Telefone INSS: Guia Completo, SAC, Atendimento 0800, Reclamação, Ouvidoria, Whatsapp

Telefone INSS e outros canais de atendimento ao cidadão

Telefone INSS – Além do número do INSS, aqui, você também encontra outros meios de entrar em contato com a instituição. Veja também: o site do INSS, o WhatsApp, chat, agendamento pelo site, agendamento presencial, aplicativo, em como ouvidoria e reclamação. Então, confira tudo isso e muito mais, aqui no Quero Telefone.

Qual é o numero de telefone INSS?

Precisando entrar em contato com o INSS? Então, entre em contato com a Central de Atendimento aos segurados do instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Aliás, nesse período de pandemia, esse canal tem sido muito procurado.

De um modo geral, o atendimento via telefone INSS está liberado para qualquer pessoa, bem como para os segurados da Previdência Social. Enfim, confira abaixo como entrar em contato, disponibilidade de horários e como realizar uma chamada.

135 é o Telefone INSS

A Central de Atendimento do INSS atende pelo número 135, de segunda à sábado de 07h às 22h, no horário de Brasília

O número de telefone INSS 135. Aliás, esse número substituiu o 0800 728 0191 que foi desativado. Por isso, sendo agora o canal oficial para atendimento.

O INSS possui profissionais capacitados para dar todo o suporte no atendimento pelo telefone, com a finalidade de auxiliar, e informar os usuários, esclarecendo dúvidas e ajudando na finalização dos serviços.

Qual é o site do INSS?

O INSS lançou no dia 23/10/2020 o novo site da instituição, que está integrado ao portal gov.br do Governo Federal, através do endereço https://www.gov.br/inss/pt-br.

Desse modo, busca-se disponibilizar, de forma mais direta, informações sobre benefícios, aposentadorias e orientações em geral. Desse modo, processo de atualização dos conteúdos permanece constante, para fornecer ao usuário do INSS uma informação clara e precisa.

A migração foi necessária para atender ao decreto 9.75/2019, que instituiu o portal único. Aliás, esse prevê que todos os sites de órgãos federais deverão mudar para o portal gov.br.

Desse modo, pretende-se fazer com que todas as informações institucionais, notícias e serviços públicos prestados pelo Governo Federal, devem ser disponibilizados de maneira centralizada.

Qual é o Whatsapp do INSS?

Aliás, vale frisar que, nesse período de pandemia, as agências da Previdência Social deixaram em suas fachadas, um número de telefone INSS para contato por WhatsApp para tirar dúvidas. O número oficial de WhatsApp do INSS é (61) 9638-8396.

Como falar com atendente do INSS pelo chat online?

Atualmente, já está havendo atendimento nas agências do INSS de forma presencial. Mas, para saber o andamento do seu pedido, tirar dúvidas ou obter outras informações, você não precisa sair de casa. Então, basta falar com a atendente virtual no site do Meu INSS Helô.

A atendente virtual Helô está programada para tirar todas as dúvidas referentes aos serviços do INSS, como consulta a extrato de pagamento de benefícios, informações sobre benefícios, cumprimento de exigência (necessidade de apresentação de documentos faltantes), bem como prova de vida e andamento de processos.

E os serviços não param por aí, pois os serviços que são prestados pela Helô estão sendo ampliados.

Fale com um servidor

Ademais, uma das grandes novidades da Helô, é a possibilidade de receber atendimento também diretamente por um servidor do INSS, por meio do chat humanizado da Helô.

Se um cidadão, por exemplo, tiver dificuldade para fazer seu pedido pelo Meu INSS, agora ele conta também com a ajuda de um colaborador por meio do chat humanizado, que o auxiliará em tempo real.

Aliás, há aproximadamente 300 servidores do INSS atuando neste tipo de atendimento. Mas esse número tende a crescer.

No total, mais de 3 mil atendimentos da Helô são feitos todos os dias, com a ajuda de um servidor. Desse modo, em média, a espera pelo atendimento é de menos de 5 minutos nesses casos.

Fale com a Helô!

É possível falar com a Helô pelo chatbot tanto pelo site do Meu INSS (gov.br/meuinss), quanto pelo celular, em aparelhos com sistema Android e iOS. Desse modo, ao acessar, ela a Helô solicita apenas duas informações: nome e CPF.

