Skip to main content
Telefone Receita Federal

Telefone Receita Federal: Fale Conosco

Confira os números de Telefone Receita Federal

Telefone Receita Federal

Buscando o Telefone Receita Federal? Também chamada de Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, é um órgão responsável por administrar os tributos federais e também o controle aduaneiro, assim como também atua no combate a evasão fiscal, descaminho, contrabando, pirataria e também o tráfico de drogas, animais e também armas. 

Até o dia primeiro de janeira de 2015 ela foi subordinada do Ministério da Fazenda e, após isso, passou a fazer parte da estrutura básica do novo Ministério da Economia do governo do atual presidente Jair Bolsonaro.

É importante informar que o número de telefone Receita Federal 146 foi desativado pela instituição desde março de 2020. Neste post vamos mostrar outros meios para você entrar em contato com a receita federal. Os principais meios de contato são: o Fale conosco da Receita Federal e também o chat dentro do e-CAC.

Continue lendo e veja todos os procedimentos para entrar em contato com a Receita Federal para solver problemas como: imposto de renda, bloqueio no seu CPFe muitos mais, confira todas as dicas a seguir.

Veja como entrar em contato com os canais de comunicação da Receita Federal no texto que fizemos para te mostrar as opções disponíveis. Continue a leitura.

Fale Conosco Receita Federal

  • Todas as pessoas podem acessar o atendimento, basta fazer o preenchimento de um pequeno formulário;
  • Ele não vai informar sobre situações específicas de seus contribuintes, o qual, por exemplo, exige a análise de documentação ou que sejam protegidos por sigilo fiscal;
  • O Fale Conosco também não vai fornecer uma cópia de declaração ou o número de recibo da entrega dessa documentação.

Links do fale conosco Receita Federal para pessoa física

Links do Fale Conosco Receita Federal para pessoa jurídica

Telefone Receita Federal

A Receita Federal é a responsável por administrar os tributos que são subordinados pela União e, como citado, é uma subordinada do Ministério da Fazenda. 

Também é a responsável pela prevenção a fraude, evasão, controle aduaneiro e também a elisão fiscal, assim como o cadastro do CPF das pessoas físicas e também o CNPJ das pessoas jurídicas. 

Um dos órgãos mais importantes para o nosso país. Isso porque sem uma instituição de recolhimento de impostos bem estruturada no Brasil, a malha de contribuição e fiscalização de um país podem se tornar fracas, na qual aumenta a possibilidade de fraudes e também na perda de arrecadação dos diferentes tributos. 

Veja como entrar em contato pelo telefone Receita Federal pelos números:

Para entrar em contato com a Receita Federal, disque o seguinte número: 0800 978 2338.

Já o Telefone da Receita Federal para questões do Imposto de Renda, sendo que o número de telefone está atualizado no ano de 2020, basta ligar para o seguinte número: 0800 729 0001.

Telefone Receita Federal – Ouvidoria

Você já deve conhecer a relevância da ouvidoria dentro de uma empresa. Já que é a partir dela que se desenvolve a organização e também recebe o feedback sobre os atendimentos e serviços que ela oferece. Com ela é possível descobrir se as pessoas estão satisfeitas ou não com eles. 

A ouvidoria funciona como mediadora entre o cliente e a empresa. Ela é normalmente contatada pelos consumidores que estão enfrentando algum tipo de problema com a empresa, e que não consegue resolver com os meios de comunicações normais oferecidos pela empresa. 

Através dela é possível realizar reclamações, sugestões e também elogios a empresa, mesmo que se trate de um canal de comunicação onde são normalmente tratados as insatisfações e reivindicações por parte dos clientes onde as empresas não conseguiram cumprir o papel como deveria ser. 

O acesso da ouvidoria vai ocorrer por meio de e-mail ou até mesmo pessoalmente. A ouvidoria vai atuar encaminhando o cidadão diretamente ao problema do setor correspondente. 

Depois disso a ouvidoria também vai acompanhar o passo a passo de seu solicitação, entrando em contato com ele sobre o retorno da solução, onde vai atuar de maneira proativa. Essa é a maior diferença entre a ouvidoria e o call center, já que último é direcionado para registrar reclamações, sem que seja acompanhada de perto as resoluções de seus problemas. 

A Receita Federal possui um canal de ouvidoria, para entrar em contato com ele basta ligar para o seguinte número: 0800 702 1111. 

Receitafone

Infelizmente o número 146 foi desativado em 03/2020. Os meios de contato para falar com a Receita Federal são os links e numeos divulgado a cima.

Site oficial da Receita Federal

Outra maneira para entrar em contato com a receita federal é a partir do site oficial da mesma. Basta digitar em seu campo de endereço ou clicar no link a seguir: http://receita.economia.gov.br/contato

Quando existe mais de um número de telefone disponíveis, a possibilidade de conseguir o atendimento é ainda maior. 

Já o horário de atendimento ocorre durante o dia todo, ou seja, 24 horas por dia. Sugerimos que você entre em contato com a Receita Federal em um horário que seja menos concorrido, para evitar ficar muito tempo na espera para o seu atendimento. 

Denúncia Anônima

Caso você deseje realizar uma denuncia anônima para a Receita Federal, seja para pessoa física ou jurídica, acesse a Central de Atendimento Virtual, ou como é conhecido, e-CAC da PGFN. Para isso, clique em “Canal de Denúncias Patrimoniais” e então selecione a opção de “Denúncia Anônima”. 

E-CAC: Agendamento e Código de Acesso no ano de 2020

Seja pessoa física ou jurídica, se deseja ter maior facilidade para resolver os seus problemas, basta conhecer mais sobre o serviço E-CAC. Com ela é possível realizar diversos procedimentos sem que haja nenhuma dificuldade em seu manuseio, facilitando muito a vida dos contribuintes. 

O E-CAC é um site do governo, desenvolvido no ano de 2005, com a intenção de ajudar todos os beneficiários, evitando que eles fiquem diversas horas em filas de espera para encontrar soluções para os problemas que estão enfrentando na Receita Federal. 

Com essa plataforma é possível resolver todos os seus problemas no conforto de sua casa ou no ambiente de seu trabalho. Essa plataforma vai atender tanto IRPF de 2020 quanto as pessoas jurídicas. Você também pode acompanhar a sua solicitação fiscal, além de outras consultas tributárias. 

Todos os dados são mantidos em sigilo. A consulta pode ser realizada pelas pessoas físicas e jurídicas que pretendem utilizar esse sistema, sendo uma maneira bem mais simples e fácil de contato com a Receita Federal. 

Vale ressaltar que se trata de um ambiente seguro, já que o serviço está dentro do site oficial da Receita Federal, ou seja, você não vai correr nenhum tipo de risco o acessando. Os problemas mais comuns, os quais são resolvidos pela plataforma, são os seguintes:

  • O acesso a sua caixa postal;
  • Fazer o cadastro de seu CPF;
  • Acompanhar as suas solicitações do Simples Nacional;
  • Obter cópias de declarações;
  • Fazer a consulta do comprovante de seu pagamento;
  • Realizar o cadastro de sua CNPJ;
  • Acessar a matrícula de seu CEI;
  • Ver informações sobre o imposto de renda de 2020. 

Esses são um dos principais procedimentos que podem ser realizados através dessa plataforma. Mas lembre-se que nem todos os procedimentos podem ser concluídos por meio dessa plataforma, já que em algumas ocasiões, é preciso se dirigir até uma unidade do órgão responsável. 

Para realizar o acesso, é preciso um código de acesso, vejo como o obter abaixo:

  • Entre no portal oficial da Receita Federal;
  • Selecione a opção “Gerar código de Acesso”;
  • Uma nova aba vai aparecer com as seguintes opções;
  • Faça o preenchimento de todas as informações solicitadas no formulário;
  • Depois de concluir todas essas etapas, selecione a opção “Avançar”;
  • Após a página atualizar, você vai ter acesso ao seu código. 

Você deve manter esse código guardado, já que é com ele que você vai ter acesso ao portal. 

Agendamento

Caso você não tenha as suas dúvidas respondidas através da plataforma, você precisa ir até uma central do órgão presencialmente. Pensando em agilizar esse processo de atendimento, a Receita Federal criou o agendamento. 

Confira como é possível fazer esse agendamento:

  • Entre no portal oficial da Receita Federal;
  • Escolha a opção “Agendar atendimento”;
  • Confira todas as informações com atenção e clique em “Li e Concordo”;
  • Selecione a opção “Avançar”;
  • Faça o preenchimento de todas as informações solicitadas;
  • Selecione novamente a opção “Avançar”;
  • Depois disso, escolha a opção do serviço que necessita;
  • Guarde a senha que será gerada já que você precisa levar no dia do atendimento;
  • Por fim, selecione a opção “Finalizar”.

Depois de seguir todos esses processos acima, basta comparecer no dia e na hora que foram agendados. Lembre-se que é preciso comparecer ao local alguns minutos com antecedência. 

A senha vai ter que ser guardada e levado no dia do atendimento, já que é através dela que você será chamado no dia de seu atendimento. Depois de ser chamado, basta comparecer ao local e conseguir resolver os seus problemas com o atendimento. 

Telegram

O chatbot da Receita Federal permite que os cidadãos façam consultas sobre a situação cadastral ou regularizar CPF.

Para que tenha acesso a esse serviço, basta buscar em seu Telegram ReceitaFederal Oficial, com o seguinte ID @ReceitaFederalOficialbot. O chatbot vai oferecer duas opções diferentes para você:

  • Atualizar, regulamentar e consultar a situação cadastral de seu CPF;
  • Também é possível emitir uma segunda via de seu CPF. 

Você deve seguir as informações passadas pelo bot. Ele pode, por exemplo, enviar links da Receita Federal ou solicitar algum documento seu. Isso vai depender unicamente do serviço solicitado. 

O órgão criou esse método para que as pessoas consigam obter atendimento rápido e bastante eficiente, sem que haja a necessidade de conversar diretamente com um atendente ou um funcionário da Receita Federal para isso. 

Em nota emitida, essa é uma maneira encontrada para evitar que as pessoas precisem ir pessoalmente a uma central de atendimento, visando que, no momento atual, em meio a pandemia do novo coronavírus, medidas de segurança com a saúde precisaram ser tomadas. 

Importância da Receita Federal

Por meio dos impostos recolhidos através da Receita Federal, o nosso governo vai conseguir financiar boa parte de suas atividades, já que a principal fonte de recursos do governo vem por meio dessa arrecadação tributária. 

Além de ser possível gerar uma estrutura para o cálculo, recolhimento e também a administração desses atributos, ela também é a responsável pela fiscalização, onde verifica se todos estão de acordo com as regras tributárias. 

Grande parte dessas fiscalizações são realizadas a partir das declarações que são feitas de períodos em períodos. 

A Receita Federal também é a responsável pelo controle do comércio exterior, através da Aduana, a repartição governamental responsável por fazer a regulamentação da entrada e saída das mercadorias de nosso país, sendo necessário o mercado justo, onde são permitidos a entrada apenas daquilo que está consentido por leis, a qual garante a soberania de nosso país. 

Além da Receita garantir a segurança da entrada e também da saída de produtos das nossas fronteiras, ela também vai colaborar com a regulamentação econômica, combatendo as práticas que são consideradas ilegais. 

Uma das maiores importâncias da Aduana em nossa país é no combate de tráfico de drogas, animais e armas, além de outros crimes que podem ser cometidos através das fronteiras de nosso país. 

A Secretaria da Receita Federal vai desenvolver serviços fundamentais para o nosso país, por conta de seu trabalho realizado através das arrecadações e fiscalizações feitas a partir dos atributos recolhidos de todos os contribuintes. 

Lembre-se que as suas consultas são feitas gratuitamente se realizadas através de um telefone fixo. Já para as ligações realizadas através de um telefone celular, vão ser cobradas taxas das ligações locais. 

Além disso, todos os cidadãos que ligarem para o antigo número de telefone 0300 789 0300, vão ser informados sobre a mudança. A instituição vai esclarecer que o receitafone é destinada para os contribuintes do tipo pessoa física. 

Ao todo, são disponíveis 45 posições diferentes para o atendimento, em dois turnos diferentes de trabalho. O atendimento vai acontecer nos seguintes horários: das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira. Já o atendimento automático, como citado, funciona 24 horas ao dia. 

Todas as formas apresentadas acima foram divulgadas pela própria Receita Federal. Ou seja, são diversos métodos disponíveis para que você esclareça dúvidas ou encontre soluções para seus problemas. E como se tratam de opções de atendimento direto com o órgão, não existe nenhuma possibilidade de que informações pessoais suas sejam roubadas. 

Para conhecer mais sobre a empresa, entre no site oficial da mesma e veja mais sobre as formas de atendimento e a sua história.

Leia Também:

Telefone Ministério do Trabalho

SAC Salvador Shopping – Agendamento

SAC Paralela – Agendamento e telefone 0800

35 thoughts to “Telefone Receita Federal: Fale Conosco”

  1. Jane Simone de Oliveira disse:

    Bom dia Prezados!

    Estou tentando entrar com contato com a Receita Federal via telefone, mas infelizmente não estou conseguindo. Eu preciso recuperar a minha declaração do ano de 2018, mas está pedindo um código de chave que não sei qual é. Como posso ter uma cópia desta declaração?

    Desde já agradeço a atenção e ajuda.

    Jane Simone de Oliveira

    1. Gilda Maria da Silva Costa Marques de Araujo disse:

      Boa tarde, foi feito e entregue meu imposto de renda, no primeiro mês devido, sou aposentada
      Ministério da Saúde, Auxiliar de Enfermagem.
      Agora recebi um aviso, que o imposto está com problemas. Eu mandei tudo que recebo e recebi no documento, que o Ministério da Saúde me enviou. Gostaria de explicação. E se possível solução. Sou portadora de diabetes, com lesão no pulmão, e LER adquirida no trabalho.
      Obrigada.

  2. silvia de fatima do nascimento santos disse:

    o meu CPF no auxilio consta divergencia com a Receita Federal

  3. Antonio Gonçalves de Santana disse:

    ola. me chamo Antonio Gonçalves de Santana, estou tentando fazer meu cadastro no auxilio Emergencial, mas quando preencho os dados diz que meus dados não conferem com os da Receita Federal. Já pesquisei o meu CPF no site mas diz que esta regular. porem, sempre diz que os dados não batem. o que faco.

    1. Maria das vitórias Silva Oliveira disse:

      Estava com impostos de renda atrasados.Procurei um contador regularizei tudo inclusive pagando três multas a meses.Tendo direito a restituição até hoje estou a espera e além disso ainda recebi notificação da receita de uma quarta multa inexistente.O que fazer já que o posto da receita mas próximo ficava em currais novos e foi extinto.

    2. Ola sou pedro fernades de oliveira dono do estou tento fazer um conto no banco do Brasil e está falando que meus dados não está batendo com o da receita Federal por que .

  4. Francisco Aparecido Alves da Silva disse:

    bom dia porque nao foi debitado em minha conta a parcela do imposto de renda do mes de maio.

    1. Oi Francisco,
      eu também optei pelo débito automático e ainda não foi debitado. O banco me diz que preciso verificar isso com a receita. Mas estou tentando falar com alguém da receita e não consigo.
      Pensei que devido à pandemia haviam oferecido a possibilidade do débito automático justamente para a gente não sair de casa.
      Agora não sei o que fazer!

    1. Estevão Marcos dos Santos Jacinto disse:

      W quero consultar meu CPF

      1. María do Carmo Martins Anízio disse:

        Meu CPF está bloqueado gostaria de saber porque!

  5. Joao Luiz da Silva Gaspar disse:

    Meu computador foi roubado e com isto nao tenho mais a declaracao de imposto de renda de 2019 ,,,, estou tentando por diversos telefones e sites como conseguir copia das declaracoes de IR de 2019 e nao tendo sucesso
    como conseguir estas copias de 2019 para declaracao do IR de 2020. Preciso das copias das minha declaracao e a de minha esposa
    Obrigado

  6. Luciana Ferreira Ribeiro disse:

    Prezados Senhores,

    Tenho dúvidas para concluir os impostos de renda;

    1. Se um casal financiou um apto no nome de ambos, 50% de cada um, e o financiamento está no nome da mulher. Como fazer a declaração quanto ao valor pago, pois o informe do banco está no nome do conjuge (mulher), mas ambos pagam juntos as despesas?

    2. Outro cliente comprou um apto junto com o irmão, o nome só foi utilizado para composição de renda, não foi utilizado nenhum valor monetário nesta transação, mas somente de 1o. contribuinte, o 2o. nome só foi utilizado para compor renda, e o salário deste 2o era maior. Ressaltando que o 1o. contribuinte arca com todas as despesas, apesar de sua renda ser a menor, o imóvel pertence a contribuinte número 1. Gostaria de saber como declarar esta situação em ambas declarações?

    3. Baixei o aplicativo do Imposto de Renda para fazer as declarações de 2020, mas esta me impedindo de enviar pelo próprio aplicativo, tive vai baixar o receitanet para o envio das mesmas. Só que após o envio, não estou conseguindo visualizar as declarações completas, somente os recibos de envio, e também não estou conseguindo fazer algumas retificação.

    Por favor aguardo um retorno

  7. Maristela Benitez Nakasone Dertonio disse:

    Boa tarde!
    Meu nome é Maristela Benitez Nakasone Dertonio
    quero saber como eu faço para isentar o meu imposta de renda de 2019 onde eu já poderia ter pedido desde a época que descobri que eu tinha problema oncolólgico (CÂNCER DE TIREOIDE) FIZ A TIREOIDECTOMIA TOTAL ESTOU COM A CARTA DO HOSPITAL A.C. CAMARGO CID:C73 Assim, entendo que estou na contemplação do Inciso XIV do Artigo 6º, Lei 7713 de 22/12/88 conforme se destaca estarei isenta de imposto sobre a renda os seguintes rendimentos percebidos por pessoa física… quais os procedimentos para essa isenção?

  8. Edson Pimentel De Souza disse:

    ESTOU TENTANDO FAZER UMA AVERBAÇAO NO IMOVEL E PRECISO DE UM DOCUMENTO

  9. Boa tarde estou prescisando do número do CPF de minhas filhas
    Pois fui tirar o CPF delas é me tiveram que elas já tem CPF porém eu nunca recebi o número , e creio eu que foi na escola que tiraram gostaria de saber como posso conseguir o número ?

  10. antonio jose vieira da silva disse:

    BOM DIA, preciso das copias das declaracoes de 2018 e 2019,como faço ?

  11. antonio jose vieira da silva disse:

    Um contador fazia as minhas declaraçoes, perdi o seu contato e nao tenho copias , preciso das copias dos ultimos 2 anos,vou tentar fazer a partir das ultimas informaçoes. obs; nunca fiz ,preciso orientaçoes

  12. Jerson de Oliveira Rosa disse:

    A vários meses tentando regularizar minha declaração de imposto de renda 2019 onde cai em malha fina, porem alem de está fechada a atendimento ao publico devido a pandemia, quando conseguir um contato fui orientado a agendar pelo site. No site nunca tem vaga e fico com minha declaração retida.

