Qual é o Whatsapp da Receita Federal?

Qual é o Whatsapp da Receita Federal

Você quer saber qual é o Whatsapp da Receita Federal? Ou, talvez, precise.

Afinal, essa é uma forma de comunicação bastante rápida e eficiente, pois combina áudio e texto, de forma dinâmica.

Por vezes, apenas, saber o telefone de atendimento da Receita Federal não é o suficiente.

Apesar de ser um canal de contato bastante completo, por vezes, precisamos de uma agilidade que não encontramos em uma ligação.

E, em algumas ocasiões, essa agilidade é tudo. Isso pois, em se tratando de impostos ou outros desembaraços, precisamos de uma resolução imediata.

E o Whatsapp, especialmente nos últimos anos, se mostrou essa ferramenta de resolução imediata.

Por isso que falaremos dele aqui nesse artigo. De suas vantagens e desvantagens. Além, claro de mostrar outras formas de entrar em contato com a secretaria.

Além disso, explicaremos aqui no Quero Telefone, em detalhes o que é a Receita Federal, quais a suas funções e falaremos, também, de sua história. Fique com a gente e boa leitura.

O Que é A Receita Federal?

A receita Federal também atende pelo nome de Secretaria Especial da Receita Federal.

Ou seja, ela faz parte de um Ministério, que comporta ela e outras secretarias, dentro da mesma esfera de atuação.

No caso da Receita Federal, essa era o Ministério da Fazenda. Esse existiu de 1808 até 2019. Nessa data, ele foi incorporado ao recém criado Ministério da Economia.

Além dele, foram incorporados o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o Ministério do Trabalho e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Porém, essa incorporação não se deu de forma igual.

Esses três últimos Ministérios, por exemplo, perderam, em graus diferentes, boa parte de seus poderes, ao serem convertidos em secretarias.

No entanto, a maior parte das secretarias da Fazenda foram preservadas.

Dessa maneira, a Receita Federal manteve boa parte de seus poderes com essa incorporação. E de suas atribuições.

Quais São Essas Atribuições?

Várias. Para começar, a mais óbvia: a Receita Federal é responsável por administrar impostos, em nível federal. E, claro, por prevenir as fraudes que possam ocorrer nessa seara.

Além disso, a Receita Federal atua em, basicamente, todas as transações comerciais e financeiras do país. E garante que essas ocorram dentro da lei.

Um exemplo disso é o combate ao contrabando. O crime de contrabando ocorre quando alguém importa ou exporta uma mercadoria que não é permitida no país.

Também existe o crime de descaminho. Nesse crime menor, a mercadoria é permitida dentro do Brasil. No entanto, parte (ou todos) dos impostos não são pagos ou são sonegados.

Aliás, existe uma diferença entre sonegação e não pagamento. O primeiro caso é um crime federal, passível de punições severas.

O segundo se trata de infração, que pode ser resolvida com o pagamento de multa.

Por fim, a Receita Federal de combater a pirataria e o tráfico. Seja ele de drogas, de armas ou, então de biodiversidade.

Qual é o Whatsapp da Receita Federal?

Pela própria natureza do Whatsapp, é impossível que exista um número único para todo o Brasil.

De fato, cada cidade terá um (ou mais, em alguns casos) números disponíveis para atender à população.

Devemos entender, no entanto, que não existe lei obrigando um município a disponibilizar esse canal, específico de atendimento.

Logo, pode ser que a sua cidade não tenha esse canal. A cidade de São Paulo, por exemplo, não o oferece, apesar de seu tamanho.

De fato, a maior parte das capitais não realiza esse tipo de atendimento via Whatsapp. Em razão, principalmente, do volume de solicitações que seriam enviadas.

No entanto, diversas cidades oferecem o atendimento por Whatsapp. Algumas delas são:

  • Cuiabá (65) 3911-7217 ou (65) 3911-7216;
  • Aracaju (79) 2105-3197 (CPFs iniciados em 0 ou 2), (79) 2105-3198 (iniciados em 1, 3 ou 5) ou (79) 2105-3199 (CPFs que começam com 4, 6, 7, 8 ou 9);
  • Recife (81) 3183-5913;
  • São Luís (98) 3217-4521.

Por Que Nem Todas As Cidades Possuem Whatsapp da Receita Federal?

Primeiramente, pois não existe uma lei regulamentando isso. Uma sede da Receita Federal é, tão somente, uma iniciativa de uma cidade, que acredita que isso facilitará no dia a dia do cidadão.

Como você observou, essa iniciativa parece acontecer mais em cidades menores que nas grandes capitais. De fato, isso é verdade. E existe, ainda, outra razão para isso.

Como é uma tendência no mundo todo, a maior parte da população se concentra nas capitais.

Assim, a maior parte dos problemas ocorrerá onde existem mais pessoas morando. E as solicitações à Receita Federal não são exceção.

Além disso, o Whatsapp não funciona da mesma maneira que um terminal de atendimento comum.

No terminal, caso uma linha esteja ocupada, sua ligação será transferida para a próxima. Assim, você será atendido assim que uma linha esteja livre.

Com o Whatsapp é diferente. Enquanto o atendente estiver resolvendo a solicitação do contribuinte, ele não poderá dar a devida atenção a outro. E esse contribuinte não pode ser transferido para outro atendente.

Logo, para que o Whatsapp funcione bem, é necessário que exista uma boa proporção de números, em relação à quantidade de contribuintes na cidade. O que ocorre, mais facilmente, em cidades menores.

Também existe a possibilidade de segmentar os números por tipo de atendimento. Ou por CPF, como é feito em Aracaju. No entanto, isso vai depender de diversos fatores, próprios de cada cidade.

Quais São As Desvantagens do Atendimento Por Whatsapp?

Você já percebeu que o atendimento por Whatsapp é muito mais ágil que os demais. Isso quando ele é possível.

No entanto, esse tipo de canal de atendimento possui alguns pontos negativos. Um deles é a impossibilidade de ser implantado em todas as cidades. Especialmente se forem grandes, como listado acima.

Outro problema é quanto ao reconhecimento do Whatsapp como prova documental.

Por conta de suas informações não serem armazenadas em um servidor, elas não tem a mesma validade de um e-mail ou correspondência, por exemplo.

Sendo assim, nem todas as informações podem ser passadas por esse canal.

A melhor forma de se comunicar com a Receita é através do telefone da Receita Federal.Ou de um atendimento presencial agendado.

Quais São Outros Canais de Comunicação Com A Receita Federal?

Além do Whatsapp, veja nesse trecho do artigo, como ligar para a Receita Federal.

Existem diversos canais para que você se comunique com a Secretaria da Receita Federal. O mais comum deles é o telefone.

O telefone da Receita Federal é 0800 729 0001, caso você precise de informações sobre o seu Imposto de Renda. Para as demais solicitações, basta ligar para 0800 978 2338.

O horário de atendimento é de segunda-feira à sexta-feira, das 8 h às 18 h. Exceto feriados.

Além disso, cada sede, em cada cidade possui um telefone próprio. A maior parte se encontra no site de cada prefeitura.

Além disso, existe o e-mail da Receita Federal. Esse pode ser acessado a qualquer hora do dia.

No entanto, algumas informações, relativas ao CPF, não podem ser enviadas por esse canal.

Também, existe o atendimento via chat. Esse funciona das 8 h até as 20 h. Em dias úteis.

Por fim, temos o atendimento presencial.

Esse pode ser feito em qualquer sede da Receita Federal, por todo o Brasil. Mas o recomendado é que você procure a mais próxima da sua casa.

Esses atendimentos são todos agendados. E o horário de atendimento varia de praça para praça. Mas o mais comum é que esse ocorra em horário comercial.

Deixe seu comentário a respeito do tema: Qual é o Whatsapp da Receita Federal?