Passo a passo para emitir 2ª via do boleto Fies 2021

2 via do boleto fies

Veja como ficar em dia com as obrigações do programa de financiamento estudantil

Criado originalmente em 1999, o Fies se tornou com o tempo o mais importante programa de financiamento do ensino superior no Brasil. Por meio da iniciativa, milhões de estudantes conseguem obter acesso às mais importantes instituições particulares do país.

O fundo originalmente era operacionalizado pela Caixa Econômica Federal, mas desde 2010 está sob a responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Atualmente, o programa do governo é conhecido como Novo Fies, trazendo diversas modificações e novidades para a concessão dos financiamentos, pagamentos e prazos de contrapartida. Explicamos abaixo tudo que você precisa saber: como emitir a 2ª via do boleto e como funciona o programa.

Conheça o Novo Fies

O Novo Fies é um modelo de financiamento estudantil bastante moderno, que separa o programa em diversas modalidades e possibilita uma taxa zero de juros para quem mais precisa, apresentando uma escala de financiamentos que se alterna de acordo com a renda familiar do candidato.

A nova versão do programa também traz melhorias na administração do fundo, garantindo a sustentabilidade financeira da iniciativa e viabilizando um acesso ainda maior ao ensino superior.

Hoje em dia, o Fies tem como pilares a ampliação do acesso à educação superior, maior transparência para estudantes e para a sociedade e melhoria na sustentabilidade e governança do Fundo.

Fies em 2021

O processo do Fies 2021, aconteceu nos dois primeiros meses do ano. O programa também autorizou a realização da complementação de inscrições postergadas, para o primeiro semestre do ano. A etapa ocorreu entre 11 e 13 de janeiro de 2021.

Entre 26 e 29 de janeiro do mesmo ano, o programa do Governo Federal abriu as inscrições para estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) durante 2020.

Finalmente, os resultados da seleção foram divulgados em 3 de fevereiro. As pré-inscrições dos selecionados nas faculdades ocorreram em 5 de fevereiro.

Como tirar a 2ª via do boleto Fies?

Uma das dúvidas mais prevalentes entre os estudantes beneficiados pelo Fies é como emitir a 2ª via do boleto do programa. Vale lembrar que o Fies funciona como um empréstimo, cuja dívida só começa a ser efetivamente cobrada após a formatura.

O processo de emissão da 2ª via do Fies é fácil, rápido e pode ser feito completamente de forma digital. Veja o passo a passo abaixo:

Você será redirecionado à página inicial do Fies, na qual estarão contidas as opções “Renegociação” e “Contrato Fies”. Para emitir a segunda via boleto Fies, basta escolher “Contrato Fies” e clicar na área “boletos em aberto”, no canto inferior direito da tela.

Com o clique, todos os boletos abertos aparecem, e você deve escolher a parcela desejada e clicar em “emitir o seu boleto Fies”. O arquivo pode ser então baixado no formato PDF e pago em aplicativos ou instituições bancárias.

Também é possível solicitar a emissão da 2ª via do boleto Fies pelo telefone 0800 726 8068, na Central de Atendimento da Caixa.

Leia Também:

Telefone Bolsa Família – SAC 0800, Atendimento, Reclamação
Telefone Caixa Tem – SAC 0800, Atendimento, Reclamação, Ouvidoria

Leave a Reply