  13. SONIA FENO DE MORAES E SILVA disse:

    23 de junho de 2020 Estou tentando finalizar a minha declaração de Imposto de Renda. Mas esta dando problema o CNPJ do meu banco não está sendo aceiro . por isso estou impossibilitada a enviar a declaração mesmo estando pronta.
    Como resolver este problema? O tempo esta curto para entrega .Voces podem ajudar me
    Fico muito grata.
    SONIA.

  14. Elaine Cleide Teixeira da Silva disse:

    Preciso do número do CPF do meu filho ele perdeu e não sabemos o número o nome dele é Jordan Augusto Teixeira da Silva, 08/07/1994 nome da mãe Elaine Cleide Teixeira da Silva como faço?

  15. Eu já tentei trocar de todas as formas o endereço e número de telefone que consta no meu CNPJ e nao consigo devido a este problema minha firma esta sem movimento desde 2018. Por favor o que devo fazer pois ja entrei no site e quando tenho que entrar na Receita Federal eu nao consigo avançar e congela. Agradecida imensamente por sua colaboração!

  16. jurema Bacelar disse:

    bom dia!

    estou também tentando contato com a receita , mas não consigo nem mesmo para agendamento, onde preciso da copia da declaração de 2019 , não é possível que ninguem atenda, pois recebi hoje a carta do correio informando erro na declaração.

  17. minha mãe morreu e 15/10/2019. Faço a declaração para o imposto de renda, como? Ou não precisa declaração já que ela não deixou bens? É só pedir a baixa do CPF?

  18. Na página da Receita Federal tem números telefônico que direciona o contribuinte a resolver alguma pendência más quando liga no número para tirar alguma dúvida ou pedir esclarecimento nenhum funcionário atende e sim uma gravação que direciona o contribuinte a entrar no site novamente ou seja fica tudo na mesma e nada se resolve.

  19. Caroline da Silva disse:

    Boa noite..chegou em minha residência uma carta da receita federal referente ao imposto de renda, dizendo para comparecer na unidade no prazo de 15 dias para consultar débitos, eu declarei em 2019 e 2020 referente aos anos anteriores e paguei somente uma multa que constava, porém no sistema está em aberto, eu estou com o comprovante do pagamento da multa e preciso saber como agendar para estar resolvendo isso, eu ligo e tento agendar por telefone e por internet e não consigo, preciso de uma resposta.

  20. ROSILDA MARIA TUCHINSKI DOS SANTOS disse:

    Boa tarde. Meu computador foi formatado e eu não estou encontrando o programa de irpf, acho que foi excluído do computador, não consigo encontrar onde posso baixar de novo, preciso de resposta urgente. Obrigada!

  21. Nenhum dos telefones indicados acima funcionam.

  22. Jose orlando disse:

    Gostaria de pegar o numero do meu cpf pois perdi o cpf e n sei o numero e preciso muito.

  23. Olá Querotelefonesac0800,

    Uma plataforma onde você mesmo cria:

    – Site / Cartão de Visitas Interativo Digital pessoal ou do seu negócio

    – Link para usar na Bio do Instagram

    – Site para campanhas do Google ADS e Facebook

    – Encurtar links longos com QR Code

    Podem conter todas as suas informações de contato como redes sociais, whatsapp, email, etc. Também podem contar informações sobre seu negócio como produtos ou serviços.

    Disponibilizamos o endereço do seu site com um link curto para compartilhamento.

  24. marisa de fatima nascimbene disse:

    quero o telefone da receita para eu poder fazer o darf para eu pagar pois pelo site eu nao consegui , para tirar o darf para eu pagar e uma luta , por favor mande uma luz para min

  25. como é que vamos resolver. se nem facilitam pra gente?

  26. Já tentei entrar em contato por telefone várias vezes, ninguém atende. Aliás falar com serviços públicos por telefone cada dia pior, eles não atendem o telefone.

  27. Alguém pode informar pra onde foi a Receita Federal da Rua Augusta?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *