Skip to main content
Telefone Cartão Cidadão

Telefone Cartão Cidadão – Atendimento 0800

telefone cartão cidadãoTelefone Cartão Cidadão

Todos os canais de atendimento do telefone Cartão Cidadão

Se você está procurando o Telefone Cartão Cidadão e demais meios de contato, então, você acaba de chegar no lugar certo! Afinal de contas, aqui você encontrará todos os meios de entrar em contato com o Cartão Cidadão. Bem como com a Caixa também.

Nesse texto, você saberá como obter informações por meio do telefone Cartão Cidadão, além de também conhecer um pouco mais de sua longa história. Portanto, continue lendo para conferir tudo isso aqui!

O Que é o Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão é usado para facilitar o acesso aos serviços de benefícios sociais, e também trabalhistas em todo o país.

Além disso, ele pode ser utilizado nos mais diversos canais autorizados de pagamento da Caixa Econômica Federal espalhados pelo Brasil.

É um cartão magnético muito parecido com qualquer cartão de débito ou crédito. Porém, ele funciona de maneira bem semelhante a um documento.

Dessa forma, por meio do Cartão Cidadão, o usuário pode receber diversos benefícios do governo. E também benefícios pagos aos trabalhadores.

Quem Pode Solicitar o Cartão Cidadão?

O Cartão do Cidadão foi criado para quem possui benefícios sociais e trabalhistas, os quais que estão disponíveis para sacar. São eles:

  • Abono Salarial;
  • Seguro-Desemprego;
  • Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  • Bolsa Família,
  • Programa de Integração Social (PIS).

Contudo, é importante frisar que não é necessário ter uma conta na CAIXA para ter acesso tanto ao saque, quanto ao Cartão Cidadão.

Porém, se você já possui uma conta individual na Caixa Econômica, seja ela uma Conta Corrente ou Poupança, é possível receber o benefício diretamente por ela, sem a necessidade de solicitar o Cartão Cidadão.

É essencial sempre manter o número de telefone e o endereço atual atualizados, para garantir o uso do seu cartão.

Como Solicitar Um Cartão Cidadão?

Para solicitar o seu cartão, é muito simples e fácil. Então, confira abaixo quais são as diferentes maneiras para realizar o pedido de forma rápida e prática:

Telefone Cartão Cidadão

O número do telefone Cartão Cidadão é 0800 726 0207. A ligação é gratuita. Além disso, o atendimento via telefone é feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h.

Nos sábados, é das 10h às 16h. Por esse telefone, você também pode consultar seu saldo disponível para saque.

No entanto, é necessário tem em mãos os seguintes documentos ao ligar no telefone Cartão Cidadão: RG, CPF, o PIS ou o NIS.

Cartão Cidadão – Solicitação Via Agência da Caixa

Além do telefone Cartão Cidadão, você também pode realizar a solicitação comparecendo a uma das várias agências da Caixa espalhadas pelo país.

Porém, ao se dirigir a uma agência para solicitar o Cartão Cidadão, é preciso levar os seguintes documentos: RG, CPF, CNH, ou qualquer outro documento que tenha uma foto, juntamente com seu PIS ou NIS.

Cartão Cidadão Via Internet

Enfim, também é possível solicitar o Cartão Cidadão pela internet. Nesse caso, o pedido pode ser 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim, basta entrar no link abaixo, digitar seu CPF, NIS (Número de Identificação Social) ou e-mail, e sua senha.

O link é:

https://acessoseguro.sso.caixa.gov.br/cidadao/auth?response_type=code&client_id=portal-inter&segmento=CIDADAO01&template=portal&redirect_uri=https://acessoseguro.sso.caixa.gov.br/portal/login

Senha Cartão Cidadão

Contudo, para realizar o saque do seu dinheiro, é necessário criar uma senha. Ela habilita e valida o cartão. Dessa forma, ele fica disponível para o usuário sacar os benefícios sociais e trabalhistas, que são administrados pela Caixa.

Além disso, tudo é feito sempre de maneira segura e prática, por meio das Unidades Lotéricas, dos terminais de autoatendimento, dos Pontos de Atendimento da Caixa, Telefone Cartão Cidadão, pelos Correspondentes Caixa Aqui. Bem como em alguma das milhares de Agências espalhadas pelo país.

Se desejar fazer por uma Unidade Lotérica, primeiro é necessário ligar para o Atendimento Caixa ao Cidadão, cujo número é 0800 726 0207.

Em seguida, ir até a lotérica mais próxima em sua cidade, com seu Cartão do Cidadão em mãos, além de um documento oficial com foto. Documento esse que pode ser qualquer um dos listados abaixo:

  • RG ou Carteira de Identidade;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – modelo atualizado com foto, ainda que esteja fora do prazo de validade, ou até mesmo usando o novo modelo digital;
  • Carteira Profissional como, por exemplo, OAB, CRM, etc.;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – modelo informatizado;
  • Carteira Funcional;
  • Identidade Militar;
  • Carteira de Identidade de Estrangeiro,
  • Passaporte.

