Telefone Detran DF – Canais de Atendimento

Telefone Detran DF

Todos os meios de contato pelo telefone Detran DF

No post de hoje, você irá conferir qual é o Telefone Detran DF, e conhecer todos os outros canais de atendimento, para poder entrar em contato sempre que precisar.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran DF), é um órgão estadual, que cuida das cobranças de tributos veiculares obrigatórios, de multas e de muitas outras ações.

Dessa forma, a sua atuação é fundamental para o bom funcionamento das ruas e do trânsito em geral, tanto no Distrito Federal, quanto nas cidades vizinhas.

Assim, o Detran garante um sistema eficiente entre motoristas, veículos, pedestres e vias.

Entre as funções do Departamento estão:

  • Cuidar da aplicação das leis de trânsito;
  • Treinar e reciclar motorista;
  • Cobrança de multas, taxas, e tributos veiculares obrigatórios, tais como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), e o seguro Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT),
  • Como também treinar motoristas que estão em busca da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Portanto, confira aqui o telefone Detran DF e todos os demais canais de atendimento disponibilizados para atendimento ao público em geral.

Telefone Detran DF – Central de Atendimento ao Cidadão

Um dos meios de entrar em contato com o Detran/DF é através da Central de Atendimento, que funciona 24 horas por dia, com atendimento eletrônico; e das 7h às 19h, em dias úteis, com atendimento humano.

Assim, os usuários que entrarem em contato pelo Call Center, contarão com uma equipe de cerca de 40 profissionais altamente capacitados.

Dessa forma, eles trabalham para esclarecer as dúvidas, informações ou sobre os serviços prestados pelo Órgão, como:

  • Licenciamento de veículos;
  • Pagamentos e multas,
  • Processo para tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O atendimento é feito pelo telefone Detran DF 154, para quem está no DF. E pelo número (61) 3120-9800, para quem está fora do DF.

Aplicativo: Detran Móvel

Atento as inovações tecnológicas e buscando facilitar o processo de atendimento dos motoristas brasilienses, o Detran-DF se adequou à modernidade e criou o aplicativo: Detran Móvel. Dessa forma, além do telefone Detran DF, o usuário ainda pode contar com mais essa facilidade.

O aplicativo amplia o acesso à serviços que o Departamento oferece. Assim, ao acessar o serviço, o condutor pode consultar os pontos da CNH, a situação do veículo e acompanhar os resultados de bancas examinadoras.

Além disso, pode ainda conferir o endereço dos postos de atendimento da Autarquia e quais as clínicas credenciadas.

O aplicativo está disponível para download gratuitamente no Google Play para dispositivos Android, e na Apple Store para dispositivos iOS.

Telefone Detran DF – Ouvidoria

O Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal – SIGO/DF é composto pela Controladoria-Geral, Ouvidoria-Geral e Ouvidorias Especializadas.

Afinal, o Detran/DF, trabalha para facilitar o contato entre os cidadãos e o Órgão.

Por meio dele, o motorista tem acesso à pontuação de CNH, disponibilidade do portal do Órgão, informações sobre emissão de boletos de multas, e também sobre processos de habilitação.

Além de contar com o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).  Por meio do SIC, qualquer pessoa, física ou jurídica, pode encaminhar pedidos de informação para todos os órgãos e entidades do Poder Executivo do DF.

Sendo assim, confira abaixo como entrar em contato:

Além disso, se o indivíduo preferir, ele pode entrar em contato com o Detran através da Central de Atendimento do Governo do Distrito Federal (GDF)

Aliás, as ligações são gratuitas se realizadas de telefones fixos e de celular.

A Central 162 disponibiliza serviços para assuntos de Ouvidoria, como reclamações, sugestões, elogios, denúncias e informações.

Ademais, o horário de atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 21h. Sábado, domingo e feriados, das 8h às 18h. Além disso, a ligação gratuita para telefone fixo e celular.

Site Detran DF

O Departamento de Trânsito do DF conta também com um site www.detran.df.gov.br. Dessa forma, o usuário tem ainda mais facilidade na hora de contatar o órgão.

Desse modo, ao acessar a página, é possível encontrar o telefone e endereço de todas as unidades do Órgão na capital.

O motorista pode ainda acessar o link do “Acesso à Informação”, que está disponível em todos os sites do GDF. Porém, se preferir, podem ainda acessar o “Portal da Transparência”.

Portal de Serviço ao Cidadão – Detran DF

Enfim, além do telefone Detran DF, e dos outros meios de contato que o órgão disponibiliza, há ainda o “Portal de Serviço ao Cidadão”. Desse modo, por meio dele, o motorista tem acesso a 11 serviços que antes só poderiam ser realizados por meio do atendimento presencial.

Lançado no dia 6 de agosto de 2020, o Portal reúne um conjunto de inovações tecnológicas. Dessa forma, elas têm como objetivo facilitar o acesso aos serviços do Detran pela Internet.

Assim, por meio do Portal de Serviços, e com o aplicativo Detran Digital, o Departamento disponibiliza os serviços de:

Habilitação

– Consulta Habilitação ou Restrição (Consulta de dados sobre a habilitação, Consulta restrições da Habilitação, QRCode para a CNH digital, Emissão de nada conta da habilitação, Consulta de pontuação da habilitação);

– Cadastro de endereço de CNH ou PPD – Permissão Para Dirigir – (aquele que não coletou a biometria, precisa realizar a identificação pessoal, para que possa dar andamento ao 1° acesso ao serviço);

– Autorização para estacionamento de idoso (emissão);

– Autoidentificação do condutor infrator (aquele que não realizou a coleta da biometria, precisa realizar a identificação pessoal para o 1° acesso ao serviço);

Veículo

– Vincular ou Desvincular um veículo ao cadastro do seu proprietário (autorizar o acesso aos dados do veículo);

– Solicitar segunda via CRLV;

– Solicitar segunda via CRV;

– Consultar financiamentos;

– Passar uma notificação de autuação para penalidade;

– Alterar endereço de veículo (aquele que não realizou a coleta da biometria deverá realizar a identificação pessoal para o 1° acesso a este serviço),

– Consultar restrições e débitos.

Segurança de dados

Os serviços do Portal do Detran DF exigem a identificação no momento da navegação. No entanto, em determinadas situações, como é o caso de mudança de endereço do veículo, pode acontecer de o sistema solicitar mais informações.

Além disso, também pode aparecer uma mensagem automática, frisando a importância de o indivíduo comparecer a uma unidade do Departamento. Portanto, somente depois que todas essas etapas forem concluídas, é que o cidadão terá acesso às  funcionalidades oferecidas pelo Portal.

Na Hora

O Detran/DF também presta atendimento nas unidades do “Na Hora”.

Nos postos de atendimentos de Taguatinga, Ceilândia, Rodoviária, Riacho Fundo I e Sobradinho, o cidadão pode solicitar serviços para:

  • Habilitação (emissão de 2ª via de CNH, com ou sem alteração de dados, atualização de endereço, abertura de processo de renovação para tripulante e troca de permissão);
  • Veículos (atualização de endereço e comunicação de venda).

O Na Hora – Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão – no âmbito do Distrito Federal, foi instituído pelo Decreto nº 22.125, de 11 de maio do ano de 2001.

Com a finalidade de reunir, em um único local, representações de órgãos públicos federais e distritais, de forma articulada, para a prestação de serviços públicos aos cidadãos.

Os postos de atendimento do “Na Hora DF”, se tornaram uma saída para os usuários do Detran que precisam de serviços básicos, como a emissão de documentos, por exemplo. Um dos campeões de procura é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, ou CRLV.

Sendo assism, para agendar os serviços, basta ligar na Central de Atendimento, pelo telefone Detran DF 154.

Contudo, se desejar, também pode acessar o link http://www.detran.df.gov.br/agendar-atendimento-destaque/ e escolher a data e o local em que pretende ser atendido.

Os horários de atendimentos, telefones e endereços do “NA Hora” podem ser consultados no site do Detran DF.

Telefones Detran DF – 193 e 190

O motorista também pode contactar o Detran, para informações sobre irregularidades e atendimento de emergência por meio dos telefones: 193 e 190.

Mas atenção, esses números são apenas para casos de urgência como:

  • Acidente de trânsito;
  • Carro preso em estacionamento;
  • Semáforo apresentando defeito;
  • Obstáculos na via;
  • Veículo quebrado;
  • Animais soltos;
  • Objetos obstruindo o trânsito,
  • E flagrante de manobras perigosas no trânsito.

Agendamento Online

Com a finalidade de acabar com as enormes filas nos postos de atendimento, desde fevereiro de 2019 o Detran criou o Agendamento Online para dar apoio ao brasiliense.

Assim, em caso de alguma dúvida, o cidadão pode ligar em vez de se dirigir a um local físico e ocupar ainda mais espaço.

Ademais, o “Agendamento Online” disponibiliza para os usuários serviços de veículos como:

  • Emissão de CRV com inclusão de gravame;
  • Mudança de município ou proprietário de outra Unidade da Federação (UF);
  • Transferência de propriedade de veículos;
  • Alteração de características,
  • E vistoria antecipada.

Além disso, para as pessoas com deficiência, o agendamento eletrônico disponibiliza a solicitação de credencial de estacionamento. Bem como serviços de obtenção e renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Aliás, no Agendamento Online, o motorista pode escolher o dia e o horário para ser atendido.

Desse modo, basta acessar o site do Departamento por meio do  endereço www.detran.df.gov.br, encontrar a aba “Serviços”, opção “Medicina de Trânsito” e, em seguida, clicar em Agendamento de Serviços.

Redes Sociais

O Detran do Distrito Federal conta com uma Assessoria de Comunicação (Ascom), que produz diariamente boletins informativos e notícias relacionadas ao Órgão.

A Ascom, do Detran, atua com a finalidade de manter sempre a transparência, celeridade, presteza e, sobretudo, no interesse social.

Dessa forma, está disponível qualquer hora do dia ou da noite, por meio do telefone Detran DF, computador ou tablet. Além disso, o cidadão pode acessar as contas oficiais do Órgão no Twitter, Instagram, Facebook e YouTube.

A Ascom visa aprimorar e aproximar o relacionamento do Departamento tanto com a sociedade, quanto com a imprensa. Assim, ela divulga as informações, notícias e boletins em seus sites e rede sociais.

Portanto, confira abaixo quais são as principais mídias sociais usadas pelo Detran DF:

Redes Sociais:

Cartórios para Comunicado de Vendas

Desde o último mês de agosto, para facilitar a vida do motorista, o Detran autorizou, por meio Instrução 599, que os cartórios extrajudiciais passem a realizar o registro de Comunicado de Venda de veículos.

Portanto, agora, o antigo proprietário do veículo pode comunicar sobre a venda em um cartório extrajudicial. Assim, esse, por meio de sistema informatizado, informará o Detran-DF.

As antigas opções para comunicar a venda continuam disponíveis: por carta registrada, ou via postal, em alguma unidade do Departamento, ou presencialmente.

Contudo, quando ocorre a venda de um veículo, e não é realizada a transferência de imediato, cabe ao antigo proprietário comunicar o procedimento ao órgão de registro do veículo.

Porém, a comunicação deve ocorrer dentro de um prazo de 30 dias. Caso contrário, o antigo proprietário poderá ser responsabilizado pelas penalidades impostas ao veículo até a transferência da propriedade.

Detran DF

O Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) é o órgão máximo executivo do Sistema Nacional de Trânsito. Afinal, ele tem autonomia administrativa e técnica, e jurisdição sobre todo o território brasileiro.

Ademais, o Denatran é subordinado à Secretaria Nacional de Transporte (SNTT) DO Ministério da Infraestrutura (Minfra)

Eventualmente, o Departamento fiscaliza e faz cumprir as leis de trânsito. bem como a execução das normas e diretrizes do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)

Além disso, o Denatran também é responsável por fiscalizar, supervisionar e coordenar os órgãos que cuidam do controle e fiscalização da execução da Política Nacional de Trânsito.

Os DETRAN’s são órgãos responsáveis por realizar a formação de condutores, aperfeiçoamento, reciclagem e suspensão dos mesmos.

Além disso, eles também realizam vistorias de segurança em veículos, emplacam, registram e realizam o licenciamento. Aliás, eles ainda realizam a fiscalização de trânsito, autuação, e aplicação das medidas administrativas e penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) cuida das multas, das ruas, cobranças de tributos veiculares obrigatórios, radares, bem como da manutenção do trânsito na capital.

História do Detran DF

O órgão foi criado em 13 de março, do ano de 1967, pelo Decreto-Lei nº 315, dentro da estrutura da Secretaria de Segurança Pública, pelo então Presidente da República Humberto de Alencar Castello Branco.

O Presidente Ernesto Geisel transformou, em 1975, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal em autarquia, por meio da Lei nº 6.296, de 15 de dezembro de 1975, e pelos artigos 117, inciso IV, e 124a da Lei Orgânica do Distrito Federal.

Enfim, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal possui 19 postos de atendimento: Asa Norte, Asa Sul, Brasilândia, Cidade do Automóvel, Gama, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Setor de Cargas, Shopping Popular, Sobradinho, Taguatinga, Ceilândia, Gama e Riacho Fundo I,

Do mesmo modo, o Órgão que também pode ser responsável pela vistoria, emplacamento, transferência de veículos e baixas. Assim como pela inclusão de gravames.

Dessa forma, para atender toda essa demanda, o departamento tem um quadro com mais de 1.400 servidores. Com isso, eles controlam, por meio do atendimento informatizado, o trânsito do Distrito Federal.

Com isso, eles atuam no monitoramento da frota em tempo real, no registro de infrações de trânsito por meio de aparelhos celulares e no atendimento online. Além disso, eles também flagram veículos irregulares com apenas alguns segundos.

Como se não bastasse, o Órgão se tornou referência nacional com a implantação da faixa de pedestre.

Desse modo, com a atuação da equipe de fiscalização, engenharia e educação no trânsito, o Detran conquistou a diminuição do número de vítimas fatais de acidentes.

Atualmente, o Departamento controla uma frota de 1.678.343 veículos, e mantém em seu sistema 1.673.708 cadastros de condutores habilitados.

Considerações Finais Sobre o telefone Detran DF

Enfim, agora que conhecemos o telefone Detran DF, e todas as demais formas de contato com esse órgão, ficou bem mais fácil sanar eventuais dúvidas.

Por isso, na próxima vez que precisar contatar o Detran DF, basta escolher uma dessas opções, e entrar em contato de maneira rápida e super fácil.

Além disso, o indivíduo pode aproveitar para realizar diversos serviços também por meio desses canais de atendimento. Sendo assim, você pode resolver uma série de questões de forma bem mais prática.

Leia Também:

Telefone Detran SP – SAC, Telefone 0800 e Ouvidoria

Telefone Ministério do Trabalho

SAC Salvador Shopping – Agendamento

Leave a Reply