Cancelar Uma Venda no Mercado Livre

Algumas vezes acontecem empecilhos e nos vemos obrigados a cancelar uma venda no Mercado Livre. Porém, apesar de essa não é uma prática muito recomendada, o Mercado Livre deixa essa opção para os vendedores, pensando sempre na praticidade para as vendas.

Portanto, se você precisa cancelar uma venda e não sabe como, então você chegou ao lugar certo! É possível fazer o cancelamento via site ou aplicativo, que está disponível para Android e iOS, e informar o motivo para o cancelamento. Então, continue lendo e confira tudo aqui!

Continue lendo nosso artigo aqui no Quero Telefone e fique por dentro de todas as informações sobre como cancelar uma venda no Mercado Livre.

Cancelar Venda no Mercado Livre

Antes de mais nada, é importante ressaltar que, se você cancelar uma venda, o seu termômetro terá a cor afetada. Assim como a sua reputação no site também.

Sendo assim, deixe o cancelamento da venda apenas para emergências. Além disso, se você tiver uma desistência de 2,5% das vendas, você poderá ter a sua conta suspensa para vendas.

Por outro lado, se a desistência for por parte do comprador, o seu termômetro não será afetado. Além disso, o Mercado Livre também não contabiliza cancelamentos nos casos descritos abaixo:

  • Se houver devolução do produto;
  • Entrega não realizada por problemas com a transportadora ou Correios,
  • Ou ainda algum problema que não seja relacionado nem com o vendedor nem com o comprador.

Cancelar Uma Venda no Mercado Livre

Cancelar Uma Venda no Mercado Livre Pelo Aplicativo

O cancelamento no site acontece quando o comprador recebe o dinheiro de volta, antes de receber o produto. Para cancelar uma venda no Mercado Livre, siga os passos a seguir:

  1. Abra o aplicativo no seu dispositivo Android ou iOS e faça login;
  2. Selecione o último item do menu inferior, que está escrito “mais”;
  3. Entre em “Minha Conta”, e depois em “vendas”,
  4. Selecione “Cancelar Venda” e informe o motivo da desistência.

Leia Também: Telefone do Mercado Livre – Reclamação, SAC 0800, Ouvidoria

Cancelar Uma Venda no Mercado Livre Pelo Site

Cancelar a venda pelo site é bem parecido com o cancelamento pelo aplicativo. Confira os passos a seguir:

  1. Primeiro entre no site clicando aqui, e faça o login na sua conta;
  2. Selecione o ícone com o seu nome;
  3. Ao lado do anúncio que você deseja cancelar, clique em “Cancelar a venda”,
  4. Escolha o motivo do cancelamento da venda.

É Possível Evitar Cancelamentos?

De acordo com o Mercado Livre, você pode adotar algumas medidas para evitar desistências por parte dos compradores.

O primeiro ponto é sempre manter as vendas atualizadas de acordo com o seu estoque. Além disso, também é importante sempre deixar sincronizado com as outras plataformas que você também usa, além do Mercado Livre.

Do mesmo modo, você também pode tomar outras medidas em relação ao anúncio.

Deixe as informações sempre atualizadas e com base no que o produto realmente é. Sem deixar opções para possíveis ambiguidades dos clientes. Outro ponto para se atentar é se os preços estão em dia.

Como Ficam os Anúncios Inativos?

Se você trabalha com produtos em muitas quantidades, o estoque deve estar sempre atualizado para evitar cancelamentos da sua parte.

No caso de produtos com o estoque zerado, o Mercado Livre deixa o anúncio inativo, impedindo que algum comprador finalize a compra, e você tenha que cancelar depois.

Os anúncios pausados ou inativos ajudam os vendedores a não terem que cancelar vendas, impactando em sua reputação e termômetro.

Então, quando o estoque estiver normalizado, você pode ativar o anúncio novamente e continuar com as suas vendas sem preocupações.

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha outras informações sobre o Mercado Livre.

Leave a Reply