Quero Telefone

Sobre o Quero Telefone

O Quero Telefone é um site que divulga os meios de contato das principais empresas do Brasil.

Além do número de telefone, também divulgamos outros meios de contato, para que você, consumidor, possa buscar resolver seus problemas ou tirar dúvidas da melhor forma possível.

Para tanto, nos dedicamos ao máximo em oferecer conteúdo relevante e que faça toda a diferença na sua busca por soluções.

Vale lembrar, que o site tem caráter informativo apenas e jamais terá vínculos com qualquer empresa que venhamos a divulgar em nosso site.

Abaixo vamos destacar alguns aspectos do que é o SAC e sua importância para empresas e consumidores.

Sobre o SAC

O SAC é um canal que estabelece o contato direto entre cliente e empresa para solucionar problemas, dúvidas, reclamações e propor melhorias.

Além disso, ele é responsável por mediar conflitos e fortalecer o relacionamento com o consumidor, o que é de grande importância para os negócios. Saiba mais neste post!

Não tem nada mais frustrante para um cliente do que ter que contactar uma empresa e não conseguir, seja por falta de um canal de comunicação disponível, seja pela demora em receber a resposta.

Entender o que é SAC, portanto, é fundamental para evitar esse tipo de situação e conseguir satisfazer o consumidor.

Por vezes, é muito difícil encontrar os meios de contato de uma empresa, o site Quero Telefone tenta minimizar isso, divulgando de maneira ostensiva os meios de contatos dessas empresas para os consumidores.

Foi pensando nisso que preparamos este artigo. Não somente para explicar o que significa essa sigla, mas também para enfatizar a importância da ferramenta e a divulgação do SAC de várias empresas em nosso site.

Vale dizer que ela ocupa um campo crucial na relação com o cliente: pode tanto elevar o nível de credibilidade da marca como aumentar o número de detratores do negócio.

O que é SAC?

SAC significa Serviço de Atendimento ao Consumidor. Consiste em um recurso voltado a estabelecer contato direto entre clientes e empresas, por meio de canais de comunicação e informação.

Pode ser utilizado pelo consumidor, por exemplo, para esclarecer dúvidas, solicitar informações, fazer reclamações etc. Em certos segmentos, inclusive, o SAC é um requisito obrigatório nas empresas, sendo regulamentado por lei.

Histórico

O SAC surgiu e se desenvolveu no decorrer do século 20, quando da popularização e legitimação do telefone como um canal institucionalizado no universo empresarial.

Se formos analisar friamente, esse recurso é notável por aproximar as marcas de seus clientes.

Foi com esse propósito, afinal, que o SAC foi implementado nas mais variadas empresas: criar um canal direto para o cliente entrar em contato, tirar dúvidas, buscar e propor soluções, e até mesmo fazer reclamações quanto ao produto ou serviço comercializados.

Características

Historicamente efetivado por meio do telefone, o SAC tende a seguir um padrão de funcionamento, com script de atendimento e procedimentos específicos destinados a ouvir e a sistematizar as solicitações dos clientes.

Desde o seu surgimento, porém, a ferramenta vem evoluindo. Hoje, por exemplo, ela funciona também no formato de e-mail e chat online, de modo a facilitar a comunicação.

Ainda neste post, abordaremos especialmente o desenvolvimento do serviço e qual o estágio que ele se encontra hoje. Continue a leitura e confira essa informação. Ela é fundamental para as estratégias de gestão e operacionalização de atendimentos.

Qual a sua importância para as empresas e consumidores?

Primeiramente, convém destacarmos a sua importância tanto para as empresas quanto para os consumidores. Vimos que o SAC realmente foi uma invenção fabulosa, certo? Entendemos que é muito melhor o cliente ter a chance de reclamar para a empresa do que fazer isso em outras esferas e para outros atores.

A missão do SAC é recolher reclamações, dúvidas e sugestões para, em seguida, oferecer soluções, informações e compreender os desejos e as necessidades do consumidor.

