Telefone Receita Federal: SAC 0800, Fale Conosco, Ouvidoria, Whatsapp

Telefone Receita Federal

Confira os Números de Telefone Receita Federal

Buscando o Telefone Receita Federal? Também chamada de Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, ela é o órgão responsável por administrar os tributos federais. Além disso, atua no controle aduaneiro. Assim como no combate a evasão fiscal, descaminho, contrabando, pirataria e tráfico de drogas, animais e armas. 

Até o dia primeiro de janeiro de 2019, se subordinou do Ministério da Fazenda. No entanto, após isso, passou a fazer parte da estrutura do Ministério da Economia.

É importante dizer que o número de telefone Receita Federal 146 não está mais funcionando, desde março de 2020. Assim, vamos mostrar outros meios para você entrar em contato com a Receita.

Então, continue lendo e veja todos os meios para entrar em contato com a Receita Federal, para resolver seus problemas. Confira todas as dicas a seguir.

Qual é o Fale Conosco da Receita Federal?

Em primeiro lugar, é bom frisar que o Fale Conosco da Receita Federal fornece informações para 29 serviços diferentes, de acordo com o assunto. Além disso, todos podem acessar o atendimento. Para isso, basta fazer o preenchimento de um breve formulário.

O serviço, no entanto, não informa sobre situações específicas de seus contribuintes. Isso, por exemplo, exige a análise de documentação, protegida por sigilo fiscal. Por fim, o Fale Conosco, também, não fornece uma cópia de declaração, ou o número de recibo da entrega dessa documentação.

Links do Fale Conosco da Receita Federal para Pessoa Física

Links do Fale Conosco Receita Federal para Pessoa Jurídica

Qual é o 0800 da Receita Federal?

Veja como você pode entrar em contato pelo telefone Receita Federal. É possível falar com o 0800 978 2338.

No entanto, para questões do Imposto de Renda, o número é 0800 729 0001, com atualização em 2020.

Qual é o Whatsapp da Receita Federal?

Existem, agora, canais específicos para a regularização do CPF. Isso tudo feito de maneira virtual. No entanto, quando for enviar mensagens exclusivamente para a Receita Federal, deve-se observar o primeiro dígito do seu CPF.

  • Iniciados em 0 e 2, o número para contato é o (79) 2105 3197;
  • Para os iniciados em 1,3 ou 5, o número é o (79) 2105 3198;
  • Por fim, os demais devem entrar em contato pelo número (79) 2105 3199.

Qual é o Chat da Receita Federal?

O atendimento pelo Chat RFB funciona, em dias úteis, das 7 h às 19 h. Você pode solicitá-lo no Portal e-CAC.

Os serviços estão listados no anexo único do documento oficial e incluem:

  • Tratamento das divergências da pesquisa de situação fiscal;
  • Tratamento das divergências de débitos previdenciários;
  • Orientações sobre pendências na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física e a regularização, além de esclarecimentos referentes à DIRPF;
  • Esclarecimentos sobre o CNPJ;
  • Regularização de pendências do Simples Nacional e do Microempreendedor Individual (MEI).

Basta acessar a plataforma, digitando seu CPF ou CNPJ, e sua senha de acesso.

Qual é a Ouvidoria da Receita Federal?

Você já deve conhecer a importância da ouvidoria em uma empresa. Afinal, é a partir dela que se desenvolve a organização, e também que ela recebe o feedback sobre os atendimentos e serviços que ela oferece. Com ela é possível descobrir se as pessoas estão satisfeitas ou não com os seus serviços. 

A ouvidoria funciona, assim, como mediadora entre o cliente e a empresa. A sua contratação pode ser feita por quem está enfrentando algum tipo de problema com a empresa. E que não consegue resolver através dos meios de comunicações normais. Através dela, é possível realizar reclamações e sugestões à empresa. 

O acesso à ouvidoria pode ser por meio de e-mail ou pessoalmente. Então, a ouvidoria encaminhará o cidadão diretamente ao problema do setor correspondente.

Depois, ela irá acompanhar o passo a passo da sua solicitação. E entrará em contato com você sobre o retorno da sua solicitação, na qual atuará de maneira proativa.

Essa é a maior diferença entre a ouvidoria e o call center. Pois o último é para registrar reclamações, sem que seja acompanhada de perto as resoluções de seus problemas. 

A Receita Federal possui um canal de ouvidoria. Para entrar em contato com ele, basta ligar para o seguinte número: 0800 702 1111. 

Receitafone

Infelizmente, o número 146 não está mais funcionando desde março de 2020. Portanto, os meios de contato para falar com a Receita Federal são os links e os números divulgados.

Qual é o Site da Receita Federal?

Outra maneira de entrar em contato com a Receita Federal é através do seu site. Além disso, quando existe mais de um número de telefone disponível, a possibilidade de conseguir o atendimento é maior. 

O horário de atendimento é o dia todo. Ou seja, 24 horas por dia. Sugerimos que você entre em contato em um horário que seja menos concorrido. Assim, evita-se ficar muito tempo na espera para o seu atendimento. 

Denúncia Anônima

Caso você queira realizar uma denúncia anônima para a Receita, acesse a Central de Atendimento Virtual, ou e-CAC da PGFN. Para isso, clique em Canal de Denúncias Patrimoniais. Em seguida, selecione a opção de Denúncia Anônima

E-CAC: Agendamento e Código de Acesso em 2021

Para resolver os seus problemas, use o e-CAC. Com ele, é possível realizar diversos procedimentos sem dificuldade. Dessa forma, facilita muito a vida dos contribuintes.

O E-CAC é um site do governo, criado em 2005, com a finalidade de ajudar todos os beneficiários. Pois evita que eles fiquem diversas horas em filas, para encontrar soluções para os problemas na Receita Federal.

Desse modo, é possível resolver os seus problemas de casa. Aliás, vale frisar que a plataforma atende tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Além disso, você também pode acompanhar a sua solicitação e outras consultas através da mesma. 

Mas o contribuinte pode ficar tranquilo, pois todos os dados ficam em sigilo. Ademais, a consulta é bem simples, e o ambiente é seguro, por ser dentro da Receita Federal. Ou seja, você não corre nenhum risco acessando. As principais solicitações são:

  • Acesso sua caixa postal;
  • Cadastro do CPF;
  • Acompanhamento de solicitações no Simples Nacional;
  • Cópias de declarações;
  • Consulta de comprovante de pagamento;
  • Cadastro de CNPJ;
  • Acesso a matrícula do CEI;
  • Informações sobre o IR.

Enfim, esses são os principais procedimentos realizados na plataforma. No entanto, nem todos eles se concluem por lá. Por isso, para determinados casos, pode ser que você precise ir até uma unidade do órgão responsável. 

Mas, para entrar, é preciso um código de acesso, que você pode obter seguindo os passos abaixo:

  • Entre no portal da Receita Federal;
  • Selecione a opção Gerar Código de Acesso;
  • Preencha todas as informações solicitadas no formulário na nova aba;
  • Em seguida, selecione a opção Avançar

Então, depois da página atualizar, seu código será gerado. Guarde-o bem, para ter acesso ao portal. 

Agendamento

Caso você não tenha as suas dúvidas respondidas através da plataforma, você precisa ir até uma central do órgão presencialmente. Contudo, pensando em agilizar esse processo de atendimento, a Receita Federal criou o agendamento. Confira abaixo como realizá-lo:

Confira como é possível fazer esse agendamento:

  • Entre no portal oficial da Receita Federal;
  • Escolha a opção “Agendar atendimento”;
  • Confira todas as informações com atenção e clique em “Li e Concordo”;
  • Selecione a opção “Avançar”;
  • Faça o preenchimento de todas as informações solicitadas;
  • Selecione novamente a opção “Avançar”;
  • Depois disso, escolha a opção do serviço que necessita;
  • Guarde a senha que será gerada já que você precisa levar no dia do atendimento;
  • Por fim, selecione a opção “Finalizar”.

Depois de seguir todos esses processos acima, basta comparecer no dia e na hora que foram agendados. Mas lembre-se que é preciso comparecer ao local alguns minutos com antecedência. 

Guarde a senha, e leve no dia do atendimento. Afinal, pois o atendimento será feito por ela. Então, é só aguardar te chamarem, para você resolver as suas pendências.

Como entrar em contato com a Receita Federal pelo Telegram?

O chatbot da Receita Federal, permite que os cidadãos façam consultas sobre a situação cadastral ou regularizar CPF.

Para qter acesso a esse serviço, basta buscar em seu Telegram Receita Federal Oficial, com o seguinte ID @ReceitaFederalOficialbot. O chatbot apresentará duas opções diferentes para você:

  • Atualizar, regulamentar e consultar a situação cadastral de seu CPF;
  • E também é possível emitir uma segunda via de seu CPF. 

Você deve seguir as informações passadas pelo bot. Ele pode, por exemplo, enviar links da Receita Federal, ou solicitar algum documento seu. Mas isso vai depender unicamente do serviço solicitado. 

O órgão criou esse método para que as pessoas consigam obter atendimento rápido, e bastante eficiente. E sem a necessidade de conversar diretamente com um atendente, ou um funcionário da Receita Federal para isso. 

Segundo o órgão, essa é uma maneira que ele encontrou para evitar que as pessoas precisem ir pessoalmente a uma central de atendimento. Afinal, no momento atual, em meio a pandemia do novo Coronavírus, é necessário garantir medidas de segurança. 

Como é a Recita Federal no Reclame Aqui?

A Receita Federal não tem uma boa reputação no site Reclame Aqui, pois praticamente não responde aos seus clientes.

Já o atendimento das Lojas Americanas, possui uma ótima reputação com uma nota de 9.0. Além disso, o atendimento do Mercado Livre também possui uma boa reputação, pois a sua nota é 7.4.

Em contrapartida, o atendimento do Banco Santander possui uma reputação regular com uma nota de 6.7

Qual é a Importância da Receita Federal?

Os impostos recolhidos pela da Receita Federal, financiam atividades do Governo Federal. Portanto, essa é a principal fonte de recursos do governo. 

Além disso, a Receita Federal também é responsável pela fiscalização dos tributos, para verificar se todos estão de acordo com as regras tributárias. Contudo, a maior parte dessas fiscalizações é periódica.

Além disso, a Receita também controla o comércio exterior. Isso é feito pela Aduana, a repartição responsável por regulamentar a entrada e saída de mercadorias do país. Portanto, é necessário um mercado justo, onde há a entrada apenas daquilo que está na lei, garantindo a soberania do país.

Ademais, ela também colabora com a regulamentação econômica. E, da mesma forma, combate práticas ilegais também. É o caso, por exemplo, do tráfico de drogas, animais e armas.