Além disso, ao criar sua senha em uma lotérica, é necessário também assinar o Termo de Responsabilidade para Cadastramento da Senha Cidadão.

Enfim, trata-se de um documento obrigatório que pode ser baixado diretamente pelo site da Caixa.

O link para acesso é: https://www.caixa.gov.br/Downloads/fgts-cartao-cidadao/Termo-Responsabilidade.pdf

Porém, o Termo de Responsabilidade para Cadastramento da Senha Cidadão só pode ser assinado diante de um atendente oficial da Caixa, da agência ou da lotérica.

Contudo, se desejar fazer esse serviço em alguma Agência da CAIXA, a apresentação do Cartão Cidadão não é obrigatória. Só precisa levar qualquer um dos documentos oficiais descritos na lista acima.

Como Consultar o Saldo do Cartão Cidadão?

É muito fácil, simples, rápido e seguro consultar o saldo disponível para saque. Ele pode ser feito das seguintes formas:

  • Telefone Cartão Cidadão: 0800 726 0207;
  • Internet: acesse o site da Caixa Econômica Federal, e siga os passos abaixo:

Link: https://acessoseguro.sso.caixa.gov.br/cidadao/auth?response_type=code&client_id=portal-inter&segmento=CIDADAO01&template=portal&redirect_uri=https://acessoseguro.sso.caixa.gov.br/portal/login

1 – Informe seu número de CPF, NIS ou seu e-mail;

2 – Clique no reCAPTCHA ‘Não Sou um Robô’;

3 – Clique no botão “Cadastrar Senha”;

4 – O sistema te redireciona para uma página com os Termos do Cadastro Digital. Após ter feito a leitura atentamente, clique em “Aceito”;

4 – Escreva seus dados pessoais, preenchendo todo o cadastro. No final, marque o reCAPTCHA novamente. Sendo assim, o sistema pedirá o número do NIS, que é o mesmo do Cartão Cidadão e do PIS;

5 – Informe seu e-mail para que, assim, o sistema possa confirmar a solicitação do cadastro da senha. Cliquem em “Confirmar”, e novamente no reCAPTCHA;

6 – Abra seu e-mail e confirme o acesso, clicando no link que será enviado. Se não achar na Caixa de Entrada, procure em Spam/Lixo Eletrônico;

7 – Cadastre sua senha, contendo de 6 a 8 caracteres;

8 – Após o cadastro, se o sistema fizer perguntas, responda com atenção, pois elas garantem a veracidade das informações. No entanto, o acesso poderá ser bloqueado em caso de inconsistência;

9 – Uma nova página será aberta, onde é possível consultar todos os benefícios disponíveis. Se não houver nenhum saldo, o sistema também mostrará.

Como Solicitar a Segunda Via do Cartão Cidadão?

Caso você venha a perder seu Cartão Cidadão, ou se ele for roubado, você pode solicitar a segunda via. Basta seguir os mesmos passos da primeira solicitação.

Esqueci Minha Senha, e Agora?

Se você possui o Cartão Cidadão, mas não se lembra da senha, não é preciso entrar em pânico. Afinal de contas, é fácil recuperar.

Dessa forma, basta comparecer a uma agência ou Unidade Lotérica da Caixa, com seu cartão e um documento oficial.

Ou pode ainda ligar para o Telefone Cartão Cidadão, cujo número é o 0800 726 0101. Lembrando que essa ligação não tem custos. Ou seja, é totalmente gratuita.

Cartão Cidadão Cancelado

Imprevistos acontecem a todo o momento, e a Caixa está ciente disso. Por isso, oferece os melhores métodos para que seus problemas sejam resolvidos.

Caso seu cartão venha a ser cancelado, roubado ou se ainda estiver muito danificado a ponto de não ser possível usá-lo, você terá que solicitar uma segunda via, conforme descrito mais acima.

Ainda é possível sacar seu benefício sem o cartão, pois ele é feito diretamente através do caixa. Desse modo, basta solicitar a ajuda de algum atendente altamente treinado e capaz de auxiliá-lo no momento.

Aplicativo da Caixa

Do mesmo modo que o telefone Cartão Cidadão, e demais formas de contato mostradas aqui, também é possível ter acesso aos serviços da Caixa de onde você estiver, usando seu celular ou tablet.

Para isso, baixe o aplicativo que está disponível na Google Play Store, para Android, e na App Store para iOS.

Assim, você poderá consultar extratos e saldos, rendimentos e cotas do PIS. Ou ainda para ver se você tem direito ao Seguro-Desemprego e ao Abono Salarial.