Desse modo, seja no aplicativo ou no site, basta clicar no ícone de dois balõezinhos de diálogo que aparecem no canto inferior direito da tela.

Como fazer o agendamento no INSS pelo site?

Então, para fazer o agendamento em qualquer unidade do INSS, e marcar o seu atendimento, siga o seguinte passo a passo:

  • Acesse o site do Meu INSS;
  • Coloque seu login e senha para entrar;
  • Após fazer o Login, clique na opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
  • Em seguida, clique em “Agendar Novo”;
  • Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
  • Então, compareça na data marcada para a Perícia.

Qual é o aplicativo do INSS?

O app do INSS vem sendo muito utilizado devido ao isolamento social. E, com o fechamento das agências, se tornou ainda mais necessário.

Desse modo, acessando o app, você pode simular e solicitar sua aposentadoria, acompanhar pensões, enviar e receber documentos, agendar solicitações, acompanhar procedimentos, entre diversas outras funções.

Aliás, o site passou por uma fase de testes para estar oferecendo prova de vida de forma digital. O app oficial do Instituto Nacional do Seguro Social é o Meu INSS, e está disponível para Android e iOS.

Através dele, é possível acessar uma variedade de serviços previdenciários de forma digital, sem precisar sair de casa, e se deslocar até uma agência. Ademais, o aplicativo reúne 90 serviços para atendimento remoto.

Contudo, para ter acesso ao Meu INSS, é preciso utilizar o login e senha do portal gov.br. Trata-se de uma conta unificada, que permite o acesso à diferentes serviços disponibilizado pelo Governo Federal, assim como o acesso a informações da Previdência.

Qual o telefone da Ouvidoria do INSS?

A Ouvidoria é uma canal para atender os cidadãos, e também os segurados do INSS que precisam de ajuda, mas que ainda não receberam atendimento. Assim como para aqueles que desejam fazer uma sugestão em relação aos serviços prestados.

Mas, para que você não fique na mão e sem resposta, vamos explicar de maneira definitiva o que é a Ouvidoria e como entrar em contato.

O que é a Ouvidoria do INSS?

A Ouvidoria é um pós-atendimento, que destina-se a todas as pessoas que já tiveram algum tipo de contato anterior com os serviços prestados Pelo INSS, bem como com o Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS).

Desse modo, o INSS recebe através de sua Ouvidorias, as seguintes questões:

  • Sugestões;
  • Reclamações;
  • Elogios;
  • Denúncias; e
  • Outras solicitações sobre os serviços prestados.

Todas as manifestações são registradas  pela Ouvidoria do Ministério da Economia.

A intenção é tornar cada vez mais próxima a comunicação entre a Sociedade e o Governo Federal, com a finalidade de melhorar cada vez mais os serviços prestados pelo INSS

Como funciona a Ouvidoria do INSS e o atendimento aos cidadãos?

Existem alguns recursos que facilitam o atendimento. O registro das solicitações ou manifestações também é feito de forma muito rápida.

Registro das manifestações

Existem 4 maneiras de entrar em contato com a Ouvidoria. São elas: por telefone, pela internet, por correspondência e pelo atendimento presencial.

Telefone

Central de Atendimento 135. O atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Internet

Pelo site do Ministério da Economia. O acesso pode ser pelo computador, smartphone ou tablet desde que conectados à internet.

Correspondência

O endereço completo para envio da correspondência é: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Ed. Sede, Térreo, Sala 45, CEP 70059-900. Brasília/DF.

Atendimento presencial

Se preferir, o interessado também pode registrar a solicitação pessoalmente no endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Edifício Anexo, Ala ‘A’, 1º andar. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 17h.

Telefone INSS

Resumo dos Meios de contato do INSS

Neste trecho, você encontra, de maneira reduzida, todos os meios de contato do INSS.

Mas, caso fique alguma dúvida, consulte novamente o texto com informações mais detalhada.

Fale com o INSSMeios de Contato
Telefone135
Site https://www.gov.br/inss/pt-br
Whatsapp(61) 9638-8396.
Chathttps://meu.inss.gov.br/central/#/login?redirectUrl=/
Agendamento pelo sitehttps://meu.inss.gov.br/central/#/login?redirectUrl=/
AplicativoPara Android: https://meu.inss.gov.br/central/#/login?redirectUrl=/
Para iOS: https://apps.apple.com/br/app/meu-inss/id1243048358
OuvidoriaTelefone 135

Como é o atendimento do INSS no site Reclame Aqui?

Em todo o período, o atendimento do INSS não respondeu a nenhuma das 12.865 reclamações, por esse motivo, o site Reclame Aqui classifica o INSS como não recomendado.

O atendimento da Receita Federal também está classificado como não recomendado, pois em todo o período, não respondeu a nenhuma das 3.265 reclamações feitas.

Já o atendimento da Light, possui nota 7.3 em todo o período de sua reputação no site Reclame Aqui. Com reclamações respondidas 99.7%, voltariam a fazer negócio 64%, índice de solução 77.8%, nota do consumidor 5.67.

O atendimento da Sabesp não recomendado pelo site, pois em todo o período, a empresa teve 15.766 reclamaçõese e nenhuma delas foram respondidas.

O que você precisa saber o sobre o INSS?

O que é INSS? Instituto Nacional do Seguro Social.

A sigla INSS significa Instituto Nacional do Seguro Social (órgão do Ministério da Previdência Social, ligado diretamente ao Governo).

Ele é responsável pelos pagamentos das aposentadorias, bem como dos demais benefícios dos trabalhadores brasileiros que contribuem com a Previdência Social (seguro que garante uma aposentadoria ao contribuinte quando ele para de trabalhar), com exceção dos servidores públicos.

Neste texto, você vai conhecer mais detalhes sobre o que é INSS, o que é Previdência Social e para que ela serve. Bem como quem pode se inscrever para receber seus benefícios.

Mas será que sua empresa está quite com o INSS e outras obrigações fiscais? Leia em nosso blog: Consulta de pendências tributárias: descubra se sua empresa está regularizada em dia.

Entenda o que é INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS foi fundado em 27 de junho de 1990. Sua função é a operacionalização do reconhecimento dos direitos dos segurados do Regime Geral de Previdência Social – RGPS.

Hoje, o RGPS conta com mais de 50 milhões de segurados, e presta seus serviços a 33 milhões de beneficiários.

A principal vantagem da contribuição para o INSS, é garantir o recebimento de um benefício mensal durante a aposentadoria.

Além disso, outra vantagem, é que o trabalhador que contribui para a Previdência Social, tem direito de receber auxílio-doença em caso de afastamento do serviço por motivo de saúde.

Veja o que a Previdência Social proporciona aos segurados:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por idade e invalidez;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão;
  • Salário maternidade;
  • Salário família;
  • Reabilitação profissional.

Mas o que é Previdência Social, afinal?

Então, agora que você já sabe o que é INSS, vamos entender melhor uma de suas mais importantes funções: a Previdência Social.

A Previdência é um seguro que visa garantir a renda do contribuinte e de sua família nos seguintes casos:

  • Doença;
  • Acidente;
  • Gravidez;
  • Prisão;
  • Morte.

Para isso, o INSS oferece vários benefícios. É esse conjunto de benefícios que garante aos contribuintes do INSS, a renda necessária para ele, bem como para sua família nos casos citados acima.

Assim, fica claro para que serve a Previdência Social: ela visa substituir a renda do segurado sempre que houver alguma forma de perda de sua capacidade de trabalhar.

Mas quando se considera que o segurado perdeu a capacidade de trabalhar?

Isso ocorre quando um dos chamados riscos sociais acomete o trabalhador. São eles: doença, invalidez, idade avançada, maternidade, reclusão, morte e desemprego involuntário.

Quem tem direito a contribuir para o INSS?

Existem diversos casos em que uma pessoa pode se tornar um segurado da Previdência Social. Contudo, o mais comum são os trabalhadores com carteira assinada.

Enfim, veja outros casos:

  • Empregados domésticos;
  • Trabalhadores avulsos;
  • Contribuintes individuais;
  • Trabalhadores rurais.

Mas, para contribuir, é preciso ter 16 anos de idade, no mínimo.

Mas você já contribui com o INSS? Então, confira a ficha de inscrição e trate de começar a contribuir o quanto antes1

Pró-labore é uma espécie de remuneração pelo trabalho dos sócios da empresa. Portanto, precisa pagar o INSS. Você sabe como calcular pró-labore? Então, acesse e use nossa calculadora.

Alessanderson Dubecker

A missão do Quero Telefone: Um mundo onde a experiência do cliente tem um impacto positivo e sustentado em indivíduos, organizações, sociedade e no bem-estar econômico do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 3 = 3