Como faço para reclamar no Mercado Livre?

Como faço para reclamar no Mercado Livre

Veja como fazer para reclamar no mercado livre

Como faço para reclamar no Mercado Livre? Se você fez alguma compra no Mercado Livre, mas viu algum problema no produto que foi adquirido, fique tranquilo. É possível fazer reclamações tanto no telefone Mercado Livre quanto no telefone Mercado Pago. Com isso, você poderá relatar os problemas ligados à sua encomenda e resolver essa questão.

Ademais, se você realmente não estiver satisfeito com a compra, essa plataforma permite ao usuário avaliar negativamente o vendedor. Isso evitará que outras pessoas tenham uma péssima experiência no futuro.

Nos próximos parágrafos, você verá como fazer uma reclamação no Mercado Livre pela web, pelo telefone ou pelo app dessa empresa. Confira tudo isso e muito mais aqui no Quero Telefone.

Pedir ajuda ao Mercado Livre

Para pedir ajuda ao Mercado Livre, siga os passos abaixo:

  1. Entre na sua conta do Mercado Livre pelo site ou pelo app para smartphones;
  2. Entre na seção “Compras” (ou “Minhas compras”);
  3. Na versão do site, toque nos três pontos ao lado da compra sobre a qual você pretende reclamar e escolha a opção “Preciso de ajuda”.
  4. No app, toque na compra sobre a qual pretende fazer uma reclamação e role a página até a opção “Ajuda com a compra”.

Depois que seguir os passos acima, será feita uma triagem onde será possível relatar o seu problema. De acordo com a sua experiência, escolha uma das opções abaixo:

  • Troca ou devolução do pedido;
  • Problemas com o produto;
  • Ausência de produto no pacote;
  • Entrega que nunca chegou;
  • Problemas de pagamento.

Ao escolher “Troca ou devolução do pedido” ou “Problemas com o produto”, você terá que explicar por qual razão pretende devolver ou trocar o seu produto. Esse serviço pode ser solicitado caso o produto adquirido seja diferente do que foi mostrado no anúncio, possua algum defeito, chegue incompleto ou a pessoa não tenha feito a compra em questão (possível fraude).

Na opção “Recebi o pacote sem o produto”, você pode escolher entre cancelar a compra e ter o seu dinheiro de volta ou receber o seu produto.

Caso sua compra conste no Mercado Livre como “produto entregue”, mas você não tenha realmente recebido a compra, também é possível abrir uma reclamação diretamente com a plataforma. Contudo, antes de fazer isso, veja com algum vizinho ou parente se algum deles recebeu a compra por você.

Em todas as situações citadas acima, um protocolo é gerado e o Mercado Livre fala diretamente com o vendedor para resolver o problema. Depois disso, basta acompanhar os detalhes de sua compra na mesma seção para fazer uma troca ou estorno.

Avaliação do vendedor

O Mercado Livre está entre as melhores empresas para se trabalhar ou fazer compras online, mas sempre existe algum problema à se resolver.

Além de fazer uma reclamação no Mercado Livre, também é possível avaliar o vendedor, mesmo que a compra já tenha sido cancelada ou a reclamação já tenha sido resolvida.

Avaliação pelo desktop

  1. Entre na seção “Compras” e, do lado do seu pedido, clique nos três pontos;
  2. Vá em “Opinar sobre o vendedor”;
  3. Escolha uma das avaliações e justifique sua pontuação;
  4. Por fim, toque em “Continuar”.

Avaliação pelo aplicativo

  1. Entre na seção “Compras”;
  2. Toque em “Detalhe da compra”;
  3. Vá em “Opinar sobre o vendedor”;
  4. Defina a sua avaliação e toque em “Continuar”;
  5. Para encerrar, escreva um pouco sobre a sua experiência.

Aplicativo Mercado Livre

O aplicativo do Mercado Livre permite que o usuário faça compras e vendas pela web de um modo simples e seguro. Para quem compra, é possível encontrar produtos de diversas marcas, além de preços incríveis nas lojas online.

Diversos tipos de produtos são encontrados no Mercado Livre, como jogos, livros, brinquedos, aparelhos eletrônicos, sapatos, móveis, artigo para decoração, ferramentas, entre outras coisas. Inclusive, é possível comprar artigos de segunda mão nessa plataforma.

O Mercado Livre é tão amplo que até mesmo carros usados e motos de segunda mão podem ser encontrados em seu catálogo.

Com relação aos vendedores, é possível vender produtos novos e usados e fazer anúncios grátis. Além disso, é possível administrar suas compras e vendas na mesma conta.

Outro ponto positivo do app Mercado Livre é a facilidade para comunicação. É possível se comunicar com o vendedor ou comprador usando a ferramenta de mensagens instantâneas desse aplicativo.

O aplicativo Mercado Livre está disponível no Google Play ou na App Store. No Google Play, esse app tem 12 milhões de avaliações e, numa escala de 0 a 5, possui nota 4,8. Na App Store, esse app tem 934,5 mil avaliações e, numa escala de 0 a 5, possui nota 4,9.

Atendimento Mercado Pago

Para acionar o SAC do Telefone Mercado Livre ou do Telefone Mercado Pago, o número é 0800 637 7246. Para quem possui alguma deficiência na audição ou na fala, o número é 0800 650 2121. O horário de atendimento de ambos os contatos é de segunda à sexta-feira, das 8h às 22h e, aos sábados, das 8h às 20h.

Para ser atendido, é necessário estar com o seu código de atendimento, pois ele será pedido pela plataforma. Vale ressaltar que apenas clientes do Mercado Livre ou do Mercado Pago podem utilizar esse contato.

Código de atendimento

Como foi dito anteriormente, para ser atendido pelo SAC do Mercado Livre, é preciso ter um código de atendimento. Para obter esse número, o cliente deve estar logado em sua conta do Mercado Livre no smartphone ou no desktop.

Depois de fazer o login no site e a opção “Ligue para nós” estiver disponível, basta clicar sobre ela e o seu código de atendimento será exibido.

Esse código é válido por 20 minutos. Se esse código não funcionar ou, por alguma razão, o prazo dele se esgotar, solicite outro refazendo os mesmos passos.

Tabela de contatos

A seguir, veja uma tabela com os principais contatos ligados ao Mercado Pago. São contatos importantes, que você pode precisar a qualquer momento, por isso, separamos eles aqui:

Fale com o Mercado LivreContato
Telefone 08000800-637-7246
0800 (deficientes de fala e auditivos)0800-650-2121
Chat e WhatsApp Mercado LivreChat e WhatsApp ML
Email Mercado LivreE-mail ML
Mercado Livre liga para vocêML liga pra você
Ouvidoria Mercado LivreNão possui

Avaliação do Mercado Livre no Reclame Aqui

Para reclamar sobre o Mercado Livre no Reclame Aqui (RA), o primeiro passo é fazer o cadastro gratuito no site e crie o seu perfil. Depois disso, digite o seu texto e explique qual é o motivo da sua reclamação.

Numa escala de 0 a 10, a avaliação geral do Mercado Livre no site Reclame Aqui é de 6,1. O Reclame Aqui classifica esse índice como “regular”. Entre maio de 2018 e maio de 2021, o Mercado Livre recebeu 279546 reclamações e respondeu 260262. Isso corresponde a 93,1% de reclamações respondidas.

Apesar de ter uma avaliação geral mediana, o índice de aprovação do Mercado Livre melhorou muito nos últimos 18 meses.

Se analisarmos o período entre janeiro e dezembro de 2020, essa empresa recebeu 117657 reclamações e respondeu 115648. Isso corresponde a 98,3% de reclamações respondidas. Nesse período, a empresa teve uma avaliação de 6,8, índice considerado “regular”.

Por sua vez, no período entre dezembro de 2020 e maio de 2021, o Mercado Livre recebeu 55690 reclamações e respondeu 54717. Isso corresponde a 98,3% de reclamações respondidas. Nesse período, a empresa teve uma avaliação de 7,5, índice considerado “bom”.

Além de sua alta porcentagem de respostas, o Mercado Livre também possui um bom índice de reclamações resolvidas no RA. Se analisarmos apenas o ano de 2021, essa empresa resolveu 74,8% das reclamações recebidas. Isso contribuiu muito para o aumento da nota do Mercado Livre no RA nos últimos três anos.

Gostou do conteúdo Como faço para reclamar no Mercado Livre? Deixe seu comentário!