Telefone SAMU – SAC, Atendimento, Reclamação, Ouvidoria

Telefone SAMU

Você sabe qual o Telefone Samu? Esse serviço público é muito procurado por quem precisa de um socorro rápido, para resolver problemas relacionados com saúde, como socorro de acidentes ou situações como infartos e AVC. Além de partos com risco.

Mas você sabe exatamente como chamar o Samu em casos de emergência? Sabe qual seu telefone e como fazer esse contato quando mais precisar?

Por ser um serviço tão importante quanto esse, é muito interessante que você saiba exatamente como contatá-lo.

Pensando nisso, separamos hoje diversas informações importantes para você que quer se informar mais a respeito do telefone Samu, e saber tudo sobre esse serviço e como entrar em contato. Então, confira todos os detalhes abaixo!

Qual é o Número de Telefone Samu?

O número de telefone Samu, para quem precisa realizar essa chamada de emergência, é o 192. Ele funciona em todo o território nacional. O maior objetivo desse serviço é prestar o atendimento médico em pouco tempo.

Por meio da ligação para o 192, a pessoa que precisa de socorro, ou o responsável pela situação, recebe contato com a equipe que irá guiar os próximos passos e colher as informações necessárias para resolver o problema.

Então, após esse primeiro contato, o médico responsável recebe as informações, e guia a pessoa para o que deve ser feito. Além disso, ele também analisa a necessidade de enviar a ambulância do Samu.

Dessa forma, se houver essa necessidade, a ambulância recebe a liberação para que se dirija até a residência, empresa, ou qualquer outro local onde estiver sendo necessária.

Caso você precise entrar em contanto com o telefone Samu para solicitar socorro, saiba que pode fazê-lo tanto por meio de uma linha de telefone fixo, quanto pelo celular.

Afinal de contas, o objetivo é conseguir atender a pessoa em menos tempo possível e garantir seu socorro de forma rápida e efetiva.

Telefone SAMU – Qual é o Chat Samu?

O Samu é um serviço de urgência, que possibilita à pessoa com necessidade de socorro imediato, ter acesso rápido a esse auxilio. Porém, não há exatamente como chamar o serviço por meio de um chat.

O atendimento do Samu é realizado de forma regionalizada. Porém, o número de telefone SAMU é o mesmo em todas as partes do país.

Então, caso você precise de atendimento médico, o ideal é que você faça a ligação para o número 192 para obter o seu atendimento, caso necessário, o mais rápido possível.

Existe sim um aplicativo para celular que possibilita fazer o chamado da ambulância por lá, oferecendo assim mais uma opção de contato para quem precisa de socorro.

Qual é o Televendas Samu?

O Samu não tem um telefone de vendas, já que seu serviço é total e inteiramente gratuito, o que facilita muito a vida de quem precisa de um socorro na hora certa.

O objetivo do Governo com esse programa é justamente fornecer ao cidadão, em qualquer local do país, a oportunidade para ter acesso rápido ao sistema de saúde, sem a necessidade de custos adicionais.

Sendo assim, caso precise de ajuda, entre em contato pelo número 192 (telefone SAMU), de um telefone fixo ou mesmo de seu celular, para solicitar o auxílio necessário.

Qual é o E-mail Samu?

O Samu é um serviço nacional e regionalizado, que tem atendimento em diversos pontos.

Alguns locais do Brasil, sendo cidades ou estados, possuem um serviço de e-mail exclusivo para o Samu, com a finalidade de receber mensagens com informações, reclamações e outros.

O mais indicado para você, caso queira saber exatamente o e-mail do Samu na sua região, é buscar no Google Samu, e digitar o nome da sua cidade.

Caso haja uma página específica, ou um endereço de e-mail próprio para receber essas mensagens, você poderá ter acesso a essa informação.

Vale lembrar que nem todas as cidades possuem esse meio de contato. Então, você poderá falar diretamente com a secretaria de saúde do município ou estado.

O mais indicado é que você pesquise os meios de entrar em contato com o telefone Samu da sua cidade, para que você possa obter essa informação na página da saúde do seu município.

Algumas cidades, como São Paulo, por exemplo, possuem um número de telefone específico para a Ouvidoria do Samu. Sendo assim, nesses casos, é possível ligar diretamente para fazer uma reclamação.

Contudo, se no seu município não houver essa possibilidade, saiba que você poderá entrar em contato diretamente com a Secretaria de Saúde.

Telefone SAMU – Trabalhe Conosco

O Samu não possui exclusivamente nenhum tipo de seção “Trabalhe Conosco”. Afinal de contas, trata-se de um serviço público. Portanto, para integrar a equipe, é necessário que se faça um concurso ou passe por um processo seletivo.

Por ser um serviço regional, o atendimento do Samu tem seleções também de forma regionalizada, o que acaba por seccionar a forma de contratação de profissionais.

Então, fique de olho em sua cidade, caso tenha interesse de trabalhar no Samu, para saber quando os próximos concursos ou processos seletivos serão abertos. Isso é fundamental para que você consiga concorrer a uma vaga.

Além disso, também é essencial se atentar aos pré-requisitos necessários para cada uma das vagas também.

Qual é o Número de Whatsapp Samu?

O Samu não possui um número geral de WhatsApp. O número de telefone SAMU, para chamar socorro em caso de urgência de qualquer local do Brasil, é o 192.

Existe um aplicativo que pode ser baixado no celular para fazer esse chamado, caso a pessoa tenha interesse. No entanto, não é possível fazer contanto via chat do WhatsApp.

