Aluguel Sem Comprovação de Renda

Aluguel sem comprovação de renda – Digamos que você encontre o seu imóvel para locação junto a uma imobiliária em Balneário Camboriú, como forma de investimento. O aluguel de imóveis é uma excelente oportunidade para locadores que desejam alavancar seus lucros com imóveis e construir um patrimônio sólido e rentável. Normalmente estes colocam seus imóveis para aluguel em sites como o conhecido Quinto Andar, ou outros portais. No entanto, um fator importante é que, para garantir a segurança do locatário e do locador, são exigidos alguns documentos a fim de garantir que o aluguel será pago em dia e outros problemas serão evitados. Sendo assim, uma dúvida muito comum é se alugar casa para quem não tem carteira assinada pode ser um problema. Portanto, se você deseja alugar seu imóvel ou é a pessoa que não tem carteira de trabalho assinada, não deixe de conferir o post de hoje até o fim para entender de uma vez por todas o assunto.

Aluguel sem comprovação de renda – Informalidade crescente

De acordo com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 34 milhões de brasileiros trabalham sem carteira assinada, sendo que o número de trabalhadores informais já ultrapassa o de formais nos dias atuais. Como consequência, muitos não têm um meio tradicional para realizar a comprovação de renda exigida para conseguir alugar uma casa. No entanto, em muitos casos, um trabalhador informal ou autônomo pode ganhar mais do que aquele que possui a carteira assinada e tem capacidade de arcar com os custos do aluguel sem comprovação de renda. Justamente por isso, vem se tornando cada vez mais comum a exigência de outros documentos que comprovem a renda dos trabalhadores informais. Portanto, já vamos deixar claro que não é um problema alugar seu imóvel para quem não tem carteira assinada, desde que você solicite os documentos certos.

Importância dos documentos para alugar uma casa

Antes de falarmos exatamente quais são os documentos necessários para alugar uma casa, não podemos deixar de falar sobre sua importância. É por meio desses documentos que o locatário terá comprovada a situação financeira do inquilino, o que garante maior segurança e confiança de que ele será capaz de arcar com os débitos do aluguel.

Mas, além disso, ter um contrato de locação também ajuda a resguardar o inquilino. Isso porque, é nele que estarão descritos os principais pontos da negociação, como data do pagamento, taxa e multa por atraso, condições que o imóvel estava antes de ser alugar, responsabilidades em possíveis problemas estruturais, etc. Sendo assim, sem essa segurança pode ser muito mais difícil para o inquilino comprovar que algum problema é responsabilidade do proprietário.

Documentos exigidos para alugar um imóvel

Agora que você entendeu que a documentação exigida pode resguardar tanto o locador quanto locatário, confira abaixo quais são os principais documentos exigidos:

Pessoa Física

  • Ficha cadastral completa, com referências bancárias e pessoais;
  • Cópia de documentos como RG e CPF;
  • Cópia do RG e CPF do cônjuge, quando for o caso;
  • Cópia do comprovante de endereço;
  • Cópia do comprovante de renda;
  • Cópia do cartão do banco ou extrato bancário.

O comprovante de renda pode ser o Imposto de Renda detalhado do último ano, assim como carteira de trabalho, últimos 3 contra-cheques, etc. Além disso, geralmente é exigido que o locatário tenha renda três vezes superior ao valor do aluguel.

Já para quem é autônomo ou trabalhador informal, ou seja, que não possui carteira de trabalho assinada, geralmente é exigida a Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) assinada pelo contador responsável, além de contratos de prestação de serviços vigentes. Ou seja, mesmo que o indivíduo não tenha carteira assinada, existem outras formas de comprovar sua renda e assim garantir segurança para o negócio.

Aluguel Sem Comprovação de Renda

Pessoa Jurídica

Se você pretende alugar um imóvel em nome de sua empresa, os documentos comumente exigidos são:

  • Cópia do contrato social e última alteração;
  • Último balancete mensal, balanço ou declaração do contador do faturamento dos últimos 3 meses;
  • Cartão CNPJ;
  • Cópia do IPTU da sede atual;
  • IR da empresa.

Entendendo sobre o fiador

É importante lembrar que o fiador é alguém com papel importante nos aluguéis de imóveis. Isso porque, ele servirá como garantia do locatário caso o inquilino não cumpra sua parte do acordo. Ou seja, se o locador deixar de pagar o aluguel por algum motivo, o fiador deverá arcar com as despesas. Mas, vale lembrar que não é qualquer pessoa que está apta para esse papel, sendo necessário possuir um imóvel quitado em seu nome e que esteja na mesma cidade onde se pretende alugar a casa. Também é necessária a comprovação de renda do fiador, que deve ser suficiente para cobrir cerca de 3 a 4 meses de aluguel.

Conclusão sobre o aluguel sem comprovação de renda

Então, se você chegou até aqui, deve ter entendido que não há problema em alugar uma casa para quem não tem carteira assinada. No entanto, assim como ocorre em todas as transações imobiliárias, é fundamental solicitar documentos comprobatórios, assim como elaborar um contrato claro e objetivo. Dessa forma, você evita possíveis problemas e garante total segurança para o negócio, além de criar maior confiança entre você e o futuro inquilino. Afinal, ambos estarão protegidos. 

Alessanderson Dubecker

A missão do Quero Telefone: Um mundo onde a experiência do cliente tem um impacto positivo e sustentado em indivíduos, organizações, sociedade e no bem-estar econômico do Brasil.