Ele é um canal voltado para mediar conflitos, atenuar tensões e fortalecer o relacionamento com o cliente. É responsável, portanto, por construir e manter a credibilidade do negócio.

Por isso, os agentes que atuam nesse setor precisam ser altamente capacitados e atuar com base na empatia, pois, como você sabe, satisfazer o cliente é uma das principais formas de conquistar sua fidelização, certo?

Quais os benefícios que o SAC apresenta para as empresas?

Além do diferencial competitivo — que é a satisfação por meio do atendimento —, o SAC pode fornecer outros benefícios para a empresa. Com os avanços tecnológicos e a evolução dos sistemas de informação e comunicação, o serviço se tornou muito mais ágil, completo e repleto de possibilidades.

No passado, as organizações trabalhavam apenas com o telefone como canal de comunicação.

Hoje, existem diversas formas de viabilizar meios de contato para que o cliente se aproxime da marca e nós procuramos divulgá-los para que você possa escolher a melhor opção para entrar em contato com a empresa.

Principais canais para o SAC

Além do telefone, podemos mencionar os principais:

  • Atendimento via chat online;
  • Atendimento via e-mail;
  • Atendimento via redes sociais da internet;
  • Atendimento via aplicativos de mensagens.

Independentemente do canal utilizado, é indispensável alguns princípios, como:

  • Empatia;
  • Agilidade nas respostas;
  • Eficiência na solução dos problemas;
  • Capricho na linguagem;
  • Capacidade para resolver conflitos;
  • Personalização do atendimento.

Diferença entre SAC e ouvidoria

É muito importante, também, pontuarmos brevemente as diferenças entre SAC e ouvidoria. Isso porque, grande parte dos gestores e profissionais que trabalham com atendimento ainda confundem esses termos.

Enquanto o SAC é o canal direto entre cliente e empresa para solução de problemas, a ouvidoria é um conceito mais amplo. No setor privado, ela consiste em um órgão que atua dentro da empresa de modo estratégico, preventivo e/ou corretivo.

Podemos resumir que a ouvidoria é uma instância superior ao SAC. Ou seja, antes de acionar a ouvidoria, o cliente precisa passar pelo SAC, que é o primeiro canal de contato.

SAC 2.0, 3.0 e 4.0

SAC 2.0

Após o surgimento do SAC, quando o telefone figurava como o único canal de comunicação no meio comercial, o recurso passou por alguns processos.

O primeiro deles ocorreu a partir da expansão da internet, quando os canais se multiplicaram e os clientes passaram não somente a comprar, mas também a interagir com as empresas.

Desse panorama surgiu o SAC 2.0, um modelo que deixou para trás o script e os processos engessados, privilegiando um novo elemento: o diálogo.

SAC 3.0

Mais tarde, como consequência, surge o SAC 3.0, propondo uma abordagem omnichannel (integração entre os canais de atendimento). Assim, o foco na comunicação e relacionamento ganhou novos ingredientes, como o entendimento aprofundado do perfil do consumidor, a promoção de experiência ao cliente e o atendimento personalizado e automatizado.

SAC 4.0

Atualmente, o SAC 4.0 é considerado o estágio mais elevado nas práticas de atendimento. Traz a novidade da utilização de técnicas automatizadas de coleta e análise de dados e informações dos clientes.

Seu objetivo é trabalhar com uma base de cruzamentos de dados para traçar perfis e gerar relatórios que permitam análises sobre as necessidades, o comportamento e o desejo dos consumidores. O resultado: atendimentos mais eficazes, ágeis, humanizados e personalizados.

De forma geral, podemos concluir este artigo apresentando os seguintes benefícios do SAC para clientes e empresas:

  • Integração dos múltiplos canais de comunicação;
  • Análise e conhecimento aprofundados do comportamento do consumidor;
  • Visão única do cliente que permite um atendimento personalizado;
  • Cruzamento de dados;
  • Arquivamento e consulta de histórico de atendimentos;
  • Acompanhamento dos atendimentos.

Realmente, entender o que é SAC, suas funções e ferramentas é primordial para melhorar os processos de atendimento ao cliente.