Como Devolver Um Produto da Americanas?

Como Devolver Um Produto da Americanas

Como Devolver Um Produto da Americanas – Nesse artigo, você encontra as principais informações de como devolver um produto da Americanas, os motivos mais comuns para devolução, e muito mais.

A internet revolucionou o mundo das compras, e tem se tornado um meio cada vez mais utilizado pelos consumidores. Afinal de contas, por este canal, é possível comprar considerando uma variedade maior de opções, além de preços bem mais acessíveis.

Contudo, há a desvantagem de não poder ver de perto o produto que está sendo adquirido. Além disso, há também maior probabilidade de receber produtos diferentes do que a empresa divulgou, ou com defeito.

Para cuidar de questões como essa, grandes sites de compras, como é o caso da Americanas, possuem uma política de troca e devoluções, alinhada ao Código de Defesa do Consumidor.

Assim, elas permitem que o cliente resolva os possíveis transtornos causados pelo recebimento de produtos com defeito, ou mesmo a devolução em caso de arrependimento da compra, sem maiores complicações.

Veja a seguir quais os possíveis motivos para a devolução de produtos, como devolver um produto da Americanas, e como ocorrem os reembolsos, dependendo da forma de pagamento. Então, continue lendo para ficar por dentro de tudo!

Motivos Para Devoluções de Produtos

As trocas podem ocorrer por dois motivos na Americanas:

  • Se o cliente recebeu o produto errado ou com defeito,
  • Ou ainda se ele decidiu simplesmente recusar a entrega por ter se arrependido da compra.

Enfim, em todos os casos, o contato deve ocorrer em até 7 dias corridos após o recebimento do produto, com exceção de itens de moda. Pois eles contam com um prazo maior, de 30 dias corridos.

No caso de ter recebido o produto errado ou com defeito, se o fabricante não retornar sobre as correções nos defeitos, ou sobre a substituição por outro produto, o consumidor tem direito ao reembolso. Os prazos são os seguintes:

  • Em até 30 dias corridos para bens não duráveis (bebidas e alimentos),
  • E 90 dias corridos para bens duráveis após a notificação (móveis e eletrodomésticos, por exemplo).

Sendo assim, é sempre importante verificar de forma adequada, as orientações de instalação e operação, dispostas no manual de instruções. Além disso, nele também estão disponíveis os contatos de postos autorizados que podem auxiliar no processo.

Porém, se o seu produto apresentar falhas ou defeitos, após os 7 dias do período de solicitação de troca ou devolução, a primeira coisa que você deve fazer é entrar em contato com o fabricante, ou com uma das assistências técnicas credenciadas, e comunicar o problema.

No entanto, se não for possível reparar o problema, o produto poderá ser devolvido à Americanas Empresas, acompanhado do DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica), manual e acessórios.

Em contrapartida, para o caso em que o consumidor resolveu recusar a entrega por ter se arrependido da compra, basta comunicar a Americanas, e encaminhar o produto em sua embalagem original, sem indícios de uso, violação do lacre original do fabricante, acompanhado do DANFE, manual e demais acessórios.

Como Devolver Um Produto da Americanas?

Enfim, vejamos agora como devolver um produto da Americanas. Em geral, a devolução poderá ocorrer por meio de postagem nos correios, ou por coleta realizada pela transportadora.

Sendo assim, para solicitar a troca ou devolução, se estiver dentro dos prazos estabelecidos pela Americanas, entre na sua conta no aplicativo, ou pelo “Minha Conta”, e clique em “Trocar ou Devolver”. Além disso, você também pode fazer a solicitação por meio da Central de Atendimentos Americanas, utilizando o telefone Americanas 4003-4848 ou no site da Americanas.

Se o produto que deseja devolver, juntamente com a embalagem, pesar menos de 30 kg, e possuir a soma total das dimensões (largura, altura e comprimento) menor que 200 cm, o processo se dá via Correios.Neste caso, a Americanas enviará um código de postagem gratuito pelo e-mail do cadastro, e o produto pode ser enviado pela Agência de Correios mais próxima.

É importante que a postagem seja o mais rápido possível, pois o código possui prazo de validade. Lembre-se também das condições para devolução, como a embalagem, o DANFE, os manuais e acessórios.

Além disso, quando não for possível enviar pelos Correios, a devolução será por meio de coleta. Para que isso aconteça, o produto deve estar devidamente embalado (na embalagem original). Além disso, não pode haver indícios de uso e violação do lacre original do fabricante, com o DANFE, manuais e acessórios.

A coleta ocorre no mesmo endereço da entrega, em dias úteis (de segunda à sexta-feira) de 08h às 21h. Se, após três tentativas, não for possível coletar o produto, cancela-se o processo. E o cliente deverá realizar uma uma nova solicitação.

Além disso, sempre que entregar um produto para coleta, solicite um comprovante do procedimento. Contudo, se se o transportador não disponibilizar, não entregue o produto.

Arrependimento da Compra

Do mesmo modo, também vale lembrar que, no caso de arrependimento da compra antes da emissão da nota fiscal, o consumidor pode realizar o cancelamento antes da entrega, por meio do “Minha Conta”, ou aplicativo.

Além disso, mesmo após a emissão da nota fiscal, também é possível recusar a entrega. Neste caso, o produto retornará ao centro de distribuição, passará por processamento, e o valor da compra será restituído posteriormente.

Sobre os Valores – Devolvendo Um Produto da Americanas

Caso não haja possibilidade de substituir o produto, os valores da compra serão restituídos de acordo com a forma de pagamento que o cliente usou no processo.

Quando as compras são feitas pelo cartão de crédito, a Americanas entra em contato com a administradora do cartão para estornar o valor total do produto. Mesmo que ele haja parcelamento. O valor, neste caso, aparece na fatura como crédito.

Em contrapartida, quando os pagamentos são feitos por meio de débito em conta ou boleto bancário, a Americanas realiza o depósito na conta corrente do responsável pela compra em até 10 (dez) dias úteis. Portanto, o depósito acontece apenas em conta corrente, cadastrada exclusivamente com o CPF do titular da compra. Então, conta conjunta não vale.

Se o responsável pela compra não cumprir os requisitos de conta corrente, gera-se, em até 10 dias úteis, uma Ordem de Pagamento no Banco Itaú. O cliente poderá resgatar este valor em uma das agências do banco, apresentando identidade e CPF.

Por fim, se a compra foi feita com saldo de cashback da sua conta ame digital, o reembolso ocorrerá em até 15 dias úteis. Se a compra foi paga parte com cashback, e parte com o cartão de crédito, os valores serão reembolsados em suas respectivas fontes.