Maternidade;
  • Auxílio Doença;
  • Seguro Desemprego do Pescador Artesanal;
  • Benefícios assistenciais;
  • Solicitar pagamento de benefício que não foi recebido;
  • Revisão e recursos;
  • Certidão de tempo de contribuição;
Site Oficial do INSS

Um pouco sobre os serviços que são oferecidos no Site Oficial do INSS

Agendamentos e solicitações: Você pedir um benefício ou outro tipo de serviço através do INSS e fazer o acompanhamento desse requerimento em tempo real;

Pedido de aposentadoria: O pedido de aposentadoria pode ser feito através do tempo de contribuição ou por idade, seja a pessoa residente na zona urbana ou rural. A aposentadoria também é concedida em outros países que tenham acordos internacionais com o Brasil.

Simulador de aposentadoria: A ferramenta pode fazer uma busca automática de todas as informações que estão registradas no INSS e que comprovam o seu vínculo de contribuição. Se ainda não estiver em tempo para se aposentar, o sistema irá te informar quanto tempo falta para a sua aposentadoria.

Imposto de renda e outros serviços

Extrato do imposto de renda: É utilizado pelos beneficiários do INSS que precisam fazer o pagamento do Imposto de Renda.
Extrato de pagamento:
Esse história demonstra que a pessoa está recebendo um benefício do INSS e mostra a sua renda mensal. Ele aceito para fins legais, como uma abertura de conta bancária, abertura de crediário, empréstimo consignado, gratuidade a idosos no transporte interestadual e outras finalidades.

Declaração de beneficiário do INSS: É a declaração que consta um benefício do INSS ou não em seu CPF. Alguns órgãos do Governo costumam exigir este documento.

Extrato de contribuição (CNIS): O CNIS conta o histórico de contribuição do trabalhador, seja ele um empregado, microempreendedor individual, empresário, empregado doméstico e também sobre o que já está aposentado. Além disso, permite saber mês a mês se a empresa está fazendo devidamente os recolhimentos que são devidos ao INSS.

Também te permite saber quais os períodos que estão faltando para que você possa se aposentar. Alguns Bancos federais permitem verificar esse extrato, como a Caixa Econômica e o Banco do Brasil.

Resultado de benefício por incapacidade: Informa se o segurado está ou não apto para ir ao trabalho. Esse serviço se destina as pessoas que solicitaram o Auxílio Doença ou um benefício por estarem incapazes de fazerem suas funções cotidianas.

Carta de concessão de benefício: É um documento que comunica ao cidadão sobre a concessão de um benefício (que de fato ele recebeu a concessão de um benefício), além de informações relativas que constam onde este irá receber o seu pagamento: Em qual Agência.

Atualização de dados cadastrais: Você poderá atualizar dados de contato, como telefone, e-mail, tanto aos que já tem um benefício do INSS ou que são contribuintes. Pois é possível também informar um novo endereço, caso você tenha se mudado.

Envio de atestado médico

Você pode enviar o seu atestado médico através do Meu INSS. O documento passará por avaliação na perícia, assim como acontece presencialmente.

Como cumprir as exigências?

Quando for preciso cumprir uma exigência referente a algum requerimento que você fez no Meu INSS, como aposentadoria ou pensão por morte, geralmente quando é preciso cumprir uma exigência, envio de documento novamente ou que está faltando, o contribuinte vai receber um SMS em seu celular.

Por fim, você também pode conferir mais informações no site da Previdência. Para realizar o cadastro, basta informar os dados do segurado, como nome, cpf, nome completo da mãe e a cidade de nascimento.

Agora que você já tem todos os dados, já sabe para onde solicitar ou acompanhar a um benefício do INSS.

Deixe seu comentário

22 − 18 =