De todo modo, verifique os meios de contato com o Samu do seu município ou estado, para que você possa ter acesso a informações personalizadas para você.

Quais São as Redes Sociais Samu?

O Samu não possui uma rede social única e específica, podendo também essa ser regionalizada, já que o serviço é feito dessa forma.

Caso queira, basta pesquisar no Facebook, “Samu e o nome da sua cidade” para ver os resultados de páginas.

Porém, vale lembrar que esse canal não deve ser utilizado para pedir uma ambulância. Para socorro, o número de telefone SAMU é o 192 que, como dissemos, você pode discar tanto de telefones fixos ou mesmo de seu celular.

Resumo dos Contatos e Telefone Samu

É muito importante ter um resumo dos meios de contato de qualquer tipo de empresa, ou repartição pública que você precise dos serviços.

No caso específico do Samu, é importante ter em mente que cada município pode ter endereços de rede social diferentes, e até serviços de Ouvidoria à parte.

De todo modo, os principais modos de contatar o SAMU, e saber mais sobre o serviço, são:

SamuTelefone, link ou e-mail
Telefone para urgência192
Ministério da SaúdeAcesse aqui

Como Fazer Reclamações Sobre Samu?

Alguns municípios possuem ouvidorias específicas para fazer reclamações do Samu. No entanto, é preciso checar essa informação com a secretaria de saúde de sua cidade ou município.

Nos casos em que não haja exatamente uma ouvidoria, ou número de telefone SAMU específico para realizar a sua reclamação, é importante que você se dirija a Secretaria Municipal ou Estadual para saber como proceder.

Vamos agora saber um pouco mais sobre reclamações a respeito do Samu, como fazê-las e como proceder nos casos em que é preciso reclamar.

Vale lembrar que, por ser um órgão ou serviço público, o Samu tem meios próprios para resolver esse tipo de problema, que nem sempre são parecidos com os meios tradicionais para empresas privadas.

Reclamação do Samu no Reclame Aqui

Existem diversas reclamações a respeito do Samu no site Reclame Aqui. No entanto, como já dito, por ser um serviço que ocorre de forma regionalizada, muitas pessoas fazem essas reclamações diretamente na página de cada prefeitura, dentro do site Reclame Aqui.

Sendo assim, caso você precise ou queira formalizar essa reclamação a respeito do serviço, saiba que é preciso que você faça isso por meio da página do Reclame Aqui da prefeitura de sua cidade.

Você também pode, caso queira, buscar pelas informações da prefeitura nesse site, e verificar se há muitas reclamações sobre o Samu no seu município.

Reclamação da Samu no Procon

Não há exatamente como fazer uma reclamação do Samu no Procon, pois esse órgão serve para defesa do consumidor em relação a outras opções de bens de consumo ou serviços.

Nesses casos, é importante que você busque a ouvidoria municipal do Samu, caso haja, para que possa formalizar a sua reclamação.

Aliás, essa é a maneira indicada para fazer isso. Pois, caso vá ao Procon, provavelmente será recomendado que procure a secretaria de saúde de sua cidade para sanar o problema.

Justiça

Caso seja necessário ir à justiça, saiba que é possível. Porém, o ideal é ir até o Ministério Público em sua cidade, ou na capital do estado.

Essa é a melhor forma de resolver problemas relacionados a órgãos e serviços públicos de uma maneira mais formal.

E claro, conforme dito anteriormente, ir até a Secretaria de Saúde do seu município, é uma das melhores formas de, efetivamente, fazer essa primeira reclamação. Muitas vezes, isso é o suficiente para solucionar o problema.

Porém, em casos mais graves, ou quando não foi possível encontrar a solução por esse meio, busque o auxílio do Ministério Público nessa causa, fazendo uma denúncia.

Fazer Reclamações nas Redes Sociais Samu

Como o Samu possui redes sociais diferentes para cada estado ou cidade, você precisa primeiramente saber qual é a página exata do Samu a qual você deverá se dirigir.

Isso pode ser facilmente descoberto ao pesquisar na rede social, Facebook ou Instagram, o nome de sua cidade.

Caso não haja uma página específica do Samu na sua cidade, faça a reclamação então de forma direta pela rede social da secretaria de saúde ou mesmo na página da prefeitura.

Tudo irá depender se onde você está há ou não essa rede social dedicada ao órgão.

O Que Mais Você Precisa Saber Sobre o Samu

O Samu é um serviço público de urgência criado pelo Governo Federal, com a finalidade de maximizar o cuidado com as pessoas que precisem de socorro.

O grande objetivo desse serviço é oferecer um socorro rápido para pessoas em situações graves, com risco de morte, sofrimento extremo ou mesmo em casos de acidentes sérios.

Vale lembrar que esse serviço é muito importante e tem o objetivo de salvar vidas. Portanto, use-o somente quando houver real necessidade.

Jamais ligue para o telefone Samu para pedir transporte para unidade de saúde, ou para solicitar auxilio para banalidades.

O Samu salva vidas e precisa ter caminho livre para chegar a quem realmente precisa. O CNPJ do Ministério da Saúde é o 00.394.544/0008-51.

Leia Também:

Telefone da Amil – SAC 0800, Reclamação, Ouvidoria, Whatsapp, Atendimento
Telefone Unimed – SAC, Atendimento 0800, Wahtsapp, Reclamação, Ouvidoria
Telefone da Ultrafarma – Atendimento, SAC 0800, Reclamação, Ouvidoria

Leave a Reply