Como Comprar no Mercado Livre?

Como Comprar no Mercado Livre

Apesar de ser um sistema bastante intuitivo, nunca é demais aprender como comprar no Mercado livre. De fato, esse é o nosso objetivo no Quero Telefone, hoje. Lhe mostrar como realizar esse procedimento tão importante.

De fato, compra e venda são a base da plataforma. E as orientações para fazê-lo se encontram em diversos canais de atendimento. Como o telefone Mercado Livre ou o telefone Mercado Pago, por exemplo.

Assim, podemos inferir que saber como comprar no Mercado Livre é tão importante quanto saber como anunciar no Mercado livre ou como fazer as suas vendas. Felizmente, para todos esses aspectos, a plataforma tem ajudado bastante os usuários.

E nós, também, o faremos aqui. Pretendemos lhe ensinar o passo a passo de como comprar no Mercado Livre. Que já é um processo bastante simplificado.

Além disso, falaremos um pouco mais sobre o próprio Mercado Livre, para que as informações sejam inseridas em um contexto. Fique com a gente e uma boa leitura.

O Que É o Mercado Livre?

Precisamos, antes de introduzir o assunto de como comprar no Mercado Livre, falar sobre a própria plataforma. Isso pois muitos não sabem a real dimensão do Mercado Livre.

Muitos ainda o veem, simplesmente, como uma plataforma de compra e venda.

Porém, uma análise a fundo o coloca como uma empresa fornecedora de tecnologia para o varejo. Possibilitando, assim, operações de compra, venda, anúncios, logística, aluguéis e pagamentos.

Isso não quer dizer, de forma alguma, que ser líder no setor do varejo não estava nos planos da empresa. Pelo contrário. A meta principal do Mercado Livre era ser referência no varejo online na América Latina. Da mesma forma que o eBay era nos EUA.

O Mercado Libre foi fundado na Argentina, visto que parte de seus sócios é de lá Porém, logo, estabeleceu outra sede no Brasil, onde reside a outra parte da estrutura societária.

Essa mudança aumentou, em muito, a influência da empresa. Isso pois o mercado consumidor do Brasil é muito maior que o da Argentina.

Mas, para além disso, o Mercado Livre atua em mais 17 países. Esses estão espelhados por toda a América Latina. Dessa forma, podemos entender que, de fato, a empresa alcançou o seu objetivo de tornar-se um titã regional do varejo digital.

A última divulgação que a empresa fez dizia que possuía 147,2 milhões de usuários, em 2016. Número que, com certeza, cresceu muito.

Assim como o de colaboradores. Esse saltou de 4 mil para 15 mil em um período de 4 anos.

Onde Atua o Mercado Livre?

A área de atuação do Mercado Livre é bastante extensa. Isso pois, desde 2013, ele deixou de ser, apenas uma empresa fornecedora de tecnologia para tornar-se um gigantesco grupo empresarial. Cuja maior marca é a própria plataforma do Mercado Livre.

Outra de suas marcas mais conhecidas é o Mercado Pago. Esse surgiu como uma opção para facilitar as transações dentro da plataforma. Porém, hoje, tornou-se uma aplicativo de carteira digital.

Por fim, devemos falar do Mercado Livre Envios. A empresa de logística surgiu para ser uma opção mais acessível às transportadoras, para os comerciantes.

E essa cresceu tanto que, em 2020, ingressou no setor aeroviário. Nascia, assim, a Meli air, com sua própria frota de aviões.

Como Comprar no Mercado Livre?

É um dos procedimentos mais simples que podem existir. Por isso, vamos  apresentar esse passo a passo para você.

Escolha o Produto

O primeiro passo, aqui, é escolher o produto que é o mais adequado para você. Existem muitas maneiras de fazer isso.

A principal é usando a busca do Mercado Livre. Tente ser o mais específico possível aqui. Para encontrar, exatamente, o que procura, visto que a quantidade de itens é muito grande para uma busca genérica.

Também, é possível buscar pelas categorias. Aqui, os produtos estão organizados, de maneira a facilitar a sua procura.

Também, é possível utilizar os filtros. Você pode exibir os resultados por ordem alfabética, pelos mais vendidos, por preço. Enfim, da forma que facilitar para você. Uma vez que você o tenha encontrado, clique sobre o produto.

Comprando o Item

Uma vez dentro da página do produto, você pode tirar as suas dúvidas com o vendedor, caso as informações listadas, ainda, não sejam suficientes. O importante é não ter dúvidas na hora de comprar.

Depois disso, clique no botão Comprar. Agora você estará na página de compras. Nela, são necessárias algumas informações que você deve adicionar.

Só é permitido comprar e vender, no Mercado livre, se você for um usuário. Caso você tenha uma conta, basta fazer o login, caso, ainda não tenha feito. Caso contrário, clique em Sou um usuário novo.

Agora, faça o seu cadastro nessa nova página. Ele é bem simples. Você pode adicionar cartões de crédito para a compra ou fazê-la no boleto. Porém, é necessário que você coloque um endereço. Ele pode utilizado para entregar o seu produto.

Frete

Dissemos que o seu endereço de cadastro pode ser usado para entregar o produto porque isso não é obrigatório. Você pode comprar um produto e entregá-lo em outro lugar, como o seu trabalho ou a casa de outra pessoa, por exemplo.

Por isso, após fazer o seu login ou cadastro, a próxima tela que aparecerá perguntará o seu CEP. Ele é utilizado para calcular o seu frete.

Também, aqui, você pode acrescentar as outras informações referentes ao seu endereço. Como número da casa ou complemento. Essas, no entanto, precisarão ser confirmadas depois, por medida de segurança.

Pagamento

Nessa parte, você começará o processo de finalização da compra. Isso pois são aqui que as últimas informações serão preenchidas. Antes das confirmações e início do processo de entrega.

Existem, basicamente, três maneiras de você fazer o seu pagamento nessa área. Cartões de crédito, boleto bancário ou créditos do Mercado Pago.

As opções que envolvem crédito são interessantes pois o pagamento é confirmado na mesma hora. Já, no caso do boleto, essa confirmação pode levar dois ou três dias úteis.

E, assim que o pagamento é confirmado, o processo de entrega se inicia. E, em alguns casos, pode acontecer, ainda, no mesmo dia.

Após escolher a opção, dentre essas três, serão solicitados alguns dados seus. Como o CPF ou o código de segurança do seu cartão de crédito.

Confirmando os Seus Dados

Agora, basta confirmar se as informações estão certas. Aqui vale verificar seu endereço e seus dados de pagamento, para evitar problemas posteriores.

Além disso, dê uma última conferida no próprio produto. Certifique-se de que é, exatamente, o que você precisa. Feito isso, basta clicar em Confirmar.

Se você optou pelo pagamento em boleto bancário, essa é a hora em que você o imprimirá. Ou salvará o PDF no seu computador, para fazer o pagamento de maneira digital.

Em alguns casos, é necessário que você adicione mais dinheiro ao pedido. Isso pode ocorrer quando o pagamento do frete não é realizado.

Nesses casos, você pode adicionar dinheiro de duas maneiras. Adicionando dinheiro, diretamente, no pedido ou em sua conta do Mercado Livre. De qualquer maneira, o valor será debitado dessa quantia.

Pronto. Agora é só esperar a sua encomenda chegar em casa. E, a depender do frete escolhido, pode ser que chegue no mesmo dia. Viu como comprar no Mercado Livre é rápido e fácil?