Débitos Sabesp

Débitos Sabesp

Se você possui débitos Sabesp, saiba que essa situação pode ser resolvida. E, como falaremos, hoje, na Quero Telefone, de maneiras muito mais fáceis e simples do que você imagina.

De fato, tanto pelo site, quanto pelo telefone da Sabesp, é possível tirar esse tipo de dúvidas. E, logo em seguida, já encaminhar os seus problemas para uma solução. Tudo isso na mesma hora. Ou, logo em seguida, se não se trata de um dia útil.

Isso pois, assim como muitas outras solicitações, essas referentes aos débitos Sabesp podem ser resolvidas na Sabesp Virtual. Essa agência virtual serve para, basicamente, permitir que o usuário faça tudo o que poderia ser feito em uma agência física. Sem sair de casa.

Por isso, falaremos, hoje, das muitas formas de você quitar, com a Sabesp, os seus débitos. Usando, principalmente, a agência virtual da empresa.

Mas, para além disso, também, falaremos da própria empresa em si. Fique com a gente e tenha uma boa leiutra.

O Que é a Sabesp?

Antes de entrarmos nos assunto de como quitar, com a Sabesp, os débitos na suas contas de água e esgoto, falaremos da própria Sabesp. Assim, tudo o que contarmos aqui, estará inserido em um contexto.

A Sabesp é uma empresa que cuida da captação, tratamento e distribuição de água potável, para o estado de São Paulo. Além de fazer os serviços de coleta e tratamento de esgoto.

A empresa é considerada de economia mista. Ou seja, pertence parte à iniciativa privada e parte ao poder público.

De fato, ela foi privatizada, em 1996, juntamente a outras empresas estatais. Porém, o maior acionista da empresa continua sendo o governo do estado de São Paulo.

Isso se dá para que o governo tenha o controle das decisões dentro da Sabesp. Assim, existe a garantia de que essas estarão de acordo com os interesses da população do estado.

Qual É a História da Sabesp?

A Sabesp surge como empresa em 1973. Nessa época, ela veio da fusão de seis companhias menores. Estamos falando da Comasp, do Sanesp, da Saec, do Fesb, do SBS e do Sanevale.

A maior parte dessas companhias atendia à Região Metropolitana de São Paulo e as regiões vizinhas. Porém, os planos de expansão da Sabesp eram ambiciosos.

Isso levou, de fato, a empresa a crescer por todo o estado de São Paulo. Os planos, em 2008, eram o de atender a toda a população do estado até 2018.

Porém, em 2014, o estado foi acometido por uma forte crise hídrica, que durou 2 anos. A Sabesp foi apontada como uma das culpadas, por conta de sua gestão do Sistema Cantareira.

Por conta de sua imagem arranhada, aliada aos próprios esforços durante a crise, os planos de expansão sofreram muito. Porém, a empresa continuou se expandindo.

Sabesp Atualmente

Atualmente, a Sabesp atende a 371 dos 645 municípios dos estado de São Paulo, o mais populoso da Federação. Isso que dizer, na prática de quase uma a cada 15 cidades do país estão sob sua rede.

Porém, a distribuição da população é um pouco mais concentrada. Com 26 milhões de pessoas recebendo água da Sabesp, isso coloca, praticamente, 1 a cada 8 brasileiros sendo abastecido pela companhia. Sendo quase metade deles na cidade de São Paulo.

Infelizmente, ainda, não existe uniformidade na distribuição. Isso quer dizer que alguns usuários da rede de água, ainda não tem o seu esgoto, completamente, coletado e tratado.

Atualmente, a empresa possui 9 sistemas produtores de água. São eles Cantareira, Alto Cotia, Baixo Cotia, Alto Tietê, Guarapiranga, Ribeirão da Estiva, Rio Claro, Rio Grande e São Lourenço.

Dentre os sistemas de tratamento de esgoto, podemos destacar aqueles que atuam na região metropolitana de São Paulo. Como os ETEs ABC, Barueri, Jesus Netto, Parque Novo Mundo, São Miguel e Suzano.

Além disso, a Sabesp mantém diversos programas de responsabilidade ambiental. Para conscientizar tanto os usuários quanto outras empresas da importância do desenvolvimento sustentável.

Essa, aliás, é outra da fontes de receita da empresa. Visto que ela presta forte consultoria de gestão hídrica para companhias privadas, por todo o estado.

Débitos Sabesp

Por uma razão ou outra, podemos contrair dívidas junto à Sabesp. Pode ser por conta de um situação financeira difícil em algum mês. Ou por conta de simples esquecimento.

Mas seja qual for a razão, existem maneiras de solucionar isso. E isso se dá através da agência virtual da Sabesp.

A agência virtual funciona de maneira semelhante à física. Porém, pode ser acessada pelo site. Um login, contendo o seu RGI, que vem com a conta é necessário. Mas o cadastro não leva mais do que alguns minutos. Além de ser gratuito.

Uma vez dentro do site, você pode solicitar diversos serviços. Como, por exemplo, a regularização dos seus débitos Sabesp. E isso pode ser feito de duas maneiras diferentes. O parcelamento de suas contas ou a emissão de uma segunda via.

Débitos Sabesp – Parcele Suas Contas

Esse primeiro método permite que você pague a conta do mês de maneira parcelada. Pelos próximos meses que se seguirem.

Para isso, é necessário que essa conta não esteja vencida. Ou seja, deve ser um débito que ainda não foi consolidado. É possível o pagamento, em alguns casos, de contas vencidas. Mas isso não é garantido.

Devemos destacar, no entanto, que esse pagamento não impede novas cobranças. Ou seja, nos próximos meses, você deverá pagar a sua conta d’água e o parcelamento de contas antigas. Planeje-se para não se atrapalhar com duas contas durante alguns meses.

É possível acessar esse serviço logo na primeira página da agência virtual da Sabesp. Ela é uma das primeiras opções, na longa lista de serviços disponíveis, quando você faz o seu login.

Emita Segunda Via da Sua Conta de Água

Também existe a possibilidade de você emitir a segunda via da sua conta de água. Esse serviço, geralmente, é solicitado quando ocorre a perda dela ou a conta é danificada.

Porém, ele também é muito útil quando temos uma conta de água com a data próxima ao vencimento. Porém, não temos o dinheiro para quitar esses débitos Sabesp.

Nesses casos, é recomendável que você peça uma segunda via da conta. Isso pois ela virá com a data de vencimento atualizada.

Geralmente, contas de água não apresentam atualização no valor, com juros e multas. Elas tendem a vir nas contas seguintes. Junto com eventuais outros serviços.

Débitos Sabesp – O Que Fazer Com As Contas Vencidas?

Os métodos que apresentamos acima funcionam, de maneira melhor, para contas que ainda não venceram. Ou seja, quando os débitos Sabesp, ainda, não foram consolidados.

Mas, algumas vezes, você já deixou as contas passarem do prazo de pagamento. Mesmo assim, existem soluções.

A primeira, como já dissemos, é o parcelamento. Existem casos onde ele não é possível. Mas, mesmo assim, vale a pena tentar fazê-lo no site.

Caso você não consiga, entre em contato com o telefone da Sabesp. Podem existir condições de pagamento disponíveis, apenas, por esse canal.

O importante é que você não deixe que uma nota de corte seja emitida para o seu domicílio. Dessa maneira, o parcelamento das suas dívidas se torna impossível. E, para solicitar a religação, é preciso quitar todas as suas dívidas.

Como você viu, existem muitas maneiras de você resolver, com a Sabesp, débitos que possa vir a ter. Mas, quanto antes você agir nesse sentido, maiores são as possibilidades de resolução.