Telefone Receita Federal: SAC 0800, Fale Conosco, Ouvidoria, Whatsapp

Confira os números de Telefone Receita Federal

Encontre aqui, o telefone Receita Federal, e confira várias informações importantes sobre esse órgão do Governo.

A Receita Federal é responsável por administrar os tributos federais, tais como Imposto de Renda de Pessoa Jurídica ou Física, previdência e comércio exterior.

É um órgão ligado diretamente ao governo federal. Ademais, pela natureza de seus serviços é sempre requisitado pela população, tanto para solicitar serviços como para esclarecer dúvidas.

Além do atendimento presencial, no prédio da Receita e online, via site, também é possível realizar o atendimento pelo telefone.

Enfim, para saber o telefone da Receita Federal, e outras formas de contato com este importante órgão do governo, continue a leitura!

Qual é o telefone Receita Federal?

Uma dúvida que sempre surge, é se a Receita Federal faz atendimento telefônico via 0800. A resposta para essa pergunta é não!

Não há um número 0800 para atender ao contribuinte. Mas existe sim o atendimento pela central via telefone. O número de contato para acessar a Central de Atendimento da Receita Federal é 146.

O 146 é o número da Receitafone, a Central de Atendimento da Receita Federal. A diferença desse número para os telefones 0800 é que, no 146, a ligação de celular não é gratuita, e será tarifada como uma ligação local.

Agora, se a ligação for realizada a partir de um telefone fixo, ela será gratuita, sem cobrança de tarifa.

Como saber o telefone da agência da Receita em minha cidade?

Para consultar se a agência da sua cidade disponibiliza algum telefone de contato, você pode acessar o site da Receita Federal, e consultar na opção unidades de atendimento.

Nessa consulta, você pode selecionar o estado, a cidade e a agência caso tenha mais de uma na cidade selecionada.

Assim, você poderá consultar o endereço da agência. Então, se ela disponibilizar o telefone, também vai aparecer nessa consulta.

Mas é bom ficar atento, pois os números locais não realizam muitos atendimentos. Você só vai conseguir resolver algo por ele, caso seja uma questão bem específica, geralmente quando algum funcionário te orientar a fazer o contato por esse meio.

Nos casos de agendamentos, consultas e informações gerais, o atendimento é feito somente pela central no 146.

Perguntas frequentes 

Seja como for, talvez seja interessante, antes de se dirigir a uma agência perto de você; conferir o conteúdo que existe na página de perguntas frequentes. Pois talvez consiga ajudar a solucionar seu problema      

O site da Receita Federal é seguro?

Sim. Assim como o atendimento via telefone pela Central, o site da Receita Federal também é 100% confiável e seguro.

Mas isso não significa que você não deva tomar cuidado ao utilizá-lo. Por isso, para evitar possível fraudes, sempre que acessar o site, verifique se aparece o protocolo de segurança https antes do endereço do site.

Pois é esse protocolo que irá garantir a segurança na navegação, e evitar riscos de interferências de terceiros.

Além disso, é importante ficar atento para o fato de que todos os endereços de sites do governo finalizam em .gov.br.

Os endereços têm o formato composto pelo nome do domínio, que é o nome principal do site, mais as informações das páginas de acesso.

Agendamento

Outra maneira de entrar em contato com a Receita Federal é através do seu site. Além disso, quando existe mais de um número de telefone disponível, a possibilidade de conseguir o atendimento é maior. 

O horário de atendimento é o dia todo. Ou seja, 24 horas por dia. Sugerimos que você entre em contato em um horário que seja menos concorrido. Assim, evita-se ficar muito tempo na espera para o seu atendimento.   

Dúvidas

Caso você não tenha as suas dúvidas respondidas através da plataforma, você precisa ir até uma central do órgão presencialmente. Contudo, pensando em agilizar esse processo de atendimento, a Receita Federal criou o agendamento. Confira abaixo como realizá-lo:

Confira como é possível fazer esse agendamento:

  • Entre no portal oficial da Receita Federal;
  • Escolha a opção “Agendar atendimento”;
  • Confira todas as informações com atenção e clique em “Li e Concordo”;
  • Selecione a opção “Avançar”;
  • Faça o preenchimento de todas as informações solicitadas;
  • Selecione novamente a opção “Avançar”;
  • Depois disso, escolha a opção do serviço que necessita;
  • Guarde a senha que será gerada já que você precisa levar no dia do atendimento;
  • Por fim, selecione a opção “Finalizar”.

Depois de seguir todos esses processos acima, basta comparecer no dia e na hora que foram agendados. Mas lembre-se que é preciso comparecer ao local alguns minutos com antecedência. 

Guarde a senha, e leve no dia do atendimento. Afinal, pois o atendimento será feito por ela. Então, é só aguardar te chamarem, para você resolver as suas pendências.

É possível acessar a Receita por meio de aplicativos?

Sim. A Receita Federal também oferece serviços por aplicativos de celulares. Você pode baixar os aplicativos diretamente na loja de aplicativos do smartphone.

Aliás, existem vários aplicativos da Receita Federal para diferentes atendimentos. Dentre eles, podemos citar: Meu imposto de renda, aplicativo de importador, aplicativo de CNPJ, carnê leão, entre outros.

Qual é o Fale Conosco da Receita Federal?

Em primeiro lugar, é bom frisar que o Fale Conosco da Receita Federal fornece informações para 29 serviços diferentes, de acordo com o assunto. Além disso, todos podem acessar o atendimento. Para isso, basta fazer o preenchimento de um breve formulário.

O serviço, no entanto, não informa sobre situações específicas de seus contribuintes. Isso, por exemplo, exige a análise de documentação, protegida por sigilo fiscal. Por fim, o Fale Conosco, também, não fornece uma cópia de declaração, ou o número de recibo da entrega dessa documentação.

Telefone Receita Federal

Qual é o Whatsapp da Receita Federal?

Conforme verificado, a receita federal só pussui numero para WhatsApp para algumas das dezenas de unidades regionais. Não há de fato, um número de atendimento do WhatsApp da Receita Federal de âmbito nacional.

Mas nem tudo está perdido neste sentido. Conforme informações, existe um canal de atendimento via Telegram.

Sendo assim, basta fazer uma busca no aplicativo por: ReceitaFederalOficial. Por fim, neste canal, é possível resolver questões sobre: CPF e informações sobre o importo de renda.

Qual é o Chat da Receita Federal?

O atendimento pelo Chat RFB funciona, em dias úteis, das 7 h às 19 h. Você pode solicitá-lo no Portal e-CAC.

Os serviços estão listados no anexo único do documento oficial e incluem:

  • Tratamento das divergências da pesquisa de situação fiscal;
  • Tratamento das divergências de débitos previdenciários;
  • Orientações sobre pendências na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física e a regularização, além de esclarecimentos referentes à DIRPF;
  • Esclarecimentos sobre o CNPJ;
  • Regularização de pendências do Simples Nacional e do Microempreendedor Individual (MEI).

Basta acessar a plataforma, digitando seu CPF ou CNPJ, e sua senha de acesso.

Qual é a Ouvidoria da Receita Federal?

Você já deve conhecer a importância da ouvidoria em uma empresa. Afinal, é a partir dela que se desenvolve a organização, e também que ela recebe o feedback sobre os atendimentos e serviços que ela oferece. Com ela é possível descobrir se as pessoas estão satisfeitas ou não com os seus serviços. 

A ouvidoria funciona, assim, como mediadora entre o cliente e a empresa. A sua contratação pode ser feita por quem está enfrentando algum tipo de problema com a empresa. E que não consegue resolver através dos meios de comunicações normais. Através dela, é possível realizar reclamações e sugestões à empresa. 

O acesso à ouvidoria pode ser por meio de e-mail ou pessoalmente. Então, a ouvidoria encaminhará o cidadão diretamente ao problema do setor correspondente.

Depois, ela irá acompanhar o passo a passo da sua solicitação. E entrará em contato com você sobre o retorno da sua solicitação, na qual atuará de maneira proativa.

Essa é a maior diferença entre a ouvidoria e o call center. Pois o último é para registrar reclamações, sem que seja acompanhada de perto as resoluções de seus problemas. 

A Receita Federal possui um canal de ouvidoria. Para entrar em contato com ele, basta ligar para o seguinte número: 0800 702 1111. 

Receitafone

Infelizmente, o número 146 não está mais funcionando desde março de 2020. Portanto, os meios de contato para falar com a Receita Federal são os links e os números divulgados.

Como entrar em contato com a Receita Federal pelo Telegram?

O chatbot da Receita Federal, permite que os cidadãos façam consultas sobre a situação cadastral ou regularizar CPF.

Para qter acesso a esse serviço, basta buscar em seu Telegram Receita Federal Oficial, com o seguinte ID @ReceitaFederalOficialbot. O chatbot apresentará duas opções diferentes para você:

  • Atualizar, regulamentar e consultar a situação cadastral de seu CPF;
  • E também é possível emitir uma segunda via de seu CPF. 

Você deve seguir as informações passadas pelo bot. Ele pode, por exemplo, enviar links da Receita Federal, ou solicitar algum documento seu. Mas isso vai depender unicamente do serviço solicitado. 

O órgão criou esse método para que as pessoas consigam obter atendimento rápido, e bastante eficiente. E sem a necessidade de conversar diretamente com um atendente, ou um funcionário da Receita Federal para isso. 

Segundo o órgão, essa é uma maneira que ele encontrou para evitar que as pessoas precisem ir pessoalmente a uma central de atendimento. Afinal, no momento atual, em meio a pandemia do novo Coronavírus, é necessário garantir medidas de segurança. 

Como é a Recita Federal no Reclame Aqui?

A Receita Federal não tem uma boa reputação no site Reclame Aqui, pois praticamente não responde aos seus clientes.

Já o atendimento das Lojas Americanas, possui uma ótima reputação com uma nota de 9.0. Além disso, o atendimento do Mercado Livre também possui uma boa reputação, pois a sua nota é 7.4.

Em contrapartida, o atendimento do Banco Santander possui uma reputação regular com uma nota de 6.7

Qual é a Importância da Receita Federal?

Os impostos recolhidos pela da Receita Federal, financiam atividades do Governo Federal. Portanto, essa é a principal fonte de recursos do governo. 

Além disso, a Receita Federal também é responsável pela fiscalização dos tributos, para verificar se todos estão de acordo com as regras tributárias. Contudo, a maior parte dessas fiscalizações é periódica.

Além disso, a Receita também controla o comércio exterior. Isso é feito pela Aduana, a repartição responsável por regulamentar a entrada e saída de mercadorias do país. Portanto, é necessário um mercado justo, onde há a entrada apenas daquilo que está na lei, garantindo a soberania do país.

Ademais, ela também colabora com a regulamentação econômica. E, da mesma forma, combate práticas ilegais também. É o caso, por exemplo, do tráfico de drogas, animais e armas.

Deixe seu comentário

+ 70 = 78