Telefone Detran SP: SAC, 0800, Reclamação WhatsApp, Ouvidoria

Buscando o telefone Detran SP? Certamente, aqui no Quero Telefone, você vai encontrar duas opções para entrar em contato com o Detran de São Paulo. A primeira delas é pelos canais do Poupa Tem, e a outra é pelos canais do Detran.

Contudo, ultimamente, o que tem funcionado melhor, é o meio de contato através dos canais de atendimento do poupa tempo. Portanto, fica a dica!

Telefone Detran SP

Para atendimento em São Paulo capital e regiões metropolitanas ligue de um telefone fixo: (11) 4135-9700. Mas caso esteja em outras regiões do Estado ligue de um fixo para 0300-847-1998. Se precisar ligar de um celular, ligue (11) 4135-9700 para todo o estado de São Paulo.

WhatsApp Detran SP

O atendimento do WhatsApp Detran SP 11 2178-9494, oferece 11 tipos de serviços ao mesmo tempo, 24h por dia e 7 dias da semana, relacionados a veículos e habilitação. Os seviços mais procurados no aplicativo são: renovação e segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), licenciamento e transferência de propriedade.

Como entrar em contato com o Detran SP Pelo Poupa Tempo?

Ultimamente, o Detran São Paulo não está realizando atendimento pelos números de telefones oficiais. Por isso, para entrar em contato com o Detran na capital e regiões, e resolver alguma questão pendente, atualmente, o ideal é usar os canais digitais através do aplicativo e formulário de contato do Poupa Tempo.

Central de Atendimento do Detran SP

O Detran, sigla para Departamento Estadual de Trânsito, é o órgão responsável pela emissão de documento, fiscalização de veículos, assim como também dos condutores dos carros que transitam pelas ruas.

Quando o assunto é trânsito, ele é o principal órgão. Afinal de contas, é a partir dele que se estabelece as regras e normas, com a finalidade de garantir a segurança e a ordem, tanto para os pedestres quanto para os motoristas. 

Quando você entra na página oficial do Detran, poderá notar uma grande quantidade de serviços oferecidos para a população. É o caso, por exemplo, da possibilidade de consultar infrações que você pode ter cometido, se informar sobre o licenciamento de um veículo, saber sobre o IPVA e também o DPVAT, dentre outros.

Afinal, esses são apenas alguns dos vários serviços que você encontra no site. Ademais, para aqueles que desejam tirar a habilitação, é possível fazer um simulado da prova teórica do Detran

Central de Atendimento Detran SPMeios de contato
Poupa Tempo Detran SPSão Paulo capital e regiões metropolitanas ligue de um fixo: (11) 4135-9700 Para outras regiões do Estado de SP ligue de um fixo: 0300-847-1998 de um celular para todo o estado de SP: (11) 4135-9700
Formulário de contato fale conoscowww.sgmc.poupatempo.sp.gov.br/FormEletrDetranVeiculos
Atendimento no site Detran SPwww.detran.sp.gov.br/atendimento
Como falar com a ouvidoria do Detran SPwww.detran.sp.gov.br/atendimento
Chat Detran SPhttps://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/home/

Primeiramente, seja qual for a modalidade na prestação de serviços, o Detran SP, sempre prioriza o cliente. Por isso, disponibiliza para o consumidor, alguns meios de contato direto com o órgão (telefone, formulário de contato, e-mail, chat). Você pode acessar a Central de Atendimento do Detran SP.

Lá, você encontra os seguintes serviços:

  • Dúvidas – Fale com o Detran;
  • Ouvidoria Detran.SP;
  • SIC.SP – Detran;
  • Unidades do Detran.SP.
Email do Detran SP

Qual é o e-mail do Detran SP?

Contudo, antes de mais nada, é importante lembrar que o Detran do estado de São Paulo não envia mensagens de e-mails de qualquer natureza.

Seja qual for a mensagem, ignore e apague logo em seguida. Pois ela pode estar com vírus e trazer sérios problemas para seu computador ou celular.

Para enviar uma mensagens para o Detran SP, você pode fazê-lo através do formulário de contato do poupa tempo de veículos, assuntos sobre CNH ou outros tipos de serviços.

Aliás, ao preencher o formulário, é fundamental fornecer um número de telefone para contato, seu endereço completo e o RENAVAM do seu veículo. Sem dúvida, com essas informações, o seu atendimento será bem mais rápido.

Como entrar em contato com o Detran SP pelo chat?

Você pode entrar em contato com o Detran por esse canal, e resolver diversas pendências. Use o canal digital para vários tipos de serviços como, por exemplo:

  • 2ª via da CNH;
  • 2ª via de multas para veículos registrados em outro estado;
  • acompanhamento de emissão de CNH (retirada na unidade);
  • acompanhar serviços de CNH (envio pelos correios);
  • acompanhamento de serviços de veículos;
  • agendamento CNH;
  • agendamento Veículos;
  • alteração de endereço da CNH;
  • confirme autenticidade de uma certidão;
  • consulta de pontos da CNH;
  • consulta de processo de suspensão/cassação;
  • consulte agendamento;
  • consultar as aulas práticas;
  • consulte as aulas teóricas;
  • consulta de resultado de provas;
  • histórico certidão CNH;
  • indicação de condutor;
  • liberação de veículo apreendido;
  • permissão internacional para dirigir (PID);
  • pesquisa de Gravames;
  • pesquisar – certidão da CNH;
  • primeira habilitação – acompanhe o processo;
  • primeira habilitação – troque a permissão pela CNH definitiva;
  • registro de veículo 0 km;
  • renovação simplificada da CNH;
  • Seu veículo – débitos, restrições e vistorias;
  • solicitação de recurso de CNH;
  • transferência do veículo;
  • Veículo de terceiros – débitos, restrições e vistorias.
Telefone Detran SP

Renovação de CNH online

Antes de mais nada, é importante lembrar que existe uma deliberação do Contran de número 243/2021. Assim, fica restabelecido o prazo para renovas as carteiras de habilitação em âmbito nacional. Dessa forma, fica valendo a partir de 01/03/2020, conforme cronograma definido pelo Contran.
Por fim, verifica na plataforma as seguintes questões:

Ademais, na plataforma você consegue resolver as seguintes questões pela internet:

  • Condições;
  • Onde solicitar;
  • Quem solicita;
  • Passo a passo;
  • Documentos e formulários;
  • Pagamento;
  • Conclusão.

Unidades do Detran no estado de São Apulo

Em resumi, o Detran SP disponibiliza uma página para saber onde existe uma unidade próxima de voce.

Mas vale resaltar que serviços não agendados, o horário pode ser reduzido. Pois em função do esgotamento da capacidade de atendimento da unidade você corre o risco de não ser atendido. Assim, evite chegar perto do horário de fechamento da unidade de atendimento.

Como entrar em contato com o Detran SP pelas redes sociais?

Mas, além do Telefone Detran SP, você pode entrar em contato com o órgão através das seguintes redes sociais: Facebook, Youtube e Twitter.

Pois através delas, você pode entrar em contato com a instituição para resolver problemas importantes, dar opiniões, sugestões e muito mais.

Facebook Detran SP
Youtube Detran SP
Twitter Detran SP

Qual a Ouvidoria do Detran SP?

A ouvidoria do Detran SP é um órgão do Poder Executivo Estadual, que visa a fiscalização do trânsito dos veículos terrestres.

Mas vale lembrar que cada estado brasileiro possui o seu próprio Detran, o qual irá trabalhar de acordo com a jurisdição. Assim como a disposição de avaliar a sua capacidade física, psicológica e também mental de todas as pessoas que desejam obter uma CNH. 

Enfim, as contribuições do Detran SP são diversas. Ele é o responsável, por exemplo, pelas normas de trânsito, bem como por fiscalizar todos os condutores também.

Desse modo, caso você esteja enfrentando algum problema para se comunicar pelo Telefone Detran SP, e não consegue encontrar soluções através do e-mail, o SAC e também reclamações via telefone, o órgão também disponibiliza para os cidadãos, uma ouvidoria.

O que é a ouvidoria Detran SP?

A ouvidoria é uma forma de comunicação dos consumidores dentro da empresa. Afinal, é por meio desse canal, que você encontrará soluções que não obteve através de outros canais de comunicação, como e-mail, telefones e outros, seja qual for a razão.

Para que os consumidores tenham voz ativa, é preciso que a ouvidoria trabalhe com um ótimo sistema.

Afinal de contas, sem obter um bom sistema, a maioria dos ouvidorias não seriam tão eficientes. E esse é um cenário péssimo de se trabalhar, além de ser antiquado, já que todas as informações da ouvidoria precisam estar em completa organização, para garantir respostas mais rápidas e o cumprimento dos prazos.

O principal objetivo de uma ouvidoria é, justamente, simplificar todo esse trabalho, tornando as ações da empresa e do consumidor fáceis. Desse modo, com o auxílio desse meio de comunicação, também é possível fazer com que as pessoas criem respeito pela empresa. 

Contudo, a ouvidoria do Detran SP está disponível para as pessoas via e-mail. Além disso, você também pode enviar ofícios e requisições judiciais para [email protected].

O principal propósito desse serviço, é representar o cidadão dentro do órgão, de uma maneira autônoma e independente, conforme está prescrito na Lei Estadual 10.294/99, e também nos Decretos Estaduais 44.074/99 e 60.399/14.

Na página você encontra formulário para:

Mas é preciso se atentar aos seguintes fatores: 

1º – Prazo de resposta

Você pode obter uma resposta da ouvidoria do Detran SP dentro do prazo de 30 dias. Esse prazo também pode aumentar por mais 30 dias, e o que define isso é a lei. Sendo ela a Lei federal nº 13.460/17 de 26.06.2017.

2º – Os dados de contato para recebimento de uma resposta da manifestação

O Detran pede que você faça o registro por e-mail. Assim, a resposta será mais ágil, e você também terá mais segurança.

3º – Informações sobre o atendimento presencial

Em recente pronunciamento, o Detran afirmou que os atendimentos pessoais estão suspensos por conta da pandemia do novo Coronavírus. 

Sendo assim, todos os seus registros de manifestações devem ser feitos pelo site. Enfim, os seguintes canais da ouvidoria estão disponíveis ao público:

Como fazer uma Denúncia?

Como o próprio nome já diz, esse canal é exclusivo para realizar as suas denúncias, os quais devem notificar condutas contrárias à lei, à ordem pública, bem como ao que está regulamentado, envolvendo agentes públicos ou serviços eventuais a corrupção. 

Você deve preencher no campo “Descrição”, todos os detalhes que diz respeito à solicitação. Ou seja, o nome dos envolvidos, o horário e a data que o fato aconteceu, qual foi a forma de atuação, quais valores eventuais da negociação, as formas de pagamento e também o recebimento, junto com as provas que você juntou. 

Vale ressaltar que denúncias falsas são crimes, conforme prescrito CP, art. 339 e art. 340.

Como Fazer uma Reclamação?

Então, caso queira prestar alguma reclamação, tirar alguma dúvida ou obter mais informações sobre os serviços prestados pelo órgão, basta entrar em contato com o Fale com o Detran SP.

Contudo, caso você não receba resposta dentro do prazo de 7 dias úteis estabelecido, ou se você não obtiver resolução do seu problema, utilize a ouvidoria do órgão.

Para que isso seja feito, é necessário que você insira o número de protocolo, que será fornecido através do canal de atendimento no campo “comentário da insatisfação”.

Elogio

Se você deseja enviar o seu agradecimento ou a sua satisfação pelo serviço ofertado, basta clicar na opção elogio.

Sugestão

Essa opção é para quem possui uma proposta para que o serviço de atendimento seja melhorado.

Dúvidas e Solicitação de Informações

Deseja falar com o Detran SP?

Na página, você deve selecionar a opção que mais se aproxima com a dúvida que você está enfrentando. 

Mas, caso nenhuma das respostas obtidas sejam suficientes para você, depois de cada pergunta e resposta, você poderá encaminhar a sua manifestação através dos canais de atendimento.

De acordo com o Detran SP, somente o condutor ou o proprietário do veículo receberão retorno, caso a sua manifestação tenha envolvido situações cadastrais. 

Vale lembrar que, em nenhum momento, o Detran SP enviará um e-mail para você solicitando, a atualização de seus dados para prestar os serviços que você precisa. Além disso, também é fundamental apagar mensagens que possuem esse conteúdo imediatamente. Pois se trata de vírus no corpo de seu conteúdo. 

Como Denunciar Corrupção na Administração Pública?

Se você deseja denunciar corrupção na administração pública, basta acessar a página destinada à esse objetivo.

Esse é um canal exclusivo, para que você realize denúncias sobre condutores corruptas. Aliás, vale lembrar que você pode utilizar esse canal anonimamente. Ou seja, sem a necessidade de se identificar. 

Lembre-se de ler atentamente todas as opções disponíveis, e escolher a que mais se enquadra em seu caso. Você deve dar todos os detalhes sobre o fato. Ou seja, o nome dos envolvidos, a data e o local do ocorrido, quais foram as formas de pagamento e recebimento, além dos valores ofertados. 

Depois de finalizar o seu relato, selecione a opção “Enviar”. Contudo mais uma vez, vale ressaltar que denúncias falsas é crime, presentes CP, art. 339 e art. 340. 

O que saber sobre o Detran?

De fato, o Detran se trata de uma autarquia do poder executivo e todos os estados mais o Distrito Federal possuem o seu Detran. Confira abaixo:

Rio Grande do SulGoiásBahia
Santa CatarinaDistrito FederalSergipe
ParanáTocantinsAlagoas
São PauloParáPernambuco
Rio de JaneiroAmapáParaíba
Espírito SantoRoraimaRio Grande do Norte
Minas GeraisAmazonasCeará
Mato Grosso do SulAcrePiauí
Mato GrossoRondôniaMaranhão

Onde reclamar sobre o Detran SP?

Geralmente, as empresas procuram atender os clientes da melhor forma possível. Ao mesmo tempo, elas buscam oferecer facilidade, comodidade e uma excelente experiência de compra, seja no site ou em suas lojas físicas.

A princípio, o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e a ouvidoria são setores de atendimento que procuram resolver o problema de seus clientes. Entretanto, existem situações em que o atendimento não é eficaz.

Por isso, este texto mostrará alguns canais voltados para a resolução desses problemas. Aliás, esses canais de reclamação podem ser acionados gratuitamente por qualquer pessoa. A seguir, saiba onde um consumidor pode fazer suas reclamações.

Procon

Se, de alguma maneira, o consumidor perceber que foi prejudicado por alguma empresa, ele pode acionar o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON). Como o PROCON é um órgão estadual, cada unidade trabalha de acordo com as regras de seu respectivo estado.

Com autoridade dada pelo Poder Executivo municipal e estadual, essa instituição tem como objetivo garantir os direitos e interesses dos consumidores. Como a população pode falar diretamente com o PROCON, ela tem um defensor para brigar por seus direitos.

Em suma, uma das principais tarefas do PROCON é atender ao consumidor lesado por alguma empresa. Em boa parte dos casos, o reclamante é atendido presencialmente. Entretanto, não há nenhuma restrição legal que impeça o PROCON de usar e-mail, telefones ou até mesmo cartas para falar com as pessoas.

Para entrar em contato com o PROCON de seu estado, vá até o Google e digite “PROCON” + o nome de seu estado. Depois disso, basta entrar no site do seu PROCON e procurar pelos canais de atendimento.

Consumidor.gov.br

No site Consumidor.gov.br, é possível falar diretamente com as empresas reclamadas. Todas as empresas cadastradas no site se comprometem a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.

Como funciona

Primeiramente, o consumidor verifica se a empresa que o lesou está cadastrada no site. Em seguida, ele registra a reclamação e espera a resposta da empresa, que não pode passar de 10 dias.

Após receber a resposta, o consumidor terá 20 dias para comentar e avaliar a resposta da empresa. Nesse comentário, o reclamante deve explicar se a reclamação foi Resolvida ou Não Resolvida. Logo depois, ele deve mostrar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.

Vale lembrar que, o Consumidor.gov.br não substitui o trabalho feito pelos Órgãos de Defesa do Consumidor. Aliás, para falar com qualquer um desses órgãos, é necessário acionar os seus respectivos canais de atendimento.

Se não for possível resolver o problema no Consumidor.gov.br, você deve acionar as Defensorias Públicas, PROCONS, Juizados Especiais Cíveis e outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Dessa forma, você receberá boas orientações para brigar por seus direitos.

Juizados Especiais Cíveis

Os juizados especiais cíveis representam instâncias específicas da Justiça de cada estado. Qualquer pessoa física maior de 18 anos pode acionar esse juizado e fazer a sua queixa.

Vale lembrar que, as causas recebidas pelos juizados especiais não podem ser maiores que 40 salários mínimos. Se o valor da causa estiver acima disso, a indenização do reclamante ainda ficará dentro desse limite.

Por outro lado, se a causa recebida pelo juizado estiver abaixo de 20 salários mínimos, não será preciso ter um advogado. Contudo, se o valor estiver acima desse limite, a presença do advogado será obrigatória. Para saber quanto custa ter um advogado, é preciso olhar as tabelas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de cada estado.

Para registrar uma queixa no juizado, os documentos devem ser manuscritos. Ademais, é preciso ter cópias do RG, CPF, comprovante de residência e outros documentos que podem fazer parte da queixa. Ademais, a queixa deve ter os dados da pessoa acionada, como nome, endereço, nacionalidade e profissão.

Para lidar com as causas recebidas, os juizados especiais costumam priorizar os acordos. Por isso, eles tendem a convocar audiências de conciliação. Entretanto, se as partes não chegarem a um consenso, o juiz do caso pode determinar uma sanção. Geralmente, as sanções são aplicadas quando o juiz percebe que o consumidor está com a razão.

Justiça Comum

Caso o problema não seja resolvido no juizado especial, o reclamante pode acionar a justiça comum. Para isso, o consumidor terá que recorrer ao Tribunal de Justiça do seu estado. Nesse caso, independentemente do valor da causa, a contratação de um advogado é obrigatória.

Vale ressaltar que, o Tribunal de Justiça não trata seus processos de forma rápida. Aliás, a conclusão da causa dependerá muito da posição do consumidor na fila daquele tribunal.

Proteste.org.br

Para reclamar no Proteste.org.br, basta ligar para o número 4020-7747. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h. Além do telefone, você também pode acessar o site da empresa. Ao entrar nessa página, basta ir até a barra de pesquisa e digitar o nome da empresa reclamada.

Depois disso, clique em “Começar” e siga as instruções pedidas pelo site. Por fim, espere o site dar um retorno sobre a sua reclamação. Se seu problema não for resolvido, refaça o processo.

Agências reguladoras

Em nosso país, as agências reguladoras são órgãos governamentais que regulam e fiscalizam a atividade de um determinado setor da economia. Basicamente, as agências reguladoras têm poderes especiais para legislar sobre o funcionamento do mercado.

Em suma, são esses órgãos que montam, de forma específica, os parâmetros mínimos de funcionamento das empresas de algum setor. Por exemplo, no Brasil, existem agências reguladoras voltadas para diversos seguimentos. Elas lidam com telecomunicações, saneamento, energia, aviação, saúde, transporte, bancos, entre outros.

Principais agências reguladoras do Brasil

Em nosso país, as agências reguladoras estão divididas entre 12 autarquias que trabalham com vários tipos de segmento. A seguir, conheça as principais agências reguladoras do Brasil:

  • Anatel;
  • ANS;
  • Anvisa;
  • Anac;
  • Aneel;
  • ANP;
  • ANTT;
  • BACEN.

Site Reclame Aqui

No site Reclame Aqui (RA), clientes insatisfeitos deixam reclamações sobre as mais diversas empresas. Logo depois, as empresas reclamadas verificam as queixas e buscam solucioná-las de forma rápida e eficiente. Em seguida, o reclamante avalia as soluções propostas pela empresa. Por fim, ele dá uma nota de 0 a 10 para a forma como tudo foi resolvido.

Vale lembrar que, se o reclamante não gostar da solução apresentada pela empresa, ele pode fazer uma nova reclamação. Além disso, é bem provável que ele dê uma nota baixa para solução apresentada anteriormente.

WhatsApp do Reclame Aqui

Você pode ter certeza de que o novo recurso do WhatsApp é ao mesmo tempo seguro e rápido, graças ao Reclame AQUI. Esse recurso tem um adesivo de verificação verde ao lado do nome e da imagem e foi usado por você. Confira o número (11) 97062-2753.

Perguntas frequentes sobre o Detran SP

Como falar com o Detran SP pelo WhatSapp?

O atendimento do WhatsApp Detran SP 11 2178-9494, oferece 11 tipos de serviços ao mesmo tempo, 24h por dia e 7 dias da semana.

Qual é a ouvidoria do Detran SP?

Acesse o portal www.ouvidoria.sp.gov.br/ Fale com o Detran.SP e Ouvidoria(críticas, elogios e sugestões) – Acesso pelo portal, na área de “Atendimento”.

O Detran SP é Confiável?

Para saber se o Detran SP é confiável, o ideal é consultar o site Reclame Aqui. A plataforma tem sido uma boa referência para analizar os perfis das empresas no atendimento ao consumidor e saber como é o desempenho no site

Deixe seu comentário

5 + 3 =