Depois de feito o pedido, o Cartão Cidadão será entregue no endereço dado pelo contribuinte. Ou ainda pode ser retirado em uma das milhares de agências da Caixa, espalhadas por todo território nacional. A escolha fica a seu critério.

Redes Sociais

É impossível viver no mundo de hoje sem as redes sociais. Afinal de contas, elas estão presentes em vários momentos do nosso dia a dia, praticamente desde a hora que acordamos, até a hora em que dormimos.

Seja para o trabalho, informação, ou simplesmente para a distração, elas se tornaram uma aliada indispensável como meio de comunicação. E foi pensando nisso que a Caixa criou contas oficiais nos principais sites.

Dessa forma, além de usar o telefone Cartão Cidadão, e demais meios de contato descritos aqui, você também pode usar algumas das redes sociais da Caixa descritas abaixo:

Confira abaixo os links das mídias sociais:

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal (CEF) ou apenas Caixa, como é mais comumente chamada, é um banco e uma instituição financeira pública, com autonomia administrativa e patrimônio próprio.

Com sede na Capital Federal do Brasil, em Brasília. Trata-se de uma instituição vinculada ao Ministério da Economia.

Está disponível em todos os 27 estados, e conta atualmente com mais de três mil agências.

É integrada ao Sistema Financeiro Nacional que, por sua vez, é um conjunto de instituições financeiras ou não, cujo objetivo é gerir a política monetária e de crédito do Governo Federal.

Suas decisões são submetidas ao Banco Central do Brasil e ao Ministro da Economia.

Suas operações e contas estão sujeitas a julgamento e exames do TCU, o Tribunal de Contas da União. Além disso, conta com caráter excepcional com serviços bancários, que são autorizados pelo Conselho Monetário Nacional.

Foi fundada no Rio de Janeiro, em 12 de janeiro de 1861, pelo então Imperador Dom Pedro II, e tem 159 anos de idade. Seu atual presidente é Pedro Guimarães. Ademais, conta com aproximadamente 85 mil funcionários.

Na sua criação, era chamada de Caixa Econômica da Corte, e tinha o objetivo de conceder empréstimos sob penhor, sempre com a garantia do governo imperial, e com o intuito de incentivar a poupança.

Característica essa que a diferenciava de outras instituições concorrentes na época, as quais cobravam juros altíssimos e abusivos dos devedores, e agiam sem dar muita segurança a seus clientes.

Serviços Caixa

A Caixa então passou a ser muito popular e procurada pelas camadas sociais mais pobres.

Incluindo até mesmo os escravos, que poderiam economizar para suas cartas de alforria. Portanto, desde sua criação, a empresa teve o foco no social.

O empréstimo sob penhor, porém, só foi possível na gestão do ex-presidente Getúlio Vargas. Em 1934, obrigou que a mesma pudesse ser feita, o que aniquilou outras instituições particulares que ofereciam o mesmo serviço, mas cobrando juros altos.

Sua missão é atuar no desenvolvimento sustentável do país e na promoção de cidadania, enquanto Instituição Financeira e agente de políticas públicas, com a parceria estratégica do Governo Federal.

De acordo com o Decreto de Lei número 759, de 12 de janeiro de 1969, a Caixa é constituída como empresa pública, sempre atuando como prestadora de serviços.

Operações Caixa

Atualmente, é tido com o maior banco público da América Latina, tendo também como foco em operações comerciais grandes. Porém, sem jamais perder sua faceta social, pois ainda é a responsável pelas seguintes operações:

  • Programa de Integração Social, ou PIS: tem como foco a participação na receita dos órgãos e instituições para os colaboradores públicos e privados, o pagamento do seguro desemprego e o abono. Foi criado em 1970, durante a Ditadura Militar, no governo do ex-presidente Emilio Garrastazu Médici.
  • Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, ou FGTS: criado com a finalidade de proteger o trabalhador que for demitido sem justa causa. Assim, ele funciona da seguinte maneira: no início de cada mês, os empregadores depositam em nome dos empregados um valor correspondente a 8% do salário bruto de cada um.

Dessa forma, quando o funcionário é demitido, ele tem direito a receber esse valor. Foi instituído também durante a Ditadura Militar, no ano de 1966, pelo ex-presidente Humberto Alencar Castello Branco.

  • Bolsa Família: criado no ano de 2003 pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, tem como objetivo auxiliar famílias em situação de pobreza (com renda per capita de R$89,00 a 179,00) ou extrema pobreza (com renda per capita de até R$89,00), que tenham gestantes ou crianças e adolescentes entre 0 a 17 anos.

Portanto, agora que você já conhece o telefone Cartão Cidadão, e todos os demais meios de comunicação com a Caixa, basta entrar em contato e sanar todas as suas dúvidas.

Leia Também:

Telefone Detran SP – SAC, Telefone 0800 e Ouvidoria

Telefone Ministério do Trabalho

SAC Salvador Shopping – Agendamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *