Skip to main content
Telefone Ministério do Trabalho

Telefone Ministério do Trabalho

Telefone Ministério do Trabalho

Todos os meios de contato pelo telefone Ministério do Trabalho

Está procurando o Telefone Ministério do Trabalho? A maioria dos brasileiros deve saber que o Ministério do Trabalho é responsável por lidar com tudo que está relacionado ao emprego. 

Entre as responsabilidades que atendem, estão: a geração de emprego e renda para os trabalhadores; as relações do trabalho que devem sempre estar modernizadas; garantir a segurança e saúde aos trabalhadores; realizar a fiscalização do trabalho; aplicar as sanções; política salarial; entre outras modalidades. 

Este é definitivamente o ministério que a maior parte dos brasileiros têm maior contato. Isso se explica pois ele é responsável por operar em um ponto essencial em nossa sociedade, o trabalho, ou no caso da maioria, o desemprego de toda a população. 

Assim é bastante normal que a maior parte dos brasileiros queiram entrar em contato com a instituição; E foi fundamental que tenham criado uma forma de atender da melhor maneira possível todas as pessoas que estão precisando do atendimento do Ministério via canais de comunicação

Essa maneira é buscada pela maioria dos brasileiros que deseja tirar as dúvidas diretamente com atendentes especializados, evitando longas filas para o seu atendimento indo diretamente nos postos mais próximos de sua cidade. 

Veja quais são as alternativas existentes para tirar suas dúvidas diretamente de sua casa. Inclusive, essa é a forma de conseguir atendimento e garantir a sua segurança em meio a pandemia do novo coronavírus que estamos enfrentando. 

1. Central de Atendimento e Telefone Ministério do Trabalho

A Central de Atendimento  é o local de contato entre a empresa e o cliente. Ela é basicamente todas as formas de contato que existem, seja pelo contact center, o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), call center ou outras formas que as pessoas encontram de entrar em contato com um profissional responsável para atender a todas as dúvidas. 

Para entrar em contato com a Central de Atendimento do Ministério do Trabalho, basta ligar para o número 158 do “Alô Trabalho”. 

O atendimento eletrônico ocorre durante 24 horas por dia, já o atendimento garantido por profissionais capacitados acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 

Todas as ligações, sejam realizadas por telefones fixos ou públicos são gratuitas. Ou seja, nenhuma taxa adicional é cobrada pelo serviço. 

2. Endereço para carta

Para a Ouvidoria Geral do Trabalho, basta colocar o seguinte endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Anexo Ala A, Sala TA17, Brasília-DF, CEP: 70056-900. 

Mas se preferir ir até uma das sedes mais próximas de você, confira onde estão localizados os postos de atendimento em sua cidade por este link: https://www.gov.br/trabalho/pt-br

Vale lembrar que não existem postos de atendimentos em algumas cidades, mas algum órgão sempre é responsável pelas questões do trabalho. 

3. Formulário de contato SRTb

Buscando o Telefone Ministério do Trabalho ou deseja enviar uma mensagem diretamente para a Secretaria de Trabalho? Você deve preencher um formulário disponível na página oficial do Ministério do Trabalho. Ou para ser direcionado para a página em questão, clique no link: https://www.gov.br/trabalho/pt-br/canais_atendimento/formulario-de-contato. Essa é uma forma de obter o melhor direcionamento de seu pedido. 

Se você estiver acessando a página em um MAC ou iPhone, o formulário não vai aparecer. Para resolver esse problema basta acessar a página a partir de um celular com sistema Android ou um computador com Windows. 

O formulário vai solicitar as seguintes informações, separe seus documentos para não perder mais tempo do contato:

  • O primeiro tópico a ser respondido é seu CPF, com campo obrigatório;
  • Em seguida, informe o seu Nome Completo, campo obrigatório;
  • Informe um e-mail válido, campo obrigatório;
  • Um telefone válido para entrar em contato, campo obrigatório;
  • O estado onde você reside, campo obrigatório;
  • Qual o assunto que deseja perguntar. As opções variam de: Seguro Desemprego, Benefício Emergencial, Carteira de Trabalho, Fiscalização, Mediação ou outros.
  • Por fim, escreva a mensagem que deseja enviar ao Ministério do trabalho, campo obrigatório. 

Os campos obrigatórios devem ser preenchidos corretamente para que não haja nenhum problema. 

4. Número de telefone Ministério do Trabalho para resolver questões do Seguro Desemprego

Para que você tenha as suas dúvidas sobre o Seguro Desemprego respondidas por um profissional capacitado, basta entrar em contato pelo número de telefone: 0800 726 0207. 

Este telefone é válido para todo o território nacional para tratar as questões do Seguro Desemprego. 

5. Ouvidoria – Telefone Ministério do Trabalho

A Ouvidoria é uma forma de contato com toda a população, ela permite que as pessoas realizem reclamações, críticas, elogios, sugestões ou denúncias referentes a procedimentos de ações dos agentes que estão diretamente relacionados com o Ministério do Trabalho. 

Todas as demandas solicitadas pelos cidadãos chegam à ouvidoria a partir do canal de comunicação que você escolher, seja através da internet, telefone, carta ou então pessoalmente em um dos postos de atendimento. 

Após receber e analisar a sua demanda, o operador responsável por tal ação vai classificar e te direcionar para a área competente, requisitando o seu atendimento com o esclarecimento das dúvidas. 

A finalização desse contato é feita com uma informação dada para o cidadão ou uma solução adotada como justificativa permanente aos problemas apresentados. 

Vale lembrar que a Ouvidoria é uma forma de facilitar a comunicação do MTE com os cidadãos, os orientando em busca do atendimento necessário. 

6. Secretaria Especial de Previdência e Trabalho

A sede do MTE pode variar de estado para estado. Mas o endereço está localizado na Esplanada dos Ministérios – bloco F, em Brasília. O CEP do local é 70056-900. O horário de atendimento ocorre normalmente das 8h às 18h. 

Vale lembrar que no momento atual, pandemia do novo coronavírus, o atendimento ao público está suspendido. Mas novas formas de comunicação foram colocados à disposição da população em todos os estados e no Distrito Federal. 

7. Telefones Ministério do Trabalho

Os telefones para contato de todos os estados são:

  • Acre, ligue: (68) 3212 3300;
  • Se você mora em Alagoas, ligue: (82) 3311 2627;
  • Amazonas, ligue: (92) 3216 9254;
  • Se você mora em Amapá, ligue: (96) 3223 6759;
  • Bahia, ligue: (71) 3329 8402;
  • Ceará, ligue: (85) 3878 3603;
  • Distrito Federal, ligue: (61) 2031 0118;
  • Espírito Santo, ligue: (27) 3211 5201;
  • Goiás, ligue: (62) 3227 7000;
  • Maranhão, ligue: (98) 3213 1984;
  • Minas Gerais, ligue: (31) 3270 6160 / 6172 ou (31) 32706163 / 6110;
  • Mato Grosso do Sul, ligue: (67) 99924 7560;
  • Mato Grosso, ligue: (65) 3616 4801;
  • Pará, ligue: (91) 99832 2254;
  • Paraíba, ligue: (83) 2107 7600;
  • Pernambuco, ligue: (81) 3427 7981;
  • Piauí, ligue: (86) 3222 6401;
  • Paraná, ligue: (41) 3901 7507;
  • Rio de Janeiro, ligue: (21) 2212 3572 / 3560;
  • Rio Grande do Norte, ligue: (84) 3220 2000;
  • Rondônia, ligue: (69) 3217 3702;
  • Roraima, ligue: (95) 3623 3527;
  • Rio Grande do Sul: (51) 3213 2926 / 2929;
  • Santa Catarina, ligue: (48) 3229 9700;
  • Sergipe, ligue: (79) 3198 3250;
  • São Paulo, ligue: (11) 2113 2811 / 2760 ou 2812;
  • Tocantins, ligue: (63) 3218 6026.

8. Redes Sociais

O Ministério do Trabalho também está presente nas principais redes sociais. Essa é uma outra maneira de entrar em contato com os responsáveis, mas nem sempre é a alternativa a se preferir caso o problema seja específico. 

As páginas oficiais costumam publicar novidades de seus principais serviços prestados. 

O Ministério do Trabalho está nas seguintes plataformas digitais: 

Lembre-se que essa não é a alternativa recomendada para contato com o ministério. Isso porque são canais de comunicação informativos. 

Caso você deixe alguma dúvida nos comentários dos perfis, não garantimos que será respondida. Por isso recomendamos que você ligue para um dos números citados acima ou escolha outra alternativa apresentada no texto.

Reclamações

O Ministério do Trabalho também está no site brasileiro de reclamações chamado “Reclame Aqui”. 

Caso queria resolver um dos seus problemas via Reclame Aqui, basta se cadastrar no site e deixar a sua reclamação. Mas não sugerimos que você escolha essa opção pois a classificação de problemas resolvidos é ruim. 

Na página é possível verificar as reclamações de outros usuários e buscar por uma resposta por meio de situações enfrentadas parecidas. 

De forma geral, são mais de 3.000 reclamações realizadas e somente 3 delas foram respondidas. A reputação na página é “Não Recomendada”. E o nível de classificação é 0 de 10.  

A página oficial no Reclame Aqui pode ter números péssimos de classificação, mas isso não significa que os problemas não sejam resolvidos e esclarecidos da melhor maneira possível. 

Sobre o Ministério do Trabalho

Um órgão de administração pública federal e é responsável por todas as questões relacionadas às informações trabalhistas em todo o nosso país. A sua principal função é garantir o equilíbrio entre o contato no ambiente de trabalho, colocando lado a lado os interesse dos sindicatos, dos trabalhadores e também das empresas. 

O Ministério do Trabalho foi criado em 1930, e além do trabalho, também possuía em seu nome Indústria e Comércio, sendo uma das primeiras ações feitas pelo Getúlio Vargas, a qual visava atender as reivindicações feitas pela classe operária. 

Naquela época, o governo não atendia as questões referentes das relações trabalhistas, por conta disso, o surgimento desse órgão é considerado um ponto de partida para a criação da legislação trabalhista. 

Para que suas funções sejam devidamente cumpridas, o Ministério do Trabalho pode fazer alterações nas Normas Regulamentadoras, nas Instruções Normativas, portarias e resoluções de outras normas, fixando regras e diretrizes que devem ser observadas nas relações empregatícias.

Além disso, o órgãos também é responsável por emitir a Carteira de Trabalho e a Previdência Social dos Trabalhadores. 

Todas as informações que constam no texto para contato estão presentes no perfil oficial do Ministério do trabalho, ou seja, não há nenhum problema perante segurança de dados ou informações pessoais sendo passadas para os profissionais. 

Caso nenhuma das alternativas acima resolva o seu problema, sugerimos que você compareça pessoalmente em um dos postos de atendimento do ministério. Mas como em tempos de pandemia os serviços estão suspensos, o seu problema pode demorar um pouco para ser atendido e devidamente respondido. 

Lembre-se que tirar as suas dúvidas é um direito como cidadão garantidos por lei. Todas as empresas devem responder às questões de maneira esclarecedoras, caso não seja resolvido, em último caso você pode recorrer a medidas judiciais. 

O caso judicial só deve ser considerado em último caso. Ou seja, se você já passou pela Ouvidoria geral dos meios de comunicação com o ministério e não obteve nenhuma solução, a justiça pode ser acionada. Claro que essa é uma maneira que pode demorar muito mais tempo, além de ser uma grande dor de cabeça, mas às vezes é a única alternativa. 

Lembre-se também que as suas reclamações são muitas vezes resolvidas dentro de um determinado prazo, basta ter paciência e confiar no trabalho que está sendo feito pelos profissionais responsáveis. 

Se você tiver alguma pergunta, deixe nos comentários e faremos o possível para responder. Mas normalmente você pode encontrar todas as questões referentes aos serviços prestados pelo ministério no site oficial do mesmo, basta preencher em seu campo de busca no navegador.

Leia Também:

SAC Salvador Shopping – Agendamento

SAC Paralela – Agendamento e telefone 0800

Telefone Detran RJ – Atendimento, SAC 0800

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *