Sabesp Virtual – Atendimento, Agendamento, Segunda Via e Muito Mais

Sabesp Virtual

Se você quer saber mais sobre a Sabesp Virtual, continue com a gente. A agência virtual da distribuidora de água é o nosso tema de hoje no Quero Telefone.

De fato, diversas solicitações podem ser resolvidas através do SAC da Sabesp. Porém, algumas precisam que a pessoa se desloque até uma agência da empresa. No entanto, isso, nem sempre é possível. Ou prático.

Para esses casos, existe a agência virtual da Sabesp. Onde é possível que você realize diversos serviços. Como, por exemplo, solicitar a segunda via da sua conta de água.

Assim, hoje você conhecerá as principais ferramentas contidas na Sabesp Virtual. Além de conhecer um pouco mais sobre a empresa. Boa leitura.

O Que É a Sabesp?

Antes de explicar sobre a agência virtual da Sabesp. Falaremos sobre a própria empresa. Que é uma empresa de economia híbrida. Ou seja, apesar de privatizada, seu maior acionista é o estado de São Paulo.

Isso existe para que o governo tenha uma maior controle sobre as decisões da empresa. Garantindo uma melhor representação dos interesses da população, dentro dela.

A Sabesp surgiu em 1973, com a fusão de 6 companhia de água e esgoto menores. Essas atendiam, principalmente a Região Metropolitana de São Paulo e seus arredores.

Porém, nos quase 40 anos que se seguiram, a empresa expandiu-se para muito além de seu traçado original. E isso continuou mesmo após sua privatização, na década de 90.

De fato, o objetivo era de que a Sabesp pudesse ser capaz de distribuir água e coletar esgoto de todo o estado até 2018. Mas a crise hídrica, que durou de 2014 até 2016, colocou um freio nessa expansão.

Atualmente, a e Sabesp está presente em 371 municípios do estado de São Paulo. Isso representa mais da metade das cidades do estado. Além disso, atende a 26 milhões de pessoas. Mais de um décimo da população do país.

Os serviços de captação, tratamento e distribuição de água são os mais abundantes. Isso pois nem todos os seus usuários possuem coleta de esgoto, atualmente.

Sabesp Virtual

A Sabesp Virtual é a agência virtual da Sabesp, para todos os usuários dos serviços da empresa. Ou seja, mais de 26 milhões de pessoas, desde que tenham uma conexão com a internet, podem fazer uso desse serviço.

A agência virtual funciona como uma agência física da Sabesp. Porém, sem a necessidade que você se desloque até ela. O que, muitas vezes, é impossível ou, então, consome muito tempo.

Por outro lado, ela oferece recursos de maneira mais fácil que os que você encontra através de outros canais de atendimento, como o telefone da Sabesp, por exemplo. Isso pois ele apresenta os serviços de maneira visual e intuitiva.

E quando falamos de intuitiva, é por conta de sua facilidade de uso. Todos os serviços se encontram descritos, de maneira simples, logo na tela inicial. Assim, em poucos cliques, você encontra o que procura.

Quais Serviços São Oferecidos Pela Sabesp Virtual?

Como dissemos, os serviços ofertados pela agência virtual da Sabesp são os mesmos que você encontrará em uma agência física. Com a diferença que você, usando a interface simplificada do site, fará o seu próprio atendimento.

Mas, essa, talvez, seja a maior diferença entre o atendimento físico e o virtual. Porque a variedade de serviços é bastante grande. Como você verá mais abaixo.

Sabesp Fácil

Esse é o grande agregador de serviços da Sabesp Virtual. A maior parte dos recursos pode ser acessado por aqui. O mais notável é a atualização dos seus dados cadastrais, que está no final da lista de serviços.

Além disso, outro serviço bastante utilizado é a autoleitura do registro. Isso permite Que você informe os dados do seu registro, mesmo se você se encontra em áreas rurais remotas ou com o seu estabelecimento comercial fechado, pro conta da pandemia.

Também é possível fazer o upload dos seus documentos no site. E, assim, agilizar diversos serviços que necessitem da apresentação dos mesmos.

Também é possível realizar todos os serviços necessários em caso de imóvel vago. Como, por exemplo, a supressão de ligação ou religação de água. Ou, se for o caso, a transferência de titularidade de débitos.

Agendamento de Atendimento

Caso você, de fato, precise, se deslocar a uma agência física da Sabesp, é necessário que você faça o agendamento desse evento. Essa medida se tornou obrigatória, em razão da pandemia do novo corona vírus.

Além disso, através desse serviço, você pode fazer outro tipo de agendamento. O de visitas de técnicos e leituristas da Sabesp à sua residência.

Essas visitas estão um pouco limitadas, pelas razões que já descrevemos. Mas estão sendo feitas. Desde que protocolos de proteção coletiva sejam respeitados, é claro.

Segunda Via de Fatura

Por uma razão ou outra, pode ser que você precise solicitar uma segunda via da sua conta d’água. Pode ser por perda, dano no código de barras ou porque passou da data do vencimento.

No entanto, seja qual for a razão, isso pode ser feito através do site da Sabesp. O procedimento é rápido. E a data de vencimento vem atualizada, na hora. Geralmente, não ocorrem atualizações no valor. Mas, se for o caso, elas também são feitas na hora.

Tarifa Social

É possível, também, fazer a solicitação de tarifa social no site. E você pode usar os próprios documentos que já inseriu no site, através da Sabesp Fácil.

Ela serve para que pessoas que possuam uma renda menor, possam, por um período, pagarem menos em suas contas. Mas, para isso, é necessário que se preencham alguns requisitos.

Em caso de residências unifamiliares, a renda da casa deve ser de, até, 3 salários mínimos. E a área útil do imóvel não pode exceder 60m². Além disso, o consumo de energia elétrica não pode passar de 170 kWh/mês e o imóvel não pode ter débitos.

Nesses casos, a cada 24 meses, essas condições devem ser comprovadas. Ou então, a tarifa social não será renovada.

A pessoa também pode solicitar a tarifa social casos esteja desempregada. Nesses casos, o consumo de água deve ser de até 15 m³ (15 mil litros).

Além disso, a pessoa deve ser titular da conta há, ao menos 90 dias. E o último salário deve ser de, no máximo 3 salários mínimos, com demissão não sendo por justa causa. Também não deve ter débitos com a Sabesp. Mesmo negociados.

Nesses casos, a tarifa durará, no máximo, um ano. E não existe a possibilidade de renovação.

Consertos

Também é possível solicitar consertos na rede, através da Sabesp Virtual. Esses consertos podem ocorrer tanto no cavalete, quanto no registro ou, até, no medidor.

Além disso, você pode solicitar mudança de local do cavalete. Ou mudar o lugar da ligação de esgoto, na sua residência.

Atendimentos Emergenciais na Sabesp Virtual

Também é possível solicitar serviços de emergência, através da agência virtual Sabesp. A principal delas é comunicar que a sua casa ou a sua rua estão sem água. A Sabesp deve atender essa solicitação o mais rápido possível. Inclusive, informando o prazo previsto.

Outras solicitações incluem o entupimento de esgoto. Apesar de parecer, apenas, um incômodo, esse é um dos mais graves, pois expõe a população à diversas doenças.

Por fim, é possível fazer reclamações sobre vazamentos tanto de água quanto de esgoto. E, também sobre água com qualidade abaixo do normal.

O acesso à Sabesp Virtual tem ajudado muitos usuários da empresa. Sobretudo aqueles que não podem comparecer, pessoalmente, às agências físicas.