Qual É a Ouvidoria do Mercado Livre?

Qual É a Ouvidoria do Mercado Livre?

Hoje, no Quero Telefone, responderemos Qual é a Ouvidoria do Mercado Livre. Uma informação que pode lhe ser muito útil.

Isso pois nem todos os nosso problemas podem ser resolvidos ligando para o telefone do Mercado Livre. Ou para o telefone do Mercado Pago.

E o conhecimento de uma Ouvidoria é tão útil quanto saber qual é o código universal do Mercado Livre. Especialmente em situações onde é nossos problemas não são resolvidos.

Por isso, hoje falaremos sobre essa ferramenta. Além de falarmos, um pouco mais, sobre a própria empresa. Fique com a gente para saber mais.

O Que É o Mercado Livre?

Em primeiro lugar, devemos falar sobre a empresa. Isso nos ajudará a responder, melhor, a a dúvida de qual é a Ouvidoria do Mercado Livre.

Isso pois ela existe dentro da empresa. Logo, uma contextualização se faz necessária. Para começarmos, precisamos dizer que ela é mais do que uma simples plataforma de varejo online.

Ela se apresenta como uma empresa fornecedora de tecnologia. Para viabilizar e fomentar o varejo digital. Permitindo operações de compra, venda, aluguel, anúncios, logística e pagamentos.

A empresa surgiu com o intuito de ser, na América Latina, o que o eBay é nos Estados Unidos. E isso começou com a sua sede na Argentina, de onde vem parte dos sócios do Mercado Livre.

A outra parte é brasileira. Por isso, a segunda sede fica no Brasil, onde o mercado consumidor é maior. E de onde a empresa cresceu quase que exponencialmente.

Atualmente, a empresa se mostra como um enorme grupo empresarial. Cujo Mercado Livre é a maior empresa, estando presente em 19 países na América Latina. Cumprindo, assim, seu objetivo de ser destaque na região, no varejo online.

Além disso, é dona do Mercado Pago. Esse começou como uma solução de pagamentos dentro da empresa e, hoje, é uma das principais plataformas de carteira digital do país.

Além disso, é dona da Mercado Livre Envios. E, por extensão, da Meli Air, com sua própria frota de aviões.

O Que É Uma Ouvidoria?

Antes da falarmos sobre qual é a Ouvidoria do Mercado livre, é interessante que definamos o que é uma Ouvidoria. Esse tipo de ferramenta não é muito notada, mas se mostra como muito útil. Especialmente, nos momento mais delicados.

A Ouvidoria é uma sessão que existe, obrigatoriamente, dentro de órgãos públicos. E, muitas vezes, dentro de empresas provadas. Especialmente, aquelas que lidam, diretamente, com um grande público.

Ele serve para tratar das solicitações que não são resolvidas pelos canais habituais das empresas. Ou, então, lidar com as reclamações dos clientes.

Essas podem estar em um setor físico da própria empresa ou, então, em um prédio a parte, próximo dela. E, logicamente, é possível o atendimento por telefone e, algumas vezes, à distância.

Quais As Vantagens da Ouvidoria?

A principal vantagem de uma Ouvidoria, é a sua independência. Não estamos falando de uma independência relativa. Mas sim uma autonomia de fato.

Dissemos que esse setor fica dentro de uma empresa. Ou de um órgão. Mas isso não quer dizer que ele esteja, de maneira alguma, subordinado a ele.

De fato, é muito importante que seja dessa maneira. Essa independência assegura que atitudes possam ser tomadas, mesmo que elas vão de encontro aos interesses de uma empresa.

A outra vantagem é que o acionamento da Ouvidoria funciona como uma ferramenta de pressão, por parte dos consumidores. Assim, se ela for provocada, a tendência é que a sua solicitação seja acelerada. Isso pois afeta, diretamente, a imagem da empresa.

Existe, contudo, uma desvantagem. Ela reside em seu horário de funcionamento. Enquanto o serviço de atendimento ao cliente pode ocorrer, na prática, 24 horas ao dia, a Ouvidoria, geralmente, funciona, apenas, em horário comercial.

Qual É a Ouvidoria do Mercado Livre?

No momento em que esse artigo está sendo escrito, o Mercado Livre, ainda, não possui uma Ouvidoria. Mas isso não quer dizer que as suas solicitações serão ignoradas.

Existem diversos canais pelos quais você pode entrar em contato com a empresa. Podemos citar o Serviço de Atendimento ao Consumidor, como o primeiro contato. Esse, também, possui um serviço para atender pessoas com deficiência de comunicação.

Além disso, existe o atendimento via chat e e-mail. Todos esses, virtualmente, funcionando 24 horas por dia.

E, fora da empresa, ainda é possível contar com serviços de defesa do consumidor. Dentre esses, os principais são o site Reclame Aqui e o Serviço de Proteção ao Consumidor.

Quais São As Outras Formas de Contato?

Como dissemos, existem diversas maneiras de se contatar a empresa apesar de não existir uma Ouvidoria do Mercado Livre. Vamos começar com os canais dentro da própria empresa.

O primeiro é o Serviço de Atendimento ao Consumidor. Ele é o 4020 1735, para as capitais e regiões metropolitanas. E 0800 637 7246, para as demais cidades do Brasil.

O horário de atendimento, nesses telefones, é bastante estendido. Ele vai das 8h até as 22 h, de segunda a sábado. E, aos domingos e feriados, vai das 8 h até as 20 h.

Também existe o telefone para pessoas com deficiências na audição ou na fala. Esse é acessado através do 0800 650 2121. E o seu horário de funcionamento é o mesmo dos demais.

Além disso, existe o atendimento via chat. Esse pode ser acessado do aplicativo do Mercado Livre ou se seu site. O atendimento é automatizado mas é possível, também, falar com um atendente humano. Esse funciona 24 horas por dia.

Também é possível contatar o Mercado livre através de e-mail. Porém, o endereço não é disponibilizado ao público. Esse se dá de forma indireta.

Dentro do site, existe um formulário de contato para os clientes. Uma vez preenchido, basta que esse seja enviado para que o seu problema seja encaminhado para uma resolução.

Como Conversar Com o Mercado Livre Usando Ferramentas Externas

Além das ferramentas da própria empresa, existem aquelas que não pertencem a ela, para resolver os seus problemas. Elas funcionam, na prática, como substitutas da Ouvidoria, na ausência dela.

A primeira ferramenta é o site Reclame Aqui. E, apesar de seus serviços serem considerados de grande valor ao público, trata-se de uma empresa privada. Porém gratuita, tendo sua receita vinda de anúncios dentro do próprio site.

Esse site funciona como uma ponte entre os consumidores e as empresas. Os consumidores registram suas reclamações, de maneira pública, e as companhias, após tomarem ciência, podem encaminhar a resolução.

Não existe obrigação legal de atender ao site. Porém, ele funciona como uma ferramenta de pressão às marcas, por conta de sua grande popularidade. Além de viabilizar acordos e evitar que os conflitos sejam resolvidos pela via judicial.

Além disso, existe o Procon, o Serviço de Proteção ao Consumidor. Esse, ao contrário do Reclame Aqui, é uma empresa estatal. Por isso, possui uma capilaridade muito grande. Está, de fato, na maior parte das cidades do Brasil.

É possível registrar a sua reclamação e uma notificação é enviada a empresa. Novamente, a empresa poderá não responder á sua solicitação. Porém, nesses caso, é possível adotar uma solicitação pela via judicial.

De fato, apesar de não existir uma Ouvidoria, dentro do Mercado Livre, suas solicitações não passarão despercebidas. E o seu atendimento ao cliente tem um histórico de, em todos os canais, atender o usuário com celeridade e eficiência.