Skip to main content
Telefone SPTrans

Telefone SPTrans – Fale Conosco

Telefone SPTrans

Tudo sobre os canais de atendimento pelo telefone SPTrans

Quem procura por Telefone SPTrans, terá acesso aqui a todos os meios de conta com empresa? Então, você está no lugar certo!

Seja por telefone ou pelas redes sociais, passando pelo endereço físico e eletrônico, é possível entrar em contato com a empresa para obter todas as informações necessárias.

Aliás, a São Paulo Transporte SA (SPTrans) atende mais de 6 milhões de pessoas por dia na maior cidade do país.

Porém, visando conter o avanço da pandemia do Coronavírus, a frota teve que ser diminuída, mas não totalmente paralisada, levando o público onde o mesmo deseja ir, embora ainda com algumas restrições.

Nesse artigo, você saberá como entrar em pelo telefone SPTrans. Bem como também conhecerá todos os outros canais de atendimento.

Do mesmo modo, ainda conhecerá um pouco mais de sua história. Então, continue lendo para conferir todas essas informações.

Canais de Comunicação da SPTrans

A SPTrans é uma grande empresa, que atende diversos chamados diferentes todos os dias, nos mais de 96 bairros diferentes em São Paulo.

Dessa forma, ela conta uma equipe totalmente especializada, capacitada e preparada, pronta para atendê-lo da melhor maneira possível. Assim, ela tem condições de sanar qualquer dúvida dos usuários.

Assim, a empresa oferece um serviço de qualidade, que busca ajudar aos inúmeros usuários a sanarem as mais variadas questões.

Sendo assim, vamos conhecer agora os principais meios de comunicação que a SPTrans oferece para os consumidores da Grande São Paulo inteira. Portanto, confira abaixo com bastante atenção!

Telefone SPTrans

Um dos principais métodos de contatar a empresa é por meio do telefone SPTrans. Assim, as opções de atendimento se encontram divididas em tipos, conforme abaixo:

São eles:

  • Sugestões, informações ou reclamações: digite 156;
  • Itinerários SPTrans: digite 156;
  • Bilhete Único: digite 156;
  • Bilhete Único Especial: digite 156;
  • Bilhete Único Virtual: digite 156;
  • Loja Virtual: digite 156,
  • Serviço de Atendimento Especial (Atende +): digite 156.

Ou seja, ao discar 156, você consegue falar no telefone SPTrans de todas as áreas da empresa. Além disso, o atendimento é 24 horas por dia.

É possível ligar de manhã, à tarde, à noite ou até mesmo de madrugada. Incluindo domingos e feriados. Aliás, a equipe, que é altamente capacitada, sempre estará disponível para auxiliar o consumidor no que ele precisar.

O telefone SPTrans 156 funciona apenas para residentes de São Paulo, para telefones fixos ou aparelhos celulares.

Se você mora fora da região da Grande São Paulo, use o número 0800 011 0156, também disponível para aparelhos fixos ou móveis. Lembrando que essa ligação é gratuita.

Atende + SPTrans

Além do telefone SPTrans, a empresa ainda oferece o Serviço de Atendimento Especial Atende +. Trata-se de um serviço inteiramente gratuito, criado para atender pessoas com autismo, surdocegueira ou deficiência física severa. Assim como mobilidade drasticamente reduzida também.

É destinado a quem não tem condição de acessibilidade por meio próprio, e que utiliza os meios de transporte convencionais. Ou ainda que apresentem grandes restrições ao uso e acesso dos aparelhos urbanos.

Esse serviço funciona de segunda a domingo (exceto aos feriados), das 7h às 20h. Para acessá-lo, ligue no telefone SPTrans 156.

Site SPTrans

O consumidor ainda pode encontrar auxílio usando o site da SPTrans, na seção de FAQ (Frequently Asked Questions), ou Perguntas Feitas com Frequência.

Afinal, no site há várias dúvidas solucionadas dos clientes. Assim, uma delas também pode ser a sua. Por isso, vale à pena dar uma conferida.

Então, para acessar, basta digitar www.sptrans.com.br. Logo no começo da página, em vermelho, está escrito “Fale Conosco”. Clique e você será redirecionado a outra página do site.

Vá então a “Perguntas e Respostas”. Assim, na seção “Quero Saber Mais Sobre”, é só selecionar uma das opções disponíveis.

Enfim, essas opções no site foram criadas especialmente para poupar tempo do consumidor. Por isso, ela é muito simples de ser usada, sendo muito bem dividida e de fácil entendimento também. Ou seja, tudo muito intuitivo e prático.

Além disso, nessa mesma página, está disponível também uma ferramenta de busca. Dessa forma, basta digitar o que procura, e o sistema tenta achar algo compatível com sua dúvida.

Solicitações, Reclamações e Elogios – Fale Conosco – Contato SPTrans

Do mesmo modo que o telefone SPTrans, a empresa também oferece o canal “Fale Conosco”. Assim, para ter acesso, clique em “Solicitações, Reclamações e Elogios”, vá até o final da página.

Encontre o aplicativo para celulares SP156, disponível tanto nas versões na Google Play Store no Android, quanto na App Store para o iOS.

Aliás, o aplicativo foi recentemente atualizado, está mais leve e conta com 10 serviços diferentes. Além disso, ele agora permite que você anexe fotos ao abrir uma solicitação ou reclamação.

Para acessar o aplicativo, é necessário criar uma conta, que é muito fácil e rápido. Dessa forma, basta usar seu CPF e e-mail.

Um chat também está disponível em “Solicitações, Reclamações e Elogios”. É só clicar em “Converse Com Atendente”, preencher seu nome, e-mail e telefone, clicar em “Iniciar Chat”, que alguém altamente preparado e capacitado irá lhe atender e auxiliar com suas dúvidas.

Atendimento Bilhete Único – Telefone SPTrans

Ainda no campo “Fale Conosco” do site, há a aba “Atendimento Bilhete Único”, que também pode ser usada e que é muito útil.

Nela, há quatro diferentes opções:

  • Atendimentos e Serviços: Portal de Atendimento da SPTrans;
  • Reclamações: portal telefone 156;
  • Dúvidas: chatbot na página oficial da SPTrans no Facebook,
  • Site DNE, UNE, UMES: atendimento feito exclusivamente para estudantes que utilizam o canal para solicitar o Bilhete Único.

Ouvidoria – Telefone SPTrans

Ainda na aba “Fale Conosco”, o usuário pode ter acesso à Ouvidoria da SPTrans. Dessa forma, clicando na aba que leva esse título, o usuário será direcionado à outra página.

Esta, por sua vez, corresponde a um canal oficial e permanente, e que busca o diálogo entre o serviço público municipal de transporte coletivo de ônibus da SPTrans, e o consumidor.

Enfim, ele acolhe e trata todos os tipos de manifestações, sejam elas reclamações, sugestões, denúncias ou elogios. Tudo em segunda instância, e com a finalidade de aprimorar os serviços oferecidos aos consumidores.

Além disso, conforme os termos da Lei Federal nº 13.460/2017, e do Decreto Municipal nº 58.426/2018, seu anonimato e sigilo são sempre mantidos. Do mesmo modo que a livre expressão e a imparcialidade.

O canal de Ouvidoria pode ser contatado quando o usuário sentir que sua dúvida não foi sanada pelo telefone SPTrans 156. Ou quando discordar dela. Bem como se tiver alguma reclamação a fazer também.

Atendimento Presencial e por Correspondências SPTrans

Atualmente, devido às restrições causadas pelo novo Coronavírus, o atendimento presencial só está sendo feito mediante agendamento pelo e-mail ou telefone. Assim, o endereço para quem desejar contatar a SPTrans via atendimento presencial ou por correspondência é:

  • Endereço: Rua Boa Vista, 236, 8º, Centro Histórico de São Paulo, CEP: 01014-001 São Paulo – SP, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.

Há ainda outras formas de contato. São elas:

O retorno da SPTrans às solicitações, dúvidas e reclamações será feito no menor tempo possível, sendo no máximo, em até 30 dias.

Canal de Denúncia – Código de Conduta e Integridade

Formalmente criado em 2018, o Canal de Denúncia – Código de Conduta e Integridade da SPTrans tem como principal objetivo, receber denúncias de eventuais desvios de conduta, ética ou integridade de seus prestadores de serviços e colaboradores.

Sua denúncia sempre será anônima, pois o Canal atua de maneira imparcial e sigilosa.

Além disso, é vedado qualquer tipo de retaliação ou punição, de qualquer natureza, a quem realize uma denúncia no Canal. Enfim, os meios de contato são:

  • Endereço: Rua Boa Vista, 236, 8º, Centro Histórico de São Paulo, CEP: 01014-001 São Paulo – SP, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h;
  • Atendimento por Telefone: (11) 3396-7835;
  • Atendimento eletrônico: [email protected],
  • O e-mail [email protected] ainda é disponibilizado pela SPTrans ao usuário que deseja fazer uma denúncia relativa às atribuições do Comitê de Auditoria Estatuário – CAE, e Estatuto Social e Regimento Interno do CAE.

Redes Sociais SPTrans

Além do telefone SPTrnas, e de todas as outras formas de contato apresentadas aqui, também é possível contatar a empresa por meio de suas redes sociais.

Portanto, confira abaixo os links das mídias sociais da empresa:

Na página do Facebook, você pode tirar dúvidas, fazer elogios, postar fotos, uma denúncia ou ainda uma reclamação.

Na página do Linkedin, você pode visualizar as mais recentes notícias da SPTrans no feed que é constantemente atualizado. Com isso, o usuário estará sempre atualizado sobre tudo o que acontece.

Além disso, também é possível conferir caso alguma oportunidade de emprego seja divulgada. Do mesmo modo, por meio do Linkedin, o usuário também conhece um pouco mais sobre a história da empresa.

Achados e Perdidos

Por fim, mas não menos importante, ainda na página “Fale Conosco”, no site da SPTrans, há a guia “Achados e Perdidos”.

Caso você tenha esquecido alguma coisa dentro de um de nossos veículos, ou se encontrou algo e quer devolver para seu dono, entre nessa parte do site e encontre diversos números de telefone SPTrans para entrar em contato.

Além disso, para facilitar a comunicação, os números estão divididos por áreas e empresas. Contudo, em todas as áreas, você será atendido por um profissional capacitado e devidamente treinado para lhe oferecer um atendimento de alta qualidade.

História SPTrans

A história da São Paulo Transportes SA (SPTrans) é muito antiga, e começou ainda em 1946, no dia 10 de outubro. Na época, a empresa era denominada de Companhia Municipal de Transportes Coletivos, ou CMTC.

E tinha como responsabilidade fiscalizar e operar todo o transporte coletivo de ônibus feito na cidade de São Paulo. Executava ainda o mesmo serviço para os bondes, quando eles ainda existiam.

Porém, esses foram desativados em 1968, após 96 anos de existência.

A CMTC era uma empresa enorme, e chegou a contar com mais de 27 mil funcionários, em 1992.

Foi então que, em 8 de março de 1995, ainda durante a gestão do ex-prefeito Paulo Maluf, que a antiga CMTC muda de nome, e passa a se chamar de SPTrans.

Porém, ainda mantendo seu antigo número de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, ou CNPJ. E também sua missão, que é gerir e administrar o transporte público coletivo feito por ônibus em São Paulo.

E sempre da melhor maneira possível, com uma equipe altamente capacitada e treinada.

Em São Paulo, na maior cidade do país, que conta com mais de 10 milhões de habitantes (o número sobe para 17 se contarmos com seus 38 municípios vizinhos), aproximadamente 6 milhões de passageiros usam os ônibus da SPTrans todos os dias.

E para dar conta de toda essa gigantesca demanda, toda a linha de transporte coletivo é operada por empresas privadas, sob a supervisão da SPTrans.

Serviços

Formado por cooperativas e empresas, o sistema é feito por 16 consórcios que, juntos são responsáveis por mais de 1300 linhas, e 15 mil veículos. Sendo eles ônibus, micro-ônibus, vans e trólebus, que são veículos elétricos. Estes são alimentados por dois cabos superiores, dos quais recebem energia elétrica.

Todo o serviço de horário de operação, definição do trajeto que será feito pelo motorista, bem como a frota necessária, são emitidos pela SPTrans. Além de gerir também os terminais e corredores exclusivos para os ônibus.

O pagamento das passagens pode ser feito usando dinheiro, ou ainda usando o cartão Bilhete Único, criado em 2004, na gestão da ex-prefeita Marta Suplicy. E que pode ser usado também nos outros meios de transporte coletivo, como os metrôs e trens.

O atual presidente da companhia é Levi Dos Santos Oliveira. E o quadro de funcionários passa dos dois mil. Atualmente, é uma empresa de sociedade anônima.

Divisão Estratégica em Áreas – SPTrans

Enfim, a cidade de São Paulo é enorme. Por isso, é dividida em áreas, que são nove ao todo. Cada área recebe uma cor e uma empresa diferente de ônibus para prestar serviço.

No entanto, na região Central, que engloba todo o Centro Expandido de São Paulo, acontece diferente. Pois não há viações específicas, uma vez que todas atendem ao mesmo tempo. São elass:

  • Área 1 – Noroeste – Verde Claro: Gato Preto, Norte Buss, Santa Brígida e Spencer;
  • Área 2 – Norte – Azul Escuro: Spencer, Norte Buss e Sambaíba;
  • Área 3 – Nordeste – Amarela: Upbus, Transunião e Metrópole Paulista;
  • Área 4 – Leste – Vermelha: Pêssego, Express, Ambiental e AlliBus;
  • Área 5 – Sudeste – Verde Escuro: Transunião, Move Bus e Via Sudeste;
  • Área 6 – Sul – Azul: Transwolff, Mobibrasil, A2 e Viação Grajaú;
  • Área 7 – Sudoeste – Vinho (Bordô): Transwolff, Metrópole Paulista, BPX, Gatusa e Campo Belo;
  • Área 8 – Oeste – Laranja: Transcap, Alfa Rodobus, Gato Preto e Transppass,
  • Área 9 – Centro – Cinza: Sem empresa específica; é atendida por todas.

Então, agora que você já conhece o telefone SPTrans, e todos os canais de atendimento da empresa, já pode entrar em contato para sanar eventuais dúvidas de forma rápida e prática.

Leia Também:

Telefone Amil Dental – Fale Conosco, Ouvidoria
Telefone IG – Ouvidoria, Central de Atendimento
Telefone Elektro – Atendimento ao Cliente, Ouvidoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *