Qual é o Site da Receita Federal?

Qual é o Site da Receita Federal?

Qual é o Site da Receita Federal? – Além de conhecer o telefone Receita Federal, existem outros canais de comunicação que podem nos ser úteis.

Isso pois, muitas das vezes, precisamos, apenas de informações simples.

Para essas consultas mais rápidas, é muito mais fácil acessar o site da Receita Federal.

Isso pois você as terá quase que imediatamente. Sem precisar ficar esperando por um atendente, como no caso do telefone.

Algumas solicitações só são atendidas em horário comercial. Mas a maior parte das informações estão disponíveis o tempo todo. Logo, essa é outra das vantagens do site da Receita Federal.

No entanto, precisamos enfatizar que nem todas as informações estão presentes nesse canal de comunicação. Algumas, você terá de buscar por outras fontes.

No entanto, para consultas rápidas e simples, ele é o ideal. Por isso, é importante ter essa informação.

Informação essa que lhe forneceremos aqui. Mostraremos como funciona a Receita Federal, além de como acessá-la via site. Fique com a gente para saber mais.

Confira algumas informações sobre a Receita Federal aqui no Quero telefone.

O Que É A Receita Federal?

A Receita Federal também atende pelo nome de Secretaria Especial da Receita Federal. Logo, podemos inferir que ela está subordinada ao Ministério que a abriga.

Esse Ministério era o Ministério da Fazenda, que foi criado, ainda, em 1808. No entanto, desde 2019, esse Ministério não existe mais.

Ele foi fundido com o Ministério do Trabalho, com o Ministério da Indústria Comércio Exterior e Serviços e com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Juntos, esses configuraram o assim chamado Ministério da Economia.

A maior parte desses Ministérios foram transformadas em secretarias dentro do novo Ministério. Isso acarretou, na prática, em uma diminuição de seus poderes e, em alguns casos, atribuições.

Por outro lado, Não foi isso que ocorreu com o Ministério da Fazenda. A grande maioria de sua estrutura interna foi preservada nessa mudança.

O que, para o contribuinte, se mostrou como algo muito positivo. Se visto do ponto de vista da transparência.

Dessa maneira, órgão como a Receita Federal tiveram seus poderes preservados. E suas obrigações também.

E Quais Obrigações São Essas?

Muitas, para falar a verdade. A mais óbvia todos nós conhecemos. O órgão é responsável por coletar os impostos, em nível Federal.

E impedir que existam fraudes nesse sistema.

Mas, para além disso, existem outras atribuições. Uma delas é prevenir a sonegação e o não pagamento de tributos.

A sonegação é quando uma pessoa física ou jurídica deixa de declarar o que deve ao Governo.

O não pagamento é quando os impostos são declarados. No entanto, as guias não são quitadas.

No primeiro caso, estamos encarando um crime federal. O segundo caso pode derivar de diversas causas.

No entanto, apesar de ser passível de multa, configura um simples infração. Muito mais fácil de se lidar.

Para além disso, a Receita Federal evita tanto o contrabando quanto o descaminho. No primeiro caso, estamos falando de importação ou importação de mercadorias proibidas.

No segundo, de mercadorias permitidas, cujos impostos não são pagos.

Por fim, a Receita Federal é responsável por combater a pirataria e o tráfico.

Tanto de drogas, quanto de armas ou de animais. Esse último é um dos que mais tem crescido, em razão de nossa biodiversidade.

Por Que É Necessário Que Eu Pague Impostos?

Essa é a pergunta que todos nós fazemos quando emitimos nossas guias. De fato, a percepção que temos é que os impostos servem para manter os serviços públicos.

Mas ela se estende muito além do aparente.

Primeiramente, porque muitos serviços públicos não são notados por nós. A fiscalização de estabelecimentos, para garantir seu bom funcionamento, por exemplo.

Além disso, existe a corrente de pensamento que apregoa que os impostos mantém o Estado.

E o Estado mantém o valor da moeda. Assim, pagamos dinheiro para que nosso dinheiro continue valendo.

No entanto, uma corrente mais progressista apregoa que os impostos não mantêm o Estado. Mas, sim, suportam a economia não ligada, diretamente, ao poder estatal.

Isso porque o Estado, tendo a Casa da Moeda em seu poder pode gerar quanto dinheiro for necessário para suprir suas necessidades. Desde que essa quantidade seja maior que a taxa da inflação.

Assim, os impostos servem, apenas, para retirar o dinheiro de circulação. Assim, o valor do dinheiro que continua circulando aumentará. Visto que sua raridade crescerá.

O maior limite para isso seria o quanto o país é industrializado, para diminuir sua necessidade de importação. Além de alguns outros fatores mais complexos.

Logo, impostos se mostram necessários. Nisso todos concordam. As taxas e forma como são empregados, no entanto, sempre são alvo de discussão.

E sempre serão. Além de diferentes grupos de interesse se debruçarem sobre esse assunto, diferentes gerações o fazem. E, cada geração, tem seus próprios desafios e necessidades para resolver.

Qual é o Site da Receita Federal?

Atualmente, é possível acessar o site da Receita Federal, no entanto, esse endereço é bastante recente.

Antes, o endereço, para acessar esse órgão, era www.receita.fazenda.gov.br. O site, no entanto, não mudou muito com a mudança de endereço.

As mudanças maiores já haviam acontecido antes. Isso pois a Receita Federal é um dos órgão mais antigos do Brasil. Logo, seu site também é.

As informações que você pode consegui no site da Receita Federal são vastas. Desde informações gerais sobre o órgão, até orientações para você declarar seus impostos e, também, não ser alvo de fraude de terceiros.

Além disso, o site permite diversas consultas a solicitações dos contribuintes. Tanto de pessoas físicas, quanto de pessoas jurídicas. Mas existe um limite para isso.

Informações que lidem com dados sigilosos do contribuinte não estão disponíveis através desse canal. Para tal, é preciso que você solicite o atendimento via telefone ou presencial.

Por Que o Site Mudou?

O site mudou de receita.fazenda.gov.br para receita.economia.gov.br por conta da mudança de ministérios.

Ou seja, ele está respondendo a uma mudança muito maior que a própria secretaria da Receita Federal.

Como já dissemos, o Ministério da Fazenda foi extinto em 2019. Esse se fundiu com outros 3 Ministério e deu origem ao Ministério da Economia.

Sendo assim, todas as secretarias, autarquias e outros órgãos que estavam sob o Ministério da Fazendo estão, agora, sob o Ministério da Economia. Logo, a identidade digital precisava condizer com essa mudança.

Assim, não foi, apenas, a Receita Federal que mudou de endereço. Mas todas as autarquias dos 4 Ministérios que foram extintos em 2019.

No entanto, se você reparar, verá que o endereço que se encontra na barra é gov.br/receitafederal/pt-br.

Ou seja, tanto o endereço antigo quanto o novo acabam por redirecionar para uma página onde todos os órgão do Governo Federal se encontram.

Dessa maneira, o cidadão pode ter acesso a todos os serviços nessa esfera. Não importando as mudanças que sejam feitas nos Ministérios.

Quais São Outros Canais de Comunicação Com A Receita Federal?

Nesse trecho, você saberá qual é o 0800 da Receita Federal e saberá todo o passo a passo de como ligar para o órgão.

Além do site da Receita Federal, o 0800 da Receita Federal. O número é 0800 978 2338 para atendimento geral e 0800 729 0001 para solicitações acerca do Imposto de Renda.

Além disso, é possível se comunicar através do e-mail com o órgão. No entanto, assim como o atendimento através do site, algumas informações são restritas.

Por fim, existe o atendimento presencial com a Receita Federal. Na maior parte das cidades este é feito através de unidades do órgão localizadas em diferente pontos do município.

Deixe seu comentário a respeito do tema: Qual é o Site da Receita Federal?