Skip to main content

Telefone Receita Federal

Telefone Receita Federal

Confira os números de Telefone Receita Federal

Telefone Receita Federal – A Receita Federal é um órgão do governo subordinada ao Ministério da Fazenda e é responsável pela administração dos tributos que são arrecadados pela União.

Ela também se responsabiliza pela prevenção à fraude, controle aduaneiro, evasão e elisão fiscal e pelo cadastro de pessoas físicas (CPF) e jurídicas (CNPJ).

A Receita Federal é um órgão de extrema importância para o Brasil. Sem uma instituição de recolhimento de impostos bem estruturada, a malha de contribuição e fiscalização do país pode ficar mais fraca, possibilitando diferentes fraudes e perdas na arrecadação dos tributos.

Como falar com a Receita Federal?

O número de Telefone Receita Federal para entrar em contato: 0800 978 2338

Telefone Receita Federal para Imposto de Renda 2020: 0800-729-0001.

Telefone Receita Federal ouvidoria ( 0800 702 1111 ) ou para o atendimento Receitafone ( 146 ). Para acessar o site da Receita Federal clique aqui.

Quando se tem mais de uma opção para ligar, a possibilidade do atendimento imediato é bem maior.

O horário de atendimento é 24 horas por dia, por isso aproveite e escolha um horário menos concorrido, como é o horário laboral, para assim ter mais chances de ser logo atendido e não ter de ficar em espera muito tempo.

Como fazer uma denúncia anônima para a Receita Federal?

Se optar por fazer a denúncia anonimamente, a pessoa física ou jurídica deverá acessar o Centro de Atendimento Virtual (e-CAC) da PGFN, clicar em “Canal de Denúncias Patrimoniais” e em seguida deverá selecionar a opção “Denúncia anônima”.

Como funciona a Receita Federal?

A função mais importante da Receita Federal é a administração e controle dos tributos, pois é esse órgão que garante que a legislação tributária seja cumprida e, dessa forma, o governo federal possua recursos para administrar o país.

Ela é quem recebe o imposto de renda e que fiscaliza se os contribuintes estão recolhendo esse imposto devidamente.

Outra atribuição da Receita Federal é o Controle Aduaneiro. Ela é responsável por fiscalizar e controlar o comércio exterior.

Essa atribuição não tem como objetivo a arrecadação de tributo, mas sim a segurança da sociedade, através da garantia de que ao entrar no país, um determinado produto tenha sido devidamente fiscalizado.

A Receita também fiscaliza a entrada de pessoas no país, controlando se elas trouxeram ou não bens do exterior, já que existe uma cobrança para bens que excedem um determinado valor permitido por ela.

Caso o indivíduo não faça a declaração dos bens e for pego pelos fiscais da Receita Federal, ele será multado e pode ser punido, perdendo os bens que excederem o valor da cota.

Outra função muito importante da Receita Federal é o combate aos crimes de fraude, evasão e elisão fiscal, pirataria, tráfico de drogas e animais, dentre outros.

A evasão fiscal, também conhecida por sonegação, é muito prejudicial ao funcionamento da máquina pública, pois ela diminui a arrecadação, o que impossibilita o desenvolvimento das políticas públicas como a construção de hospitais e escolas e reduz a oferta de serviços como segurança e saneamento básico.

A elisão fiscal, por outro lado, trata de uma prática conhecida também como planejamento tributário. Nela as empresas se adequam em um formato que seja mais vantajoso em relação ao pagamento de impostos, mas que na realidade não condiz com o formato correto da empresa. Ela é uma forma de evitar ou postergar o pagamento de tributos.

Importância da Receita Federal

Através dos impostos recolhidos pela Receita Federal, o governo brasileiro consegue financiar boa parte de suas atividades, uma vez que a principal fonte de recursos do governo vem por meio da arrecadação tributária.

Além de gerar uma estrutura para o cálculo, recolhimento e administração dos tributos, ela também se responsabiliza por fiscalizar se todos estão cumprindo as regras tributárias.

Boa parte da fiscalização é feita através de declarações que são desenvolvidas periodicamente.

Por ser responsável pelo controle do comércio exterior, a Receita Federal, através da Aduana, que é uma repartição governamental que regula a entrada e saída de mercadorias no país, se faz necessária para que haja o comércio justo, já que ela permite apenas a entrada daquilo que for consentido por lei, garantindo a soberania do Brasil.

A Receita além de garantir a segurança na entrada e saída de produtos nas nossas fronteiras, deve também colaborar para a regulação econômica e combater as práticas ilegais.

A Aduana é um instrumento muito importante no combate do tráfico de drogas e crimes fronteiriços.

A Secretaria da Receita Federal é um órgão que exerce funções fundamentais para o desenvolvimento do país, através de todo trabalho realizado por ela na arrecadação e fiscalização dos tributos recolhidos pelos contribuintes.

Leia Também: Telefone Procon – Atendimento 0800

22 thoughts to “Telefone Receita Federal”

  1. Jane Simone de Oliveira disse:

    Bom dia Prezados!

    Estou tentando entrar com contato com a Receita Federal via telefone, mas infelizmente não estou conseguindo. Eu preciso recuperar a minha declaração do ano de 2018, mas está pedindo um código de chave que não sei qual é. Como posso ter uma cópia desta declaração?

    Desde já agradeço a atenção e ajuda.

    Jane Simone de Oliveira

    1. Gilda Maria da Silva Costa Marques de Araujo disse:

      Boa tarde, foi feito e entregue meu imposto de renda, no primeiro mês devido, sou aposentada
      Ministério da Saúde, Auxiliar de Enfermagem.
      Agora recebi um aviso, que o imposto está com problemas. Eu mandei tudo que recebo e recebi no documento, que o Ministério da Saúde me enviou. Gostaria de explicação. E se possível solução. Sou portadora de diabetes, com lesão no pulmão, e LER adquirida no trabalho.
      Obrigada.

  2. silvia de fatima do nascimento santos disse:

    o meu CPF no auxilio consta divergencia com a Receita Federal

  3. Antonio Gonçalves de Santana disse:

    ola. me chamo Antonio Gonçalves de Santana, estou tentando fazer meu cadastro no auxilio Emergencial, mas quando preencho os dados diz que meus dados não conferem com os da Receita Federal. Já pesquisei o meu CPF no site mas diz que esta regular. porem, sempre diz que os dados não batem. o que faco.

  4. Francisco Aparecido Alves da Silva disse:

    bom dia porque nao foi debitado em minha conta a parcela do imposto de renda do mes de maio.

    1. Oi Francisco,
      eu também optei pelo débito automático e ainda não foi debitado. O banco me diz que preciso verificar isso com a receita. Mas estou tentando falar com alguém da receita e não consigo.
      Pensei que devido à pandemia haviam oferecido a possibilidade do débito automático justamente para a gente não sair de casa.
      Agora não sei o que fazer!

    1. Estevão Marcos dos Santos Jacinto disse:

      W quero consultar meu CPF

      1. María do Carmo Martins Anízio disse:

        Meu CPF está bloqueado gostaria de saber porque!

  5. Joao Luiz da Silva Gaspar disse:

    Meu computador foi roubado e com isto nao tenho mais a declaracao de imposto de renda de 2019 ,,,, estou tentando por diversos telefones e sites como conseguir copia das declaracoes de IR de 2019 e nao tendo sucesso
    como conseguir estas copias de 2019 para declaracao do IR de 2020. Preciso das copias das minha declaracao e a de minha esposa
    Obrigado

  6. Luciana Ferreira Ribeiro disse:

    Prezados Senhores,

    Tenho dúvidas para concluir os impostos de renda;

    1. Se um casal financiou um apto no nome de ambos, 50% de cada um, e o financiamento está no nome da mulher. Como fazer a declaração quanto ao valor pago, pois o informe do banco está no nome do conjuge (mulher), mas ambos pagam juntos as despesas?

    2. Outro cliente comprou um apto junto com o irmão, o nome só foi utilizado para composição de renda, não foi utilizado nenhum valor monetário nesta transação, mas somente de 1o. contribuinte, o 2o. nome só foi utilizado para compor renda, e o salário deste 2o era maior. Ressaltando que o 1o. contribuinte arca com todas as despesas, apesar de sua renda ser a menor, o imóvel pertence a contribuinte número 1. Gostaria de saber como declarar esta situação em ambas declarações?

    3. Baixei o aplicativo do Imposto de Renda para fazer as declarações de 2020, mas esta me impedindo de enviar pelo próprio aplicativo, tive vai baixar o receitanet para o envio das mesmas. Só que após o envio, não estou conseguindo visualizar as declarações completas, somente os recibos de envio, e também não estou conseguindo fazer algumas retificação.

    Por favor aguardo um retorno

  7. Maristela Benitez Nakasone Dertonio disse:

    Boa tarde!
    Meu nome é Maristela Benitez Nakasone Dertonio
    quero saber como eu faço para isentar o meu imposta de renda de 2019 onde eu já poderia ter pedido desde a época que descobri que eu tinha problema oncolólgico (CÂNCER DE TIREOIDE) FIZ A TIREOIDECTOMIA TOTAL ESTOU COM A CARTA DO HOSPITAL A.C. CAMARGO CID:C73 Assim, entendo que estou na contemplação do Inciso XIV do Artigo 6º, Lei 7713 de 22/12/88 conforme se destaca estarei isenta de imposto sobre a renda os seguintes rendimentos percebidos por pessoa física… quais os procedimentos para essa isenção?

  8. Edson Pimentel De Souza disse:

    ESTOU TENTANDO FAZER UMA AVERBAÇAO NO IMOVEL E PRECISO DE UM DOCUMENTO

  9. Boa tarde estou prescisando do número do CPF de minhas filhas
    Pois fui tirar o CPF delas é me tiveram que elas já tem CPF porém eu nunca recebi o número , e creio eu que foi na escola que tiraram gostaria de saber como posso conseguir o número ?

  10. antonio jose vieira da silva disse:

    BOM DIA, preciso das copias das declaracoes de 2018 e 2019,como faço ?

  11. antonio jose vieira da silva disse:

    Um contador fazia as minhas declaraçoes, perdi o seu contato e nao tenho copias , preciso das copias dos ultimos 2 anos,vou tentar fazer a partir das ultimas informaçoes. obs; nunca fiz ,preciso orientaçoes

  12. Jerson de Oliveira Rosa disse:

    A vários meses tentando regularizar minha declaração de imposto de renda 2019 onde cai em malha fina, porem alem de está fechada a atendimento ao publico devido a pandemia, quando conseguir um contato fui orientado a agendar pelo site. No site nunca tem vaga e fico com minha declaração retida.

  13. SONIA FENO DE MORAES E SILVA disse:

    23 de junho de 2020 Estou tentando finalizar a minha declaração de Imposto de Renda. Mas esta dando problema o CNPJ do meu banco não está sendo aceiro . por isso estou impossibilitada a enviar a declaração mesmo estando pronta.
    Como resolver este problema? O tempo esta curto para entrega .Voces podem ajudar me
    Fico muito grata.
    SONIA.

  14. Elaine Cleide Teixeira da Silva disse:

    Preciso do número do CPF do meu filho ele perdeu e não sabemos o número o nome dele é Jordan Augusto Teixeira da Silva, 08/07/1994 nome da mãe Elaine Cleide Teixeira da Silva como faço?

  15. Eu já tentei trocar de todas as formas o endereço e número de telefone que consta no meu CNPJ e nao consigo devido a este problema minha firma esta sem movimento desde 2018. Por favor o que devo fazer pois ja entrei no site e quando tenho que entrar na Receita Federal eu nao consigo avançar e congela. Agradecida imensamente por sua colaboração!

  16. jurema Bacelar disse:

    bom dia!

    estou também tentando contato com a receita , mas não consigo nem mesmo para agendamento, onde preciso da copia da declaração de 2019 , não é possível que ninguem atenda, pois recebi hoje a carta do correio informando erro na declaração.

  17. minha mãe morreu e 15/10/2019. Faço a declaração para o imposto de renda, como? Ou não precisa declaração já que ela não deixou bens? É só pedir a baixa do CPF?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *