Tendências do Mercado Livre – O Que Vender?

Tendências do Mercado Livre

Hoje, no Quero Telefone, depois de falarmos de como ser um entregador do Mercado Live, falaremos das tendências do Mercado Livre. Afinal, identificá-las é muito importante.

Infelizmente, não é possível, simplesmente, ligar para o telefone do Mercado Livre para atendimento ao cliente para perguntar. Ou se dirigir ao SAC Mercado do Pago, por exemplo. Mas, mesmo assim, esse é um conhecimento que você deve buscar.

Isso pois, quando atuamos com compra e venda, é interessante saber o que as pessoas estão mais interessadas. Assim, você pode antecipar essa demanda. E, dessa maneira, ganhar mais que seus concorrentes.

Isso porque os hábitos de consumos se alteram com o tempo. Seja de forma abrupta e compulsória (como ocorreu em 2020, com a pandemia), seja de maneira natural e orgânica, como ocorre desde sempre.

Seja quais forem as formas e causas, a mudança sempre acontece. Ironicamente, a mudança é a única constante quando você trata com outras pessoas.

Assim, a não ser que você trabalhe com commodities, é fundamental saber quais serão as tendências do seu público-alvo. E, mesmo que seu produto seja mais comum, é sempre bom conhecê-las.

E é disso que falaremos nesse texto de hoje. Mostraremos quais são as tendências do Mercado Livre. E, também, falaremos, um pouco, sobre a própria plataforma. Fique com a gente para saber mais.

O Que, Afinal, É o Mercado Livre?

Sempre convém contextualizar. Logo, antes de mostrarmos as tendências do Mercado livre, falaremos um pouco sobre a própria plataforma de compra e venda.

No entanto, o primeiro ponto que devemos tocar é esse. O Mercado Livre é muito mais que, somente, uma plataforma de compra e venda. Apesar do seu objetivo ser a liderança no setor de varejo, na América Latina.

De fato, a empresa se apresenta como uma empresa de tecnologia para a facilitação e o fomento do varejo digital. O que, na prática, engloba diversas atividades. Entre elas, compra, venda, anúncio, aluguel, logística e pagamentos digitais.

O Mercado Livre nasceu no país vizinho, Argentina, sob o nome de Mercado Libre. No entanto, quando chegou ao Brasil, o seu crescimento foi enorme. Afinal, a população e o poder de compra eram, ligeiramente, maiores.

No entanto, suas atividades não se limitam a esses dois países. O Mercado Livre atua em toda a América Latina. Especialmente, na América do Sul, onde nasceu. Mas sua área de atuação se estende até o México.

Dessa maneira, podemos afirmar, sem dúvidas que a empresa cumpriu o seu objetivo. Ou seja, hoje, o Mercado Livre é o líder do e-commerce na América Latina.

Isso se dá por diversos números. O número de visitas não é divulgado, mas estima-se que opere na casa de centenas de milhões ao mês. Já o número de usuários, divulgado em 2016, é de 174,2 milhões. E os números cresceram desde então.

Outro número que sofreu forte crescimento foi o de funcionários. Em 2016, eram mais de 4 mil colaboradores. Em 2020, esse número saltou para 15 mil.

Quais As Áreas de Atuação do Mercado Livre?

Como dissemos, o Mercado Livre é muito mais que uma empresa de compra e venda. Mas, para além das soluções digitais que ele entrega, sua atuação se dá em diversas áreas. Isso o tornou um importante grupo empresarial.

A maior dessas empresas é o próprio Mercado Livre. E, ao longo de sua história, o grupo adquiriu diversas empresas menores. Dentre elas, seus concorrentes, que lhe garantiram maior penetração em alguns mercados.

Começamos mencionando a Lokau.com, importante jogador do varejo online até o início dos anos 2000. Também devemos mencionar a DeRemate.com. Essa empresa ficou conhecida aqui como Arremate.com. Lidava tanto com varejo quanto com leilões online.

Em 2008, a empresa abriu suas ações na Bolsa de Valores. E, pouco após esse aporte de dinheiro, adquiriu a empresa CMG, conhecida, também, como Classified Media Group.

Além de aquirir tantas empresa, o Mercado Livre criou diversas delas. A mais famosa e principal é o Mercado Pago.

Nascido em 2013, sua intenção era ser um facilitador para as transações que ocorriam dentro do Mercado Livre. Porém, sua facilidade de uso e bom trabalho lhe fizeram crescer exponencialmente.

Tanto que muitos usuários do Mercado Pago, sequer, utilizam o Mercado Livre. O Mercado Pago atua como uma carteira digital.

Ou seja, ele coloca todos os seus cartões de crédito sob um único aplicativo. Além de ser possível utilizar o saldo da carteira. Como se fosse um cartão de débito.

O app se relaciona, muito bem, com outro produto do grupo. Estamos falando da maquininha do Mercado Pago. Essa possibilitou o crescimento de muitos pequenos comerciantes e profissionais liberais.

Mercado Livre Envios

Não podemos, contudo, nos esquecer do segmento de logística do Mercado Livre. De fato, o grupo não se esqueceu, visto que pretendia controlar toda a cadeia de produção do varejo.

Portanto, foi criado, também no ano de 2013, o Mercado Livre Envios. E, assim, como a empresa de pagamentos, o seu crescimento foi visível, desde essa data.

Essa empresa, também, surgiu para baratear os custos dos comerciantes. Especialmente os preços praticados por empresas de logística. E, para isso, acabou adquirindo diversas empresas do setor, ao longo dos anos.

A maior parte delas se trara de startups, do mesmo setor. Além disso, investiu em sua frota própria. O que inclui, também, o setor aeroviário. E isso resultou, no ano de 2020, quando sua demanda explodiu, na criação da Meli Air.

Tendências do Mercado Livre?

Chegamos, então, ao cerne de nossa discussão. Quais, de fato, são as tendências do Mercado Livre? Vamos elencar a principais, logo abaixo.

Essas tendências podem ser encontradas na área do Mercado Livre destinada a isso. E podem ser exploradas por qualquer usuário.

Computadores e Informática

Esse é um reflexo da migração de muitos profissionais para o home office. Migração essa que, para alguns profissionais, deve ser permanente.

Além de computadores, estamos falando de diversos acessórios. De headphones a HDs externos, de câmeras a cadeiras mais ergonômicas. Tudo isso para aumentar o desempenho e produtividade das pessoas.

Produtos Pet

Essa é uma tendencia que já vem de alguns anos. E só aumentou quando aumentou, também, a proximidade com nossos amigos não-humanos.

E, assim, uma infinidade de brinquedos, casinhas e produtos de bem-estar adentraram no mercado. Outra tendência que, dificilmente, se reverterá.

Smartphones

Esses sempre estiveram em crescimento. E, conforme seus preços ficam mais acessíveis, a sua presença se torna mais constante.

Decoração

É natural, certo? Estamos passando mais tempo em casa. Logo, nossa tendência é darmos uma maior atenção ao nosso lar. Já que ele, também, virou nosso local de trabalho e lazer.

Aqui estamos falando dos itens mais diversos. Podemos citar: quadros, papéis de parede, enfeites, cortinas, porta-retratos, tapetes, almofadas e luminárias.

Jogos

Videogames estão em alta. Também, por conta do isolamento físico que estamos passando. Isso aumentou a produção mundial. Além disso, muitas pessoas estão descobrindo (ou redescobrindo) sua paixão por jogos eletrônicos.

Roupas

Essa foi uma tendência que muitas pessoas falaram que seria realidade em 2021. Isso, ainda no ano de 2020.

Isso pois, como medida de desinfecção, acabamos por lavar, com maior frequência, nossas roupas. O que as leva a desgastarem-se mais. Isso, aliado, à mudança, natural da moda, ao longo do tempo.

Acompanhar as tendências do Mercado Livre é essencial para manter-se na plataforma. Mas, para além de, simplesmente, segui-las, é necessário saber como elas se relacionam com o seu público